Cabo mono X saída stereo

TSA

Active Member
Pessoal, td bem??

Uma dúvida, aqui: se for usado um cabo mono numa saída stereo (p. ex., numa saída de teclado), além do preju sonoro, chega a ocorrer dano em algum ponto?


Abraço.

Tailan
 
Queres dizer um teclado que tenha os dois sinais no mesmo conector? Sinceramente, se esse for o caso realmente não sei, penso eu que até poderia dar problema pois fecharia um curto entre o Tip e o Ring em um P10 por exemplo, mas daí a ter certeza... esperemos os mais versados em eletrônica postarem aí, agora fiquei curioso também!
 
Isso, rafaellerm, uma saída stereo "simples", onde seja necessário usar plug stereo (TRS, por exemplo). De fato, uma coisa q eu temo é exatamente esse curto (seria entre ring e sleeve, não?).


Abraço.

Tailan
 
Vamos lá... Regra geral:

toda saída estéreo também pode ser utilizada em mono.

Vamos voltar ao final década de 1960, quando as primeiras experências com estéreo estavam sendo feitas e os primeiros aparelhos sendo lançados...

Imagine o audiófilo que tinha um fone antigo em casa, mono. Obviamente, ele iria querer espetar esse fone no aparelho de som, ainda que o aparelho fosse estéreo.

Prevendo isto, os engenheiros fizeram o seguinte: se ouver curto-circuito entre o Ring e o Sleeve, a saída seria desligada para proteção, e o equipamento trabalharia em mono, sem problema algum. Isso permanece até os nossos dias. Também se não houver nada ligado na saída (impedância), o circuito não funciona.

Não fosse assim, quando alguém ligasse um fone mono em um equipamento estéreo, o aparelho queimaria a saída de fone. Ou então quando não ligamos nada, a saída ficaria funcionando, consumindo energia.

Isso se aplica a quaisquer aparelhos com saídas de fones de ouvido, por exemplo, ou saídas de áudio em mono que usam conectores do tipo estéreo. Mas notem que estou falando de saídas de baixa potência. O mesmo raciocínio NÃO SERVE em amplificadores de potência. Muitos aparelhos bem projetados desligam o circuito se houver curto na saída (é um circuito de proteção que faz isto). Mas alguns... uma vergonha!

Voltando ao seu caso, o do teclado...

... teclados profissionais tem duas saídas, L/Mono e R.

Se ligamos um cabo em L, o teclado detecta que a saída é Mono e passa a trabalhar com os dois sinais (L e R) sendo enviados somente para o L/Mono.

Já o seu teclado, que não deve ser profissional (nada contra, mas é por causa do conector de saída mesmo), é bem capaz de somente o sinal L ser enviado pela saída, e não o R.

Se o timbre escolhido for mono, você não terá o menor problema. Se o timbre for estéreo, talvez possa acontecer de alguma tecla não emitir som, na verdade o som é encaminhado para o R, que no seu caso não estará funcionando.

O mesmo princípio é utilizado com áudio de TV´s / DVD´s / vídeo K7, etc. Muitas vezes interligamos um DVD novo (estéreo) em uma TV antiga (mono). Neste caso, temos 2 cabos de Audio Out (padronizados em vermelho e branco, e vídeo = amarelo) e na TV só uma entrada Audio IN, mono. Neste caso, escolhe-se um único canal e espeta-se na TV, perdendo-se a informação do outro.

Alguém vai falar... "mas o meu DVD é estéreo, o filme é estéreo, a minha TV é mono e não sinto falta de som algum". Na verdade, as vozes e os principais sons não são estéreos, são mono, vão para ambos os canais, por isto não se sente falta. O efeito estéreo está principalmente nos efeitos especiais.

Um abraço,

Fernando
 
Então com a saída de notebooks e PCs é a mesma coisa certo? Porém a saída deles é amplificada daí o certo seria passar o som que sai do PC via cabo mono por um DI e depois entrar com ele na mesa via entrada de mic; outra opção seria colocar ele direto em linha porém por ser uma saída amplificada poderia estragar a entrada de linha?

E quando tem algum desavisado *(como eu já vi um) que tira o sinal do notebook via cabo estéreo e liga direto em mic na mesa "pra dar mais som" o circuito de balanceamento da mesa vai cancelar os sinais certo?

*Ainda bem que eu cheguei a tempo de espetar um adaptador para P10 antes que a lenha fosse feita.
 
Não tem necessidade de usar DI, pegue somente a saída do laptop usando um P2 stereo e na outra ponta pode ser 2 P10 mono ligados nos canais stereo da mesa que já são Line In.
 
Blz! Então no caso de um teclado desse, como o meu, c/ uma única saída, ele consegue se proteger do tal curto-circuito, mesmo "perdendo" um dos canais??


Abraço.

Tailan
 
Olá gente,

TSA:

Então no caso de um teclado desse, como o meu, c/ uma única saída, ele consegue se proteger do tal curto-circuito, mesmo "perdendo" um dos canais??

