Behringer XR18

RafaLibrenz

Member
Estamos em março de 2015 e nada na X18.

Em compensação o YouTube está borbulhando com a quantidade de vídeos da sua, digamos assim, "irmã", a XR18.

Praticamente a mesma coisa que a X18, mudando apenas o formato (essa é de largar no chão, como um Stage Box, e não tem lugar pra apoiar o iPad), as 6 saídas auxiliares (ao invés de 6 P10 balanceados temos 6 XLR balanceados), e duas entradas Hi-Z, que, até onde se sabe, não estão na X18 (mas nada impede da Behringer implementar isso nela, para a sua versão final, já que ela ainda não saiu da fábrica).

Além das diferenças já citadas, tem mais uma, talvez a mais interessante de todas: Ao contrário da X18, a XR18 não custa 800 dólares. Custa 700. O que já estava bom na promessa da X18 ficou ainda melhor na XR18.

Até onde a minha visão foi (no Google) eu só achei pra vender nos Estados Unidos e na Europa. Nada de América Latina, por enquanto. E eu já comprei a minha. Ainda não chegou no Brasil, mas está a caminho. Como ainda não passou pelo pessoal da tributação, ainda não sei quanto vai me custar a brincadeira toda, mas a expectativa é que no final das contas custe entre R$ 3.300,00 e R$ 3.700,00 (já contando a tributação e o frete).

Levando em consideração o preço do dólar, do jeito que está (turismo em R$ 3,30), até que está legal. Não é a mesma coisa do que simplesmente pagar 700 dólares por ela, como os estadunidenses da América podem fazer, mas já está ok. Principalmente quando comparamos com o preço da Mackie DL1608, a principal concorrente da Behringer XR18, que está com o preço flutuando ao redor dos R$ 5 mil no Brasil, que apesar de ter várias diferenças, na análise comparativa que eu fiz saiu nitidamente perdendo para a XR18. E vale observar que lá nos Estados Unidos as duas custam EXATAMENTE a mesma coisa.

A previsão é que a minha chegue aqui em 8 dias. Paguei pra ver. Espero ter as expectativas atendidas. A Behringer promete muito com este produto.

Mais informações:
http://www.behringer.com/EN/Products/XR18.aspx

XR18_P0BI8_Right_XL.png
 
Rafa,

Parabéns pela aquisição! Não esqueça de, por favor, nos fazer um review sobre ela!

Minha única duvida fica em relação a "qualidade" do sinal wireless dela e de quantos dispositivos móveis ela suportaria conectados a ela. Se não me engano, a DL1608 permite até 10 ipads.
 
rafael.vieira disse:
Minha única duvida fica em relação a "qualidade" do sinal wireless dela e de quantos dispositivos móveis ela suportaria conectados a ela. Se não me engano, a DL1608 permite até 10 ipads.

• Em relação à qualidade (força) do sinal do módulo Wi-Fi que vem embutido nela: sinceramente, acho que vai, digamos assim, fazer o serviço, de uma maneira "ok". Um pouco melhor do que "quebrar o galho". Não espero um sinal absurdamente forte, mas também espero que, dentro da área de cobertura, o sinal fique estável e sem falhas.

• Em relação ao número de dispositivos: esta informação já saiu oficialmente. Página 41 (21 do PDF) do Quick Start Guide: máximo de 4 clientes simultâneos.

Tanto o primeiro quanto o segundo ponto podem ser resolvidos (com relativa facilidade, mas diminuindo a praticidade) com um Access Point externo. Por exemplo: no caso de uma banda de 6 pessoas, todas elas fazendo a mixagem da sua via de monitor através do seu smartphone, e mais o técnico de PA, daria 7 clientes Wi-Fi. Aí vai precisar de um Access Point externo, ligado na RJ45 da XR18. Neste caso, ponto pra DL1608.

Na verdade, pensando nisso, chega a ser até um pouco estranho eles terem projetado um produto que saiu da fábrica QUASE pronto para atender essas 7 pessoas mixando, né? Só faltou um módulo Wi-Fi melhorzinho. É uma pena. Se for limitação de hardware, vai ser assim pra sempre. Se for de software (o que acho pouquíssimo provável), isso pode ser 'corrigido' em uma atualização de firmware no futuro.
 
Ah! Mais uma coisa interessante, que esqueci de comentar: foram liberadas as versões do software de controle (X-Air) das 5 plataformas:

  • iOS
  • Android
  • MacOS
  • Windows
  • Linux
Já experimentei no iPad, no Android (5", pequeno mas operável) e no Windows, por enquanto só no modo de demonstração. Mas mexer no software já nos mostra muito do potencial do mixer. Pra quem está curioso, recomendo que conheça o software!

O link para todas as versões do software X-Air está aqui, na sessão Apps:

http://www.behringer.com/EN/Products/Xr18.aspx/#softwareContent
 
rafael.vieira disse:
Rafa,

Sua XR18 chegou? Conseguiu testar?

