Caixa de reforço de grave vazando médio

Dj Sid

Member
Boa tarde. Estou ajudando a montar o som da minha igreja e como o recurso está baixo, aceitamos algumas doações. Não está dando para comprar sub com falante de 18 polegadas, pois isso ganhamos um par de caixas de reforço de grave com falantes de 15 polegadas. O problema é que está vazando som de médio nelas e tenho medo que queime os falantes. E elas não batem um grave "gostoso" de ouvir, é mais como se fosse um radinho de pilha. Achei que o problema fosse a potência fraca, visto que os falantes são de 600 rms e as caixas de 300 rms. Quando liga um canal na caixa alta e o outro na caixa de sub, o sub "some" o som, a altura das caixas altas encobrem o sub, o próprio falante de grave delas toca mais que o do sub. Pergunto: Não era para tocarem na mesma altura, visto que tem o mesmo timbre? Fico no aguardo de ajuda.

Ah... as caixa de reforço de grave fazem isso com e sem o crossover passivo que possui nelas...
 
Me surgiu uma idéia agora... se eu colocar um crossover ativo de 2 vias resolve meu problema? Não vai cortar a frequencia das caixas altas?
 
Oi, Sid. O problema que vc está descrevendo é característico de polaridade invertida.

Se duas caixas diferentes tocam um mesmo sinal em níveis bem próximos, e uma das caixas está com a polaridade invertida existe ali um cancelamento. As frequências graves são as mais sentidas.

Um teste prático é usar uma bateria 9v. Positivo da bateria no positivo da caixa. Negativo da bateria no negativo da caixa. Compare o deslocamento do cone em todas as caixas e veja se é igual. Se em uma caixa o cone vai pra trás e outra o cone vai pra frente, aí está o seu problema.
 
Back
Topo