Isso! Não há risco de queima de nada, mas perde-se um canal de áudio. Se o timbre escolhido para uso no teclado for mono, sem problemas. Se o timbre for estéreo...

MSFelicio:

Então com a saída de notebooks e PCs é a mesma coisa certo? Porém a saída deles é amplificada

É saída de linha (LINE), de baixa potência, para alimentar fones ou caixinhas de computador. Mesmo princípio, não há risco de queima.

daí o certo seria passar o som que sai do PC via

O correto é usar o que o Raphael colocou: um cabo P2 estéreo - RCA x2 ou P10 mono x 2.

outra opção seria colocar ele direto em linha porém por ser uma saída amplificada poderia estragar a entrada de linha?

Não tem problema. Os níveis são adequados, LINE com LINE.

E quando tem algum desavisado *(como eu já vi um) que tira o sinal do notebook via cabo estéreo e liga direto em mic na mesa "pra dar mais som" o circuito de balanceamento da mesa vai cancelar os sinais certo?

Eu NUNCA fiz isto, porque se a pessoa ligar o Phantom Power do canal, a placa de som e até mesmo o micro/notebook iriam queimar. Mas acredito que você está correto: em teoria, o circuito de balaceamento iria anular alguma coisa.

Um abraço,

Fernando
 
Falando em fones, me lembrei de um presente que meu pai me deu, e que guardo como se fosse relíquia (para mim é)

Fones de ouvido de quando ele era "rapazote":

DSC03840.jpg


DSC03841.jpg


DSC03844.jpg


DSC03845.jpg


DSC03843.jpg


Outra curiosidade, esse fone não utiliza auto-falante, o que reproduz o som é uma pequena lata dentro dele que vibra e reproduz o som. Aliás, o fone é mitsubishi...

Abraços

Israel
 
KKKKK!!!! Muito engraçado essa chupeta, aliás esse fone...

Como diz meu sogro ''esse é da época que Adão jogava piorra''.
 
Obrigado!!

Mais uma "besteirinha": mesmo c/ timbres mono, usar um canal apenas, nesse caso, ñ deixa o volume mais baixo? Digo isso pq já vi manuais de certas mesas (Ciclotron) q sofriam perdas de 6 dB nas saídas master se fossem usados plugs P10 TRS e conexões em dispositivos desbalanceados (um amp de potência, por exemplo).

*Israel, gostei do fone!! :D

Abraço.

Tailan
 
TSA,

você citou duas coisas diferentes.

mesmo c/ timbres mono, usar um canal apenas, nesse caso, ñ deixa o volume mais baixo?

Em um teclado, claro que o volume será menor. Você tem uma fonte sonora apenas, em vez de duas. A diferença é de 3dB, e nada que compensar na mesa não resolva.

já vi manuais de certas mesas (Ciclotron) q sofriam perdas de 6 dB nas saídas master se fossem usados plugs P10 TRS e conexões em dispositivos desbalanceados

O circuito de balanceamento dá um "ganho" extra. É mais um bom motivo para usarmos tudo balanceado. Mas, mais uma vez, nada que compensar na mesa não resolva.

Sobre isto, leia:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/downloads/artigo06_balanceamento.pdf">http://www.somaovivo.mus.br/downloads/a ... amento.pdf</a><!-- m -->

Um abraço,

Fernando
 
Fernando, obrigado!!

Só uma coisa: aqui meu leitor PDF disse q esse arquivo tá corrompido. Se for o caso, dá uma checada aí! (Tb pode ser algum erro aqui comigo, de qq forma.)


Abraço.

Tailan
 
E se eu utilizar um cabo balanceado, porém com um P10 TRS em uma extremidade e um P10 simples na outra, para ligar uma saída estéreo em uma entrada mono, colocando as duas vias de sinal (L e R) na ponta do P10 mono, usando a blindagem como negativo. Isto traria cancelamento do sinal?

Sds,

Eduardo
 
Eduardo,

muita gente faz isto. Às vezes funciona bem, outras não, pois em teoria pode gerar cancelamentos.

Tudo vai depender de como foi gravado o material que forma o timbre do microfone

---------------

Obrigado pelo alerta do arquivo corrompido, vou consertar.

---------------
Um abraço,

Fernando
 
Apesar da idade do tópico vou perguntar: em entradas de linha de computador tb há essa proteção? Pq eu gostaria de conectar um instrumento ao PC, só p/ fim de estudos, mesmo. Mas com cabo stereo, o som só sai no canal esquerdo.
-------

Um off-topic: vcs conseguem equipamentos p/ testes (sem precisar comprar)? Se sim, como vcs "convencem" o povo (lojistas, fabricantes, etc.) a emprestá-los? :D


Abraço.

Tailan
 
Pelo que me lembro do livro "Guia de mixagem", um dos "truques" usados em estúdios degravação é colocar o mesmo instrumento com um pequeno atraso entre o L e o R, para explorar a imagem estéreo.
 
Back
Topo