Behringer XL 2400 - Será que é defeito

Pessoal estou com um probleminha na mesa de nossa igreja Behringer XL 2400, e não sei o que fazer para testar ...

O que acontece, essa mesa tem 2 saídas estereo - OUT A e OUT B... Sendo que todas as funcionalidades da mesa (inserts, etc.) só funcionam com a utilização do OUT A. Sendo que, como eu falei em outro tópico... A utilização desta saída A com o amplificador de nossa igreja estava dando problemas de funcionamento.. (Uma hora funcionava, apenas um lado do PA, outra hora o outro lado, as vezes parava tudo e etc)..

Achei que era o amplificador, porem após testar o amplificador com outras mesas e com a saída OUT B tudo funcionou perfeitamente, daí percebemos que poderia ser a saída (OUT) A..

Pergunta pessoal:
Como eu faço pra testar essa saída A? Existe algum esquema com a utilização de multimetro, amperímetro sei lá?

Algumas pessoas aqui do forum me disseram que o sinal de OUT A a OUT B é o mesmo.. Isso é verdade mesmo? (Não quero admitir que compramos uma mesa com esse problema) e pior .. Compramos naquele esquema do mercado livre mais barato de outra cidade etc.. E que deve ser difícil de trocar ... :cry:

Pode haver alguma incompatibilidade entre o OUT A e o amplificador, que com o OUT B não exista?

Obrigado pessoal!
 
Fernando Silva disse:
Algumas pessoas aqui do forum me disseram que o sinal de OUT A a OUT B é o mesmo.. Isso é verdade mesmo?
Sim, tá no manual.

Fernando Silva disse:
Pode haver alguma incompatibilidade entre o OUT A e o amplificador, que com o OUT B não exista?
Não. Se o teste com Out B foi feito exatamente às mesmas condições em que se usa Out A (mesmos cabos, mesmo nível de sinal, etc), indica que realmente Out A tem algum defeito.

Ou pode ser o EQ, uma vez que ele é insertado em Out A. Se vc tiver testado Out B com o EQ ligado (mas em série "normal", ou seja Mesa=>EQ=>Amp, já que ñ há insert p/ essa saída), e tiver funcionado sem problemas, é problema com Out A. Se o teste foi feito sem usar o EQ, ainda há a possibilidade de ser ele o problemático.
Ele fica no caminho entre Out A e o amp, portanto, pode mascarar o resultado do teste. Elimine tb essa possibilidade, p/ ver.
Claro, testar outra mesa (como vc disse que fez) usando o EQ é a mesma coisa, então se isso já tiver sido feito, vc já eliminou.
 
Perfeito, Tailan!

No item 4.4, página 9 do manual, tem exatamente isto: o Out B é cópia do Out A. Mas Insert afeta somente o A, não o B.

Xará,

o teste tem que ser absolutamente da mesma forma. Simplifique o sistema (tire os periféricos fora), pegue um amp e caixas confiáveis, teste o som em um canal, teste o outro canal, teste tudo junto. E sim, pode ser problema na mesa...

Um abraço,

Fernando
 
Olá pessoal do SAV,

Me desculpe mudar o assunto, mas eu gostaria de saber se tem alguma maneira de se descobrir se a entrada line da mesa é balanceada ou não (tirando o manual), a mesa em questão é uma ciclotron CSM 14. Obrigado.
 
Olá Samuel,

Há uma forma simples sim, apesar de não ser uma regra (há exceções). Abra a mesa, e verifique os contatos do jack P10 da entrada Line.

Se só houver 2 pontos de contato (positivo e negativo), com certeza é uma conexão desbalanceada. Se houver 3 pontos de contato (positivo, negativo e terra), pode ser ou não desbalanceado, mas provavelmente o seja.

Quanto à Ciclotron CSM 14, conheço modelos de 8-10-12-16, mas de 14 não. Aliás, baixe o manual dessas mesas aqui:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ciclotron.com.br/ProdServ.htm?query=csm">http://www.ciclotron.com.br/ProdServ.htm?query=csm</a><!-- m -->

Um abraço,

Fernando
 
Fernando,

Você pode garantir que todos os cabos estão plenamente saudáveis? Todos os cabos! Principalmente os envolvidos nos testes. Alguém aqui no SAV disse que eles (os cabos) custam 10% do todo, mas são responsáveis por 90% dos problemas (eu diria 99%).

