Behringer X32 Compact e Monitoramento por fones de ouvido

sobjak

Member
Olá meu povo...

É um prazer ver vocês por aqui, após muuuuuuuuuuuuuito tempo off do fórum (desde 2010 ou acho...) estou retornado. Que bom que ainda está no ar, graças a Deus. E encontrar alguns amigos de antigamente... hehe


Seguinte pessoal, estamos realizando algumas mudanças em minha igreja, pretendemos investir em console de mixagem e monitoramento por fones de ouvido.

Pretendemos adquirir uma Behringer X32 Compact, com 8 saídas XLR e 6 Aux.
Pretendemos também adquirir fones de ouvido para monitoramento e amplificador de fones (será que precisa mesmo??).
Reservando 4 saídas da minha mesa para PA e retorno de chão, ainda me sobra 10 saídas.

Todos os músicos estarão no PA, nada de cubo (hoje ainda tenho contra-baixo, mas quero jogar no PA com Direct Box).

Preciso monitor de fone para os músicos, num total de 6 de imediato. Quero controlar tudo pela mesa de som, desta forma, cada mix bus dedicado para um músico (terei 16 mix bus na mesa). E o áudio navegando via multicabo para o palco, onde serão ligados os cabos extensores (na medusa).

Minha dúvida é a seguinte, preciso de um amplificador de fones ou posso ligar direto nas saídas Aux da mesa??

Se não precisar de amplificador de fones, uma economia..

Se precisar, eu estive pensando em usar o Behringer Powerplay Pro 8 (8 canais diferentes). Desta forma faço as ligações pela mesa e não usarei a entrada "main" com o som geral que vai pro PA, colocaria este som do PA no mix bus da mesa de som.

O que vocês fariam?

Desde já, obrigado e abraço a todos!
:D
 
Olá sobjak! bem vindo de volta.
Vc vai precisar mesmo de um amplificador de fones.


Olá AltVan13, fiz um teste e realmente o sinal é baixo, entendi que vou precisar de um amplificador.
Obrigado pela resposta.

Agora outra dúvida, o sinal amplificado pelo amplificador de fones pode ser transmitido pelo multicabo? Ou preciso deixar o amplificador no fones no palco, e transmitir o sinal dos auxiliares pelo multicabo.
 
@sobjak , vc pode sim utilizar o multicabo para enviar o sinal para o pre-amp de fone, mas não pode enviar o sinal do fone pelo multicabo.

O amp de fone tem que ficar o mais próximo possível dos músicos, a uma distancia máxima de 15m~20m, visto que mais que isso começará a ter perdas com o sinal devido a impedância.....

Procure sempre utilizar amps de fone com impedância de saída baixa, o HA4700 da Behringer tem 8ohm na saída para o fone, que é excelente para não se ter dores de cabeça com os músicos / tipos de fone (cada fone tem uma impedância de trabalho, e variam muito!).
 
@tonreb, meus retornos eu faço exatamente como você não recomendou rsrsr. Mas meu multicabo tem 15 metros. Com essa metragem a perda chega a ser significativa a ponto de sentir nitidamente a diferença?
 
@Benko, são 15 metros de multicabo e mais um pouco do cabo do fone, tem perdas sim e dependendo do fone que está sendo utilizado a diferença pode ser gritante! Não costumo recomendar mais que 10m de cabo para o extensor.
 
Tb uso da maneira que o Ton não indicou, nunca tive problemas mas confesso que tb nunca fiquei escutando lá no palco para identificar perdas. Independente disso se o Tonreb recomendou, pra mim, simbora fazer as alterações recomendadas. Aprendi mais uma.
 
Gente, meu irmão comentando esses dias que um cara fez isso, deixou o amplificador de fones no fundo da igreja, junto com a mesa, e achei uma coisa inacreditável. Pra mim o objetivo do retorno por fone é dar ao músico liberdade e controle de seu volume, o que é totalmente perdido se o amplifiador não estiver no palco. Não achei que o pessoal daqui também fizesse tal coisa.
 
Obrigado pelas respostas pessoal.

Vou fazer esse teste para ver a melhor forma de instalação.
Queria deixar atrás junto com a mesa pelo fato de possuir um rack e acomodar todos os equipamentos lá.

@tonreb Queria saber se há problemas para o multicabo, fone ou amplificador, além da perca de sinal
Acredito que daria uns 20m entre multicabo e extensor...

Estou querendo comprar o PowerPlay de 8 canais, a impedância é a mesma do de 4 canais, correto?

@Ronaldo1, a mesa que queremos comprar é uma behringer x32 que possui acesso via tablet / smartphone, desta forma, a regulagem dos músicos pode ser remota.
 
@sobjak, vamos por partes!rs

@tonreb Queria saber se há problemas para o multicabo, fone ou amplificador, além da perca de sinal
Acredito que daria uns 20m entre multicabo e extensor...

