Biblioteca SomAoVivo e seus livros. Parte 2

bersan

Administrator
Moderador
Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Som ao Vivo:

Biblioteca SomAoVivo e seus livros. Parte 2
<a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=202" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=202</a>

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,
Equipe Som ao Vivo
<a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.somaovivo.mus.br</a>
 
Não gostei do livro Sistemas de Som para Igrejas. Achei muito fraco. Prá mim é jogar dinheiro fora. Há outros, já citados, bem melhores para quem está iniciando.

[]'s
 
Não gostei muito do livro Som ao Vivo, agora do guia de mixagem, penso que todos deveriam ler! Material muito bem feito e atualizado, possuo o volume 1 e 2. Esse eu recomendo!
Gostaria de saber se vocês conhecem algum livro que trate mais especificamente do áudio para TV e cinema. Está sendo muito difícil achar material desse tipo.
 
Bersan,

O que vc acha de formar umas listas tipo assim:

"Sugestão para uma ordem de aquisição dos livros:"

Iniciantes:
Livro 1; Livro 2; Livro3... (aqueles livros que abordam da melhor maneira princípios fundamentais)

Aqueles que tem algum experiência:
Livro A; Livro B; Livro C... (aqueles livros que trazem assuntos mais avançados e abordam assuntos um pouco mais complexos que são de muita importância para os operadores)

Seria interessante para otimizarmos os recursos e maximizarmos o aprendizado. 8)

Abraços,
 
Túlio,

Sugestão para uma ordem de aquisição dos livros:

poxa, eu achei que estava fazendo isto...

Senti falta do Livro - Manual Prático de Acústica - Sólon do Valle

Calma que vai chegar. Como alguns eu já tinha lido há muito tempo, estou relendo-os um por um antes de escrever.

Um abraço,

Fernando
 
bersan disse:
Túlio,

Sugestão para uma ordem de aquisição dos livros:
poxa, eu achei que estava fazendo isto...

kkkkkkkkk! Desculpa, eu acho que me expressei mal:

Tipo assim, no final da série fazer um resumão só com uma sugestão de ordem de aquisicação dos títulos!
O trabalho que você está tendo (que aliás é excelente, e eu acho que único e será valiosíssimo quando terminar) resumido em uma lista em ordem de aquisição:

Abraços explicados, 8)
 
Bersan a titulo de curiosidade, o livro "Introdução à Engenharia de Som" é português de Portugal (PT-PT)? Sendo sim, é difícil a leitura, entendimento do assunto?

Eu sei que existe uns termos bem diferentes, sendo:
  1. Fila (BR) => Bicha (PT)
  2. Bombeiro (BR) => Canalizador (PT)
  3. Diarista (BR) => Jornaleiro (PT)
    ...

Isso não dificulta a leitura, entendimento?
 
Nask disse:
Bombeiro (BR) => Canalizador (PT)

Até dentro do Brasil as coisas são confusas... aqui, "bombeiro" é o cara que apaga incêndio, quem trabalha com canos é encanador... pra falar a verdade, pra mim é menos estranho ouvir "canalizador" do que "bombeiro".
 
Nask disse:
Bersan a titulo de curiosidade, o livro "Introdução à Engenharia de Som" é português de Portugal (PT-PT)? Sendo sim, é difícil a leitura, entendimento do assunto?

Eu sei que existe uns termos bem diferentes, sendo:
  1. Fila (BR) => Bicha (PT)
  2. Bombeiro (BR) => Canalizador (PT)
  3. Diarista (BR) => Jornaleiro (PT)
    ...

Isso não dificulta a leitura, entendimento?


Pelo menos todos os manuais que eu vi da behringer são português de Portugal, da pra se entender bem sem nenhuma dificuldade.

Abraços!
 
Dá para entender tranquilo, algumas vezes chega a ser até engraçado.

Colunas de som no lugar de caixas acústicas
Ecrã no lugar de monitor

Mas sem o menor problema, a leitura é muito boa. Vale a pena.

Um abraço,

Fernando
 
Leandro disse:
Nask disse:
Bersan a titulo de curiosidade, o livro "Introdução à Engenharia de Som" é português de Portugal (PT-PT)? Sendo sim, é difícil a leitura, entendimento do assunto?

Eu sei que existe uns termos bem diferentes, sendo:
  1. Fila (BR) => Bicha (PT)
  2. Bombeiro (BR) => Canalizador (PT)
  3. Diarista (BR) => Jornaleiro (PT)
    ...

Isso não dificulta a leitura, entendimento?


Pelo menos todos os manuais que eu vi da behringer são português de Portugal, da pra se entender bem sem nenhuma dificuldade.

Abraços!

De qual modelo? Por que eu mesmo nunca vi! O maximo foi puxando do site, um manual fraquissimo, nem com metade do manual em ingles!
 
Nask disse:
De qual modelo? Por que eu mesmo nunca vi! O maximo foi puxando do site, um manual fraquissimo, nem com metade do manual em ingles!
Discordo, a Behringer disponibliza quase todos os manuais em bom português. E não tenho nada que reclamar quanto à clareza ou profundidade do que é abordado. Considero muito bem feitos e já os aproveitei bastante para aprendizado.
 
:p Pois é, sou meio endorser, só que sem receber nada kkkk. Olha, eu curto a Behringer mesmo, mas tenho consciência que existem equipos melhores. Com verba vou de Mackie, Audio-Technica... Mas em função da necessidade uso microfones e mesa Behringer e estou bem satisfeito. Não é a maraviiiiilha do mundo, mmas também a galera implica mesmo... Tipo, na Audiolist ví um cara citanto "periféricos Behringer" naquela lista do que os técnicos mais odeiam, pow o cara unca ouviu falar de Ultracurve e DCX neh!?!?
 
Em alguns equipamentos o manual em português não é completo como o em inglês. Mas comparado-se com outros importados, a Behringer dá uma atenção melhor para a nossa língua, mesmo que a tradução seja sem concordância as vezes.

Eduardo
 
Tudo bem que algumas pessoas impliquem com a Behringer por ter tido uma experiência ruim, outras por já terem tido contato com equipos melhores e tem verba para eles, mas tem muita gente que nunca usou e fala mal, só porque os outros falam.

Tenho uma Xenix1832fx que passeia de carro pelo menos tres vezes por semana e em dois anos nunca me deu problemas, tudo bem que a sonoridade não se compara a da A&H que comprei recentemente mas não é toda essa tranqueira que o pessoal fala.

O manual dela é muito bom e no final ainda tem uma parte exclusiva para ensinar como montar todos os tipos de cabos que podem ser insertados nela, inclusive com desenhos.

Só pra não fugir tanto do tópico, aproveitando as indicações, comprei os dois livros de Mixagem + o cd de testes do Solon.
 
Back
Topo