CAIXA DE SOM - VOZ, VIOLÃO, CAJON E BAIXO

Duan

New Member
Olá pessoal, tudo bem? Sou novo no fórum, porém já leio alguns tópicos faz um tempo, desde já peço desculpas caso esteja fazendo algo de errado.

Estou criando este tópico pois estou querendo adquirir uma nova caixa de som ou sistema para meu projeto e estou em dúvida.

Primeiramente vou explicar como está funcionando tudo, atualmente possuo os seguintes equipamentos:

Caixa ativa novik neo 350a (ativa);
Mesa de som behringer xenyx 1222 usb;
Mesa de som behringer xenyx 802;
Microfones, cabos e etc que acho que não vão interferir na explicação.

Nosso projeto atualmente é composto por voz, violão e cajon, para locais pequenos meu equipamento da conta (cajon também é microfonado), porém, estão tendo situações de tocar em locais um pouco maior e as vezes na companhia de um baixista, bem como acho a caixa novik pesada e grande demais para fazer somente o projeto normal de voz, violão e cajon, motivo pelo qual pensei em adquirir mais uma caixa ativa mais potente e mais leva, assim substituo a novik e somente a utilizo em conjunto nesses locais de necessidade de "maior som".

Também tive em mente de adquirir uma caixa onde eu posso ligar o baixo em linha com um pouco mais de volume sem que comprometesse a mesma ou sua qualidade, ou, que possa pelo menos puxar o direct out do amplificador do baixista para mesa de som para o som ficar mais uniforme, caso possa haver grande risco de danificar o aparelho.

Lembrando que, em locais maiores vou utilizar a novik em conjunto, só que o baixo nela em menor volume para não correr mais perigo, visto que ela não é tão potente.

Diante disso, pelas pesquisas que realizei, pelo tamanho, peso, SPL, potência, etc., estava pensando em adquirir a caixa RCF art710 mk4 ou uma JBL eon612 ou alguma yahama.

Minha preferência por todos os fatores é a RCF, porém tenho receio que essa caixa possa não aguentar a situação por ter um falante de 10, sei lá.

Já tocamos uma vez num local que possuía duas caixas JBL eon615, e, juntamente com o amplificador de baixo deu conta do recado ligando tudo em linha, até o baixo no direct out do amp. Porém, adquirir essa JBl eon615 vai esbarrar na situação de permanecer com um equipamento "muito grande".

Confesso que sou novato nesse esquema de equipamento de som, motivo este que peço a ajuda de vocês com indicações/sugestões.

Desde já informo que não tenho preferência por nenhuma marca ou modelo, só procuro o que possa ser melhor para mim com qualidade, potência/volume/pressão e "compacto".

Na verdade eu tenho preferência, uma JBL PRX812, porém totalmente fora do orçamento hahahaha...

Desde já, agradeço a ajuda de todos, e se precisarem de qualquer outra informação é só me avisar.
 
Amigo, pode ter certeza que a Art 710 aguenta de boa.

Obrigado pela resposta amigo!

Estava pesquisando mais sobre equipamentos e caixas e aqui e me surgiu uma outra ideia/possibilidade, porém não sei se compensa, a ideia seria usar um sub (10-12) e um "line" para barzinhos e quando for tocar em locais maiores (maior público) adicionaria a minha caixa Novik neo 350a.

Pensei nessa possibilidade pois acredito que "line" de menos microfonia, tenha uma qualidade de som melhor em razão do sub e ela de um retorno de "palco" melhor para gente escutar só com ela, servido de retorno ao nosso lado.

Porém há o defeito de um sistema com sub ser menos compacto e mais mais pesado em razão do sub, apesar de poder dividir o mesmo, assim pesquisei achei esses sistemas interessantes na minha pesquisa, considerando o valor máximo de R$ 3.500,00:

Frahm GRT 12 https://frahm.com.br/produtos/sistema-pa-ativo-portatil-500w-grt12-app-frahm/ (apesar de ter um RMS legal achei o SPL baixo - não sei se daria conta em locais maiores - achei legal que guarda tudo dentro dela - porém não sei a qualidade desse produto - valor direto com fabricante R$ 3.300,00)

NHL line 9x3"sub 2x8" VL700: https://www.nhsom.com.br/kit-ativo-line-9x-3-sub-2x-8-4-caixas-p-a-compacto-vl700.html (esse parece ser bem interessante pra fazer barzinho pequenos, porém não parece ter muita potência, não sei se para locais "maiores" juntamente com a minha novik não iria continuar faltando, como também não sei se pode ser usado baixo elétrico em linha).

