cabo de rede junto com fiação elétrica

Paz do Senhor pessoal!

Temos uma mesa de som digital da Roland (M480) e a comunicação entre a mesa e os snakes digitais que ficam no palco são feitos por dois cabos de rede Cat5 que são passados pelo forro da nossa igreja - Da house mix até o palco.

Um dos nossos irmãos teve a ideia de passar esses cabos de rede em uma eletrocalha, junto a fiação elétrica, utilizando um negócio chamado (septo) para separar o cabo de rede da fiação... minha opinião é que não deveríamos deixar o cabo utilizado para o som junto da fiação elétrica pelo risco de interferência da parte elétrica nos cabos de sinal de áudio...

Gostaria de ouvir a opinião dos mestres aqui do fórum sobre esse assunto.

Obrigado

Carlos
 
Boa tarde


Na realidade a resposta é sim e não

quando vc tem rede eletrica passando por um condutor ele gera um campo entorno do fio que depende da corrente e tensão que está passando e esse campo gera interferência, na prática se for 110/220 Vac e um baixo consumo costuma interferir muito pouco ou podendo ate ser desprezível a indução, claro que obedecendo as regras como por exemplo cabo cat5e máximo 100m quanto maior o cabo maior será a taxa de erros.
O que este cabo de energia está alimentando?

O que vc pode usar também seria um cabo STP ou FTP que são cabos de rede com blindagem, mas já que esta separando os condutores aterre a bandeja que minimiza a interferência.
 
Já trabalhei com instalação de rede de dados industrial na Peugeot de Resende.. Cabo fabricado sobre encomenda por uma firma chamada Infra Plus de categoria acima da encontrada no mercado na época. Em várias situações o cabeamento dividia o bandejamento com cabos de energia e mediam bem mais que 100m e não davam problema.
Acredito que se vc seguir as recomendações do @Kadumixsoundez não terá problemas.
 
100m é o limite de cabo par trançado cat5e usando Ethernet 100/1000 com protocolo TCP/IP, se tiver cabo maior funciona sim, mas mesmo sem passar junto a rede elétrica a taxa de erros e retransmissão no TCP fica muito alta tendo assim uma latência muito grande, causando lentidão.

Se for um cabo 2x22AWG usando algum protocolo chão de fabrica como o RS485 ou RS422 onde teoricamente pode se ter cabos com 1200m ja vi varias redes funcionando bem com 800m passando não pela mesma bandeja de elétrica mas próximo a geradores, galerias subteraneas alagadas e outros locais com grande indução e mesmo assim funcionando perfeitamente
 
Back
Topo