Cabos PP/paralelo para áudio e energia- diferenças.

barreto

New Member
Boa noite a todos!
No fim de semana passado conversando com uns companheiros de técnica surgiu o assunto do título deste artigo.

Eu disse q apesar de parecidos, eles tem ligas diferentes, no caso, o de áudio mais rico em cobre, e tendo uma menor interferencia na qualidade do áudio. Disse em razão do que já li e um técnico experiente me falou algum tempo atrás, nunca fiz testes p comprovar.

Eles me disseram que usam cabos PP para energia e não veem diferença, mas também nunca fizeram testes.

Além tem esta informação com base técnica, artigo ou norma da ABNT?

Qualquer informação será bem vinda!
 
Bem, em relação a parte técnica não sei dizer, mas meu sistema é ativo e tiro o áudio direto da mesa para o sub e do sub para as altas, tudo com cabo de microfone mesmo. Os instrumentos uso cabos próprios (blindados e balanceados-dependendo do instrumento) para determinado fim. Quanto a energia uso cabo PP flexível emborrachado 2x2,5mm ou 3x2,5mm de acordo com a demanda dos equipamentos. Aliás meu equipamento não exige cabos com bitola muito grossa, pois não trabalho com amplificadores ou iluminação pesada. Abraços
 
Não sou especialista, mas, sei que em muitos casos não tem diferença alguma além da indicação de polarização.

Porém, existem os cabos de qualidade, que tem a flexibilidade apropriada para a aplicação, tanto do isolamento, quanto do condutor; resistência mecânica; estudo da resistência elétrica para controle da impedância; isolação apropriada para a corrente dos amplificadores; matéria prima virgem (não reciclada); etc.

E existem os chamados Hi End, usados por audiófilos. Que literalmente custam fortunas e provavelmente deve ser feito com cobre de cometas, garimpados por alienígenas e que conduz o sinal por sinapses. (Brincadeira. É que os fabricantes nunca revelam os processos e eu desconheço alguma norma que embase o que eles divulgam.)

Mas, na minha humilde opinião: Cabo elétrico é para instalação elétrica e de áudio, para áudio.

Já se falou muito aqui no fórum que muitos problemas nos sistemas de áudio poderiam ser evitados ou corrigidos se fosse dada mais atenção aos cabos e conectores, que apesar de serem os itens mais baratos do sistema, tem uma importância vital.
 
Lázaro, meu sonho é trabalhar como vc, sem ter q preocupar com casamento de impedância e afins.

Smiley, sei que tem muita coisa no mercado q é mais marketing do solução.

Um cabo PP para energia geralmente tem maior resistência/mt do q um para falante, diminuindo assim o fator de amortecimento, como vc disse alguns são fabricados com material reciclado.

Um ex é quando se usa cx ativa alimentando uma passiva, as duas na mesma linha com uma certa distância entre elas, a ativa sempre fala mais alto q a passiva, usando um cabo específico a perda é menor, mas nem todo mundo percebe.

Não esquecendo da indutância e capacitância que interferem diretamente na qualidade do som.

Por isso disse q preciso de dados técnicos para embasar meus argumentos.
 
Putz eu ja estava fazendo cagada...!!!
Vou comentar e aproveitar pra tirar dúvida.
Na minha igreja usamos caixas pasivas, a uma distacia de 25m de distacia do amplif. e é usado no momento cabos elétricos 2x2,5 emborrachado.
Esta espessura de fio é suficiente? se fosse um fio propio para audio podería ser mais fino??
Espero comentarios.
 
Back
Topo