Da mesa pro pre-amp de fone, sem problemas ter 20m, do pre-amp para o fone, no máximo 10m!

Estou querendo comprar o PowerPlay de 8 canais, a impedância é a mesma do de 4 canais, correto?

Não é não..... o HA8000 (de 8 canais) a impedância de saída é 100ohm se não me engano, neste caso os fones recomendados devem ter mais que 100ohm de impedância (a maioria tem 32ohm!!!), já o HA4700 tem 8ohm na saída para os fones, vc terá resultados muito melhores!
 
@tonreb Tem razão.

Não tinha percebido isso.

http://www.behringer.com/assets/HA4700_HA8000_P0184_M_EN.pdf

Neste material está escrito sobre os dois equipamentos:

PRO-8 HA8000

Power Amplifier
- Min output load impedance 100k


PRO-XL HA4700

Power Amplifier
- Min output load impedance 8k


Já ia me dar mal...
Que bom que me alertou.

Seu eu precisar de 5 canais, acredita que seria possível fazer a gambiarra de usar e L e R separados, um para cada fone, ligando o fone em mono?
 
https://www.altoproaudio.com/downloads/HPA6_-_User_Manual_-_v1.0.pdf

USING MULTIPLE HEADPHONES ON THE SAME CHANNEL Each channel provides three headphone outputs. These jacks are all connected in parallel. For best results, please note the impedance information: • When connecting one headphone to each channel, the minimum impedance of the headphone should be 100 ohms. • When connecting two headphones to each channel, the minimum impedance of each headphone should be 200 ohms. • When connecting three headphones to each channel, the minimum impedance of each headphone should be 300 ohms.

Google Tradutor para quem precisar...

Usando fones de ouvido VÁRIAS no canal SAME
Cada canal oferece três saídas de fone de ouvido . Estas tomadas estão todos ligados em paralelo. Para melhores resultados ,
por favor observe as informações de impedância :
• Ao conectar um fone de ouvido para cada canal, a impedância mínima do fone de ouvido deve
ser de 100 ohms .
• Ao conectar dois fones de ouvido para cada canal, a impedância mínima de cada fone de ouvido deve
ser de 200 ohms .
• Ao conectar três fones de ouvido para cada canal, a impedância mínima de cada headphone
deve ser de 300 ohms .



Ou seja, impedância mínima é de 100 ohms, então não vai adiantar.
 
Estou em busca de dois tipos de fones
- Porta Pro: 60 ohms
- Akg K414: 32 ohms


O que aconteceria se eu ligasse esses fones no HA-8000 que mínimo suportado é de 100k ohms?
 
Os musicos podem controlar suas vias de retornos individualmente atraves do APP pra android.
Apenas deixa ele no controle da propria via de fones. Tem essa opção no proprio programa.
 
Referente o POWERPLAY PRO-8 HA8000/POWERPLAY PRO-XL HA4700 Manual de Instruções - Portugues.

3.6 - Conexão de vários auscultadores

O HA4700 dispõe no total de três tomadas para auscultadores por cada estagio
final, o HA8000 dispoe de duas. Desta forma é possivel ligar varios auscultadores
em simultâneo a um estágio final, desde que a impedancia de ligação minima do
estagio final não seja inferior a 8 ohm. No HA8000 a impedância de carga minima
é de 100 ohm por estágio final.

◊ Ao ligar dois auscultadores a impedância de cada auscultador não
deverá ser inferior a 16 Ohm, e no caso de tres auscultadores não
deverá ser inferior a 24 Ohm (HA4700). No caso de dois auscultadores
ligados ao HA8000 a impedância por auscultador não deverá ser
inferior a 200 Ohm.

Como os estágios finais são temporariamente resistentes a curto-circuito, não
ocorre qualquer dano se não se atingir esse valor de impedância, no entanto,
pode repercutir-se numa falta de qualidade em termos de diminuição da
capacidade e de distorções.
 
Postei sobre o manual acima (o sobjak - postou parcialmente esta informação também).

Trabalho com os dois modelos, dois HA-4700 e um HA-8000 e divergindo das informações do manual, onde é mencionado que pode causar diminuição da capacidade, ou como o TonReb mencionou "Basicamente: Volume Baixo.....", necessito dar muito menos ganho nos HA-8000 do que nos HA-4700 e não notei nehuma distorção ou perda de qualidade (isso comparando o HA 4700 com o 8000)
Não estou duvidando das informações dos colegas, pelo contrário, tenho a mesma interpretação. É que compramos estes amp de fones há alguns anos e nunca nos atinamos para este "detalhe". Compramos o que era mais vendido e indicado na época (o que ainda é).

Minha pergunta é a seguinte. Porque na pratica não ocorre a perda.
Utilizamos fones Koss - Porta pró.
para completar: Já foi em vários eventos com som alugado e geralmente está lá o HA 8000. Nunca ví ninguem reclamar de volume baixo ou algo assim.

Fica ai minha duvida.
 
Back
Topo