Behringer XR12 - Minha experiência

gabriel_equalize

Moderator
Moderador
Boa noite a todos.

Estou criando este tópico para compartilhar minha experiência com a Behringer XR12. Adquiri esse mixer há menos de 1 mês e desde então tenho testado bastante seus recursos.

Para começo de conversa, comprei o modelo de apenas 4 entradas XLR não por preferência, mas sim por ter sido uma boa oportunidade que apareceu. Minha preferência óbvia era pela XR18, por ser mais flexível nas ligações, uma vez que trabalho com locação e preciso estar pronto para diferentes tipos de montagem. Mas como tenho uma demanda grande na área de teatros, em que uso até 4 mics, decidi encarar.

Minha experiência até agora foi bem positiva. Enfrentei dificuldades com o roteador interno da mesa, e desde então estou utilizando a ligação via cabo Ethernet.

Aos poucos estou explorando os plugins e inserts disponíveis, e gostando muito, com destaque para o Sound Maximizer (simulador BBE) e os reverbs disponíveis.

Quanto aos processamentos por canal (EQ, Gate, Compressor) estou muito satisfeito. Os filtros entregam o que prometem.

Também me surpreendi com a baixíssima latência do software.

O hardware da mesa parece bem robusto. Obviamente só o tempo dirá sua real durabilidade, mas a ausência de peças móveis (faders, knobs, etc) tende a ser bom nesse aspecto.

Entre as coisas que senti falta, somente detalhes de usabilidade... O mais importante deles seria o Pink Noise, que não custava nada ter. Quem sabe nas próximas atualizações do firmware?!

Operei via Windows, iOS e Android. Na minha opinião, o iOS (apenas iPad) é a pior interface das três. Um pouco confusa e com recursos meio escondidos.

Deixo meu registro aqui no fórum para futuros interessados, visto que esse modelo da linha XR é o menos comentado até agora.
 

Attachments

  • XR 12 1.jpeg
    XR 12 1.jpeg
    138.7 KB · Visitas: 35
  • XR 12 2.jpeg
    XR 12 2.jpeg
    130.1 KB · Visitas: 33
Parabéns pela compra!

E realmente a linha X-Air da behringer está sendo uma boa surpresa a todos!
 
Huummmm. Já vi esse rack mount da Lewitt com alguém...:D. Lewitt LTS 240 meu xodó sem fio.
Muito show este tópico. Até abril do ano que vem estarei montando um som para minha igreja usando esta mesa.
@gabriel_equalize , qual a caixa que vc está usando neste sistema? Quantas pessoas consegue atender com ele?
 
1 par Cromo 10 faz 150 pessoas, é isso? Meu objetivo com elas é pra pregação somente. Pregação " Pentecostal " ( :D:D:D ), como definiram em algum tópico pie aqui. Idéia é um sisteminha com a XR12, 2 Cromo ( 10 ou 12 ) mais 4 MTP 250, fora os respectivos cabos e pedestais.
 
É óbvio que tem que avaliar as variáveis, né... Acústica, tipo da programação, área do local, qualidade do processamento utilizado...
Mas em geral, é isso aí.
 
@AltVan13

Sim, diz que usou poucas vezes....
Não entrei em contato, só li o anúncio na olx, dava para eu ficar com ela, mas ainda tenho que comprar a (s) caixa ativa.
 
Com toda desconfiança necessária, caso seja um local próximo onde vc possa verificar o funcionamento da mesa e obtendo o número de série dela conferir tb a procedência, estando tudo ok acho que seria mais interessante pegar a mesa pois dificilmente encontrará outra pelo mesmo valor. Isso supondo que esteja em perfeito estado de funcionamento e se já nacionalizada ou de importação direta. Caixa, recomendo as RCF Art 708, tem usuário vendendo o par zerado baratinho.
 
É um bairro perto de onde trabalho e ja mandei uma msg para o anunciante (vendedor - esperando ele responder) e no caso essa caixa é "superior" a rcf 310a mk4?.
 
Não são caixas que se possa comparar diretamente. Se não me engano potência e SPL são praticamente os mesmos mas o desempenho, principalmente pra voz, deve ser sensivelmente diferente com vantagem nesta aplicação, eu acredito, para a 708. Violão e guitarra tb devem ficar muito bem nela. Dúvida é como ficariam baixo e bateria caso sua aplicação exija muito na região destes instrumentos. Em minha experiência pessoal vi que a mesa que vc estiver usando, o timbre dela, vai influenciar e muito no timbre da caixa tb , mas não vai desequilibrà-lá. Ou seja sua caixa continua com sua sonoridade característica mas vai, por exemplo, ter um desempenho diferenciado, para melhor ou pior, nos graves conforme a mesa. Acho que vou abrir um tópico pra demonstrar isso com as mesas MG206C e XR18 e as caixas RCF Art310a MKIII e Turbosound Milan M15.
 
Back
Topo