Ainda não chegou. Deu milhões de atrasos (e outro$ tipo$ de atra$o$ também) no desembaraço. Ela foi liberada essa semana, mas a FedEx (para quem paguei mais de 600 reais de frete) está amolando a minha vida: a empresa demorou 3 dias pra me dizer (só disse hoje, depois que eu liguei lá pela 10ª vez) que eu teria que pagar um boleto (referente aos impostos) antes de eles me fazerem a entrega. Até então haviam me comunicado umas 5 vezes que este valor seria pago no ato da entrega, mas pelo jeito mudaram de ideia, só esqueceram de me avisar. De 'expressa' essa entrega expressa deles não tem nada. Hoje eu paguei o boleto, e o mixer já está em Porto Alegre. Minha expectativa de entrega: lá por terça ou quarta-feira da semana que vem.
 
RafaLibrenz disse:
Chegou hoje.
Fiz vários testes e, por enquanto... satisfação total!
Fiz um videozinho rapidinho aqui mostrando algumas coisas:
Excelente video, valeu pela iniciativa.
Quanto custou a mesa e onde comprou?
José Carlos
 
estou pensando em pegar uma ou dessa ou a Mackie Dl1608. fazer o controle sem uso de multicabo passando no meio do povo sem estrutura para abrigar periféricos coisas que leva tempo e dá trabalho pra montar. Com apenas um ipad ou note ter o controle total do PA é muito prático. Não sei quanto ao modelo da behringer, mas a Mackie Dl1608 pelo que vi só não tem como fazer o ajuste do ganho via software.
 
Makitojp disse:
estou pensando em pegar uma ou dessa ou a Mackie Dl1608. fazer o controle sem uso de multicabo passando no meio do povo sem estrutura para abrigar periféricos coisas que leva tempo e dá trabalho pra montar. Com apenas um ipad ou note ter o controle total do PA é muito prático. Não sei quanto ao modelo da behringer, mas a Mackie Dl1608 pelo que vi só não tem como fazer o ajuste do ganho via software.

Makitojp apartir da versão 3.0 do MasterFader, app que controla a DL1608, já existe o controle de ganho digital;
 
Makitojp disse:
estou pensando em pegar uma ou dessa ou a Mackie Dl1608. fazer o controle sem uso de multicabo passando no meio do povo sem estrutura para abrigar periféricos coisas que leva tempo e dá trabalho pra montar. Com apenas um ipad ou note ter o controle total do PA é muito prático. Não sei quanto ao modelo da behringer, mas a Mackie Dl1608 pelo que vi só não tem como fazer o ajuste do ganho via software.

Na XR18 nem existe controle analógico de ganho. Somente o digital, via software. A única coisa que não dá pra fazer via software é conectar e desconectar os cabos XLR. Hehehehe. É realmente tudo via software.


Paulinho disse:
Makitojp apartir da versão 3.0 do MasterFader, app que controla a DL1608, já existe o controle de ganho digital;

Paulinho, mas como funciona a relação deste ganho digital com o ganho analógico? Porque a DL1608 tem ganho analógico. O sinal passa por ele mesmo assim? Ou fica desativado? E na prática, como fica? O operador precisa sair correndo lá do meio do público para ir até a mesa mexer no ganho analógico, porque o ganho digital não resolveu a parada, ou o digital sempre resolve?
 
verdade vi num video aqui e na versão 3.0.1 do master fader já é possível ajustar o ganho além de outras coisas que mudaram também. muito legal. não sei ainda se o software roda em windows para usar com notebook.
 
A manha é acertar em desenvolver um hardware robusto, bom timbre, que seja o mais versátil possível.
Depois: pequenas atualizações, personalização,etc. é tudo via software 1.0, 2.0,3.0... Se acertarem no hardware não precisa mexer mais nele. Somente se for uma grande modificação que o hardware antigo não suporte.
Isso ainda vai baratear e se popularizar muito. O custo de produção e manutenção acho que é infinitamente menor do que uma digital cheia de faders motorizados.
 
RafaLibrenz, nem consegui ver o vídeo mas parabéns, pois foi publicado no facebook e twitter da Behringer.

Esse tópico começou como X18 e já está na XR18. Podemos dividir esse tópico com a discussão da XR em um tópico novo?
 
Makitojp disse:
RafaLibrenz, todos os canais de entrada XLR são linha também juntos?

As primeiras 16 entradas são combo XLR/P10, com phantom power individual. XLR para microfone e P10 para linha (ambos balanceados). O canal estéreo (LINE 17/18) é só linha. Esta entrada analógica é 2x P10, balanceada, na XR18. E na X18 é RCA estéreo não-balanceado.

carlosecg disse:
RafaLibrenz, nem consegui ver o vídeo mas parabéns, pois foi publicado no facebook e twitter da Behringer.

Esse tópico começou como X18 e já está na XR18. Podemos dividir esse tópico com a discussão da XR em um tópico novo?

Bah, é mesmo, vi agora lá no Facebook da Behringer! Hehe... Legal!

Quanto a dividir o tópico: eu acho desnecessário. A X18 e a XR18 são praticamente a mesma coisa. Muda só o formato. Agora até o preço é o mesmo (baixou o preço da X18 na Sweetwater). Os recursos são os mesmos, o software é o mesmo, a quantidade de canais é a mesma, até o driver é o mesmo (chamado de "X[R]18"). Quando estamos falando de uma, automaticamente estamos falando da outra. Mas claro: essa é só minha opinião.
 
Back
Topo