Muito mais fácil o problema estar ligado à cabeação do que à mesa de som.
 
Gerson,

Em minha antiga congregação, antes de adquirmos uma 01v96, nós utilizávamos uma MX8000A. Do meio pro fim, ela começou a dar uns problemas nas saídas, meter´s e outras coisas, daí então o nosso líder resolveu abrí - la, soltamos tudo, desplugamos tudo. Fizemos uma limpeza geral, nas placas, nos fios. Quando remontamos os defeitos tinham sido resolvidos. Sinceramente não sei onde estavam os defeitos, mas deu certo.
 
Pior que os cabos estão todos corretos.. Tanto que com o OUT B, tudo funcionou direitinho....

Infelizmente vou ter que correr atrás de autorizada... Existe autorizada confiável no RJ da Behringer?
 
Lista assistências Behringer:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.equipo.com.br/br/assistencia/">http://www.equipo.com.br/br/assistencia/</a><!-- m -->

Mas isto é caso de levar na loja e trocar.

Fernando
 
bersan disse:
Perfeito, Tailan!

No item 4.4, página 9 do manual, tem exatamente isto: o Out B é cópia do Out A. Mas Insert afeta somente o A, não o B.

Xará,

o teste tem que ser absolutamente da mesma forma. Simplifique o sistema (tire os periféricos fora), pegue um amp e caixas confiáveis, teste o som em um canal, teste o outro canal, teste tudo junto. E sim, pode ser problema na mesa...

Um abraço,

Fernando

vc ja tentou fazer isso? talvez seja um EQ insertado no master ou outro periférico.
 
Deluna escreveu:
Deluna disse:
vc ja tentou fazer isso? talvez seja um EQ insertado no master ou outro periférico.

Pior que já Deluna, usei sem periférico nenhum, no OUT B sai perfeitamente e no OUT A não sai nada!!

bersan disse:
Lista assistências Behringer:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.equipo.com.br/br/assistencia/">http://www.equipo.com.br/br/assistencia/</a><!-- m -->

Mas isto é caso de levar na loja e trocar.

Fernando

Bersan, eu comprei a mesa pelo Mercado livre.. Vinda de Santa Catarina, pessoa física... Sabe como é!!! Vamos ver o que eu consigo com o cara que me vendeu..
 
Eu trabalho com uma XL3200, praticamente a mesma mesa só que com mais canais, e tenho esse problema as vezes. No meu caso o problema está no insert da saída A. Resolvi com spray limpa contatos, plugando e desplugando varias vezes no respectivo insert.
 
Olá Garkauskas, seja bem vindo ao SomAoVivo.

gente, fiquei impressionado. Mesas NOVAS, TOP DE LINHA, "STATE-OF-ART" nas palavras do fabricante, e JÁ COM DEFEITO EM UM RELES CONECTOR DE INSERT?

Isso desmoraliza qualquer marca...

Se for isto, então pergunto, para ambos: sem nada no INSERT, saídas A e B devem funcionar, confere?

Um abraço,

Fernando
 
Obrigado pela acolhida. Pois é, eu também fiquei um tanto decepcionado esse e outros pequenos defeitos, como mal contato nos potenciometros de ganho, cortando o sinal do canal as vezes. Outra coisa séria é que as saídas de monitor são pré eq, ou seja, a equalização do PA não afeta o monitor. A solução para isso é usar as saídas auxiliares , e em post fade, coisa q não me agrada. No manual eles explicam como mudar isso dentro da mesa através de jumps soldados, mas avisam que ao soltar o primeiro parafuso para abri-la, o produto perderá a garantia. Para quem não trabalha com mesa de monitor, isso é um grande problema. Outra coisa que não entendi, é por que numa mesa com equalização de 4 vias, sendo 2 semi-paramétricos, chave de phantom em todos os canais, filtro de 80 hz, chave liga desliga de eq, não colocaram inversor de fase. Um abraço a todos.
 
Eu tenho 2 que tem, uma StudioMaster de gravação, e na 01v. Isso é uma coisa comum e muito útil em mesas para uso profissional.
 
A Ciclotron tem na VEGA e se não me engano nas CMC. A Mackie tem nas Onyx (modelos maiores, 24/32 canais). Recurso comum em consoles, raramente visto em mesas menores.

Fernando
 
Back
Topo