Botão PFL da Mesa de Som.

pTjz

Moderator
Moderador
O PFL é um dos recursos mais úteis de uma mesa de gravação ou mixagem. Se a sua mesa de gravação ou mixagem possui este botão, saiba como e quando utilizá-lo para regular os canais de entrada.

O sinal que entra em um canal da mesa tem o seu ganho ajustado para que esteja em um nível apropriado (nominal) para ser equalizado, mixado, gravado etc. pela mesa.

Normalmente, este sinal segue um fluxo que passa pelos filtros, equalizadores, compressores, mandadas auxiliares, controle de MUTE (silenciar) e fader do canal (volume), sendo mixado com os outros canais do mesmo grupo. O resultado é então jogado nas saídas principais da mesa (sistema de P.A.) e nos monitores do técnico (caixas ou fones).

O botão PFL está localizado logo antes do fader de volume e, quando pressionado, conecta o sinal daquele canal diretamente na saída de MONITORAÇÃO, antes do fader. A sigla PFL significa justamente pre-fader-listen, ou "escutar-antes-do-fader". Ao mesmo tempo, a saída principal da mesa é retirada da monitoração (deixa de ser escutada nos monitores), porém continua seguindo normalmente para as saídas principais.

Resultado: o técnico consegue monitorar (escutar e ver) apenas os canais que estão com PFL pressionado, sem interferir no que o público está ouvindo, nas gravações ou retornos dos músicos.

O PFL tem várias utilidades:

- Ajuste do ganho de entrada, uma vez que o medidor da mesa também passa a refletir apenas o canal que está em modo PFL. Visualizando o sinal, o técnico pode certificar-se de que o ganho está bem regulado, que o sinal não está nem muito fraco e nem muito forte.

- Monitoração de um instrumento isoladamente. Será que o microfone do bumbo saiu da posição? Está captando muito vazamento das outras peças? O timbre está adequado? Contém muita reverberação de sala? Coloque os fones e faça seus julgamentos com precisão.

- O que será que os músicos estão escutando no palco ou no estúdio? Se estiver usando a mandada pre-fader para fazer um mix para os músicos, aperte o PFL dos canais enviados e escute exatamente o mix que os músicos estão escutando, sem atrapalhar a gravação ou o P.A. Como o PFL monitora o sinal antes do fader, este é o mesmo sinal que está enviado pelas mandadas pre-fader.

- Por onde está chegando o chiado? Alterne rapidamente entre os PFLs de todos os canais até identificar aquele que está causando o ruído.

- Os níveis do gravador multi-pista estão bem regulados? Se estiver usando a mandada pre-fader para gravar cada canal em uma pista separada, o PFL pode ajudá-lo a regular o nível de gravação, mesmo que aquele canal esteja "mutado" ou bem baixo na mixagem da platéia. Exemplo: microfones de ambiência ou da turma do gargarejo.

***

Algumas mesas ainda possuem o botão SOLO. A diferença é que no modo SOLO, o sinal é monitorado pós-fader (influenciado pelo fader de volume) e além disso, costuma ser "solado" também nas saídas principais, o que pode causar um grande problema durante gravações e mixagens ao vivo.



Créditos/Fonte: <!-- m --><a class="postlink" href="http://audicaocritica.com/o-que-e/598-botao-pfl-da-mesa-de-som">http://audicaocritica.com/o-que-e/598-b ... esa-de-som</a><!-- m -->
 
pTjz disse:
A diferença é que no modo SOLO, o sinal é monitorado pós-fader (influenciado pelo fader de volume) e além disso, costuma ser "solado" também nas saídas principais, o que pode causar um grande problema durante gravações e mixagens ao vivo.

Acho que essa informação tá errada. Só acho.


E, para completar, ainda tem o CUE, que é a mesma coisa. Muito comum esse nome em equipamentos de DJ e CD Players mais profissionais.
 
gabriel_renascer disse:
pTjz disse:
A diferença é que no modo SOLO, o sinal é monitorado pós-fader (influenciado pelo fader de volume) e além disso, costuma ser "solado" também nas saídas principais, o que pode causar um grande problema durante gravações e mixagens ao vivo.

Acho que essa informação tá errada. Só acho.

... quando aciono o SOLO da SL tenho que desabilitar o enderecamento para o L/R e tambem abaixar as mandadas AUX do canal, senao o som sai no PA/Monitor, e para ter o som nos fones preciso elevar o fader do canal ... pelo que conheco esta correta a citacao.
 
Então depende da mesa pois a Mackie da minha igreja não funciona como o descrito pelo artigo. Nesse caso concordo com o Gabriel.
 
amarildo santana disse:
quando aciono o SOLO da SL tenho que desabilitar o enderecamento para o L/R e tambem abaixar as mandadas AUX do canal, senao o som sai no PA/Monitor, e para ter o som nos fones preciso elevar o fader do canal ... pelo que conheco esta correta a citacao.

Essa "SL" que você se refere é a Behringer SL2442/SL3242?
Você usa os fones em um auxiliar pós-fader?
E quando aciona o Solo de algum canal, só sai esse canal no LR e nos auxiliares?
Se for isso mesmo, isso é PÉSSIMO! Não pode regular ganho durante o programa musical.


Obs: Todas as mesas da Yamaha e Mackie usam a nomenclatura SOLO, e todas funcionam exatamente igual ao PFL.
To em dúvida agora se é a Allen ou outra marca européia que usa a nomenclatura CUE. Mas que também funciona igual o PFL.
 
Uso uma Yamaha MX que usa a nomenclatura "CUE", mas é totalmente independe. Até porque não possui mute por canal... hehe
 
amarildo santana disse:
gabriel_renascer disse:
Você usa os fones em um auxiliar pós-fader
... claro que nao eh isso!!! uso na saida destinada a fone ... SL3242FX.

Você disse foneS, então ficou parecendo o retorno dos músicos... Se é só o fone pessoal do técnico, é no singular.
Diferente das palavras "óculos" ou "ônibus", que só podem ser pronunciadas no plural.

amarildo santana disse:
tem um botao destinado a regulagem de ganho pelo bargraph.

Mas como você visualiza os VUs para saber se o ganho está correto ou não, sem apertar o Solo?
 
gabriel_renascer disse:
Você disse foneS, então ficou parecendo o retorno dos músicos...
... foi mesmo, um "s" faz diferenca, sorry.

gabriel_renascer disse:
Mas como você visualiza os VUs para saber se o ganho está correto ou não, sem apertar o Solo?
raphael leal disse:
Amarildo, ja checou o botão que fica bem embaixo do bargraph? Ele faz a comutação das funções SOLO e PFL

... regulo o ganho justamente apertando o botao que fica abaixo do bargraph, desacionado SOLO, acionado PFL (olha ai o detalhe, ate entao nao tinha prestado atencao que acionando PFL alem de servir para regular o ganho vai servir para pre-escuta tambem, sem ter que atenuar o fader do canal ... nao sei quanto as mandadas aux's, se vou precisar atenuar para nao sair som nos monitores, vou testar) ... SOLO apenas os sub-grupos e os canais de audio dos notes, para ter leitura no bargraph, esse eh o padrao.

[ ]'s
 
Back
Topo