NHL Line 12x3" Ti + Sub 15" VL1700 https://www.nhsom.com.br/kit-ativo-line-12x-3-sub-15-2-caixas-p-a-compacto-vl-1700w.html (parece ser bem potente pelo que o site informa ("locais fechados com até 100 pessoas"), não sei o SPL máximo para ter uma ideia de comparação, há o problema e talvez qualidade, de ter um sub de 15, talvez possa vir a atrapalhar pelo peso, porém a qualidade de som é superior, talvez procurar um com um sub de 12, mas esse é uma possibilidade).

Qual a opinião de vocês sobre esses tipos de sistemas para meu projeto, será que compensa? Ou será que tendo em vista tudo vale mais investir na RCF art710 mk4, que é importada, conhecida, leve e tem um SPL máximo relativamente alto?
 
A qualidade das caixas RCF é mais do que aprovada. Pode procurar aqui msm no fórum, elas são indicadas há pelo menos 10 anos aqui. Nunca vi uma caixa RCF de baixa qualidade.

Eu não investiria meu suado dinheiro em um sistema "inovador" de uma marca dessas duvidosas.

Onde vc mora existem lojas de áudio? Vc consegue fazer um teste numa caixa dessas RCF, Yamaha ou outra marca renomada e conhecida? A qualidade delas é surpreendente. Toda engenharia embarcada dá um resultado absurdo. A primeira vez que ouvi uma caixinha dessas não acreditei no que ouvi. Mt potência, peso insignificante, qualidade absurda.
 
A qualidade das caixas RCF é mais do que aprovada. Pode procurar aqui msm no fórum, elas são indicadas há pelo menos 10 anos aqui. Nunca vi uma caixa RCF de baixa qualidade.

Eu não investiria meu suado dinheiro em um sistema "inovador" de uma marca dessas duvidosas.

Onde vc mora existem lojas de áudio? Vc consegue fazer um teste numa caixa dessas RCF, Yamaha ou outra marca renomada e conhecida? A qualidade delas é surpreendente. Toda engenharia embarcada dá um resultado absurdo. A primeira vez que ouvi uma caixinha dessas não acreditei no que ouvi. Mt potência, peso insignificante, qualidade absurda.

Boa noite, obrigado pela resposta.

Pior que na minha região não tem caixa da RCF ou da Yamaha para eu testar, a única que já presenciei de perto foi a JBL EON 615, qual tocamos nelas num Pub e duas até que supriram legal e já vi as JBL PRX que achei extremamente potente.

Quanto aos produtos que pedi opinião das marcas NHL e Frahm eu pensei neles pelo fato de terem o sub e serem um line, mas como você disse, parece ser um tiro no escuro.

Alguém sabe me dizer se o sistema de line + sub seria "melhor" que apenas 02 caixas "padrões"?
 
Vai de RCF, sistema de sub mais line só se fosse de marca boa e seria muito mais caro. Quando você ouvir a RCF vai achar a JBL eon 61x ruim. @AltVan13

Obrigado pela resposta. Estudando as coisas parece que a melhor situação será adquirir uma caixa convencional mesmo, o Sub e Line são legais porém vão custas muito mais caro para se ter a qualidade e potência da caixa convencional, sem contar que vai o transporte aparentemente será pior também né.

Só por curiosidade, o que e qual seria um sistema de sub e line bom para minha proposta? Quem sabe com a indicação no futuro seja uma possibilidade de investimento, pois gosto dessa ideia do sub e line, acho bonito de se ter ao lado esse tipo de sistema uma vez que nosso projeto "mais intimista".
 
Opa, @Ronaldo1! Chamou eu estou aqui.
Vamos lá...
Amigo Duan, se vc quer qualidade com um custo x benefício matador, vamos falar de Staner pra cima. No seu caso vc esqueceu de dizer quantas pessoas terá como público alvo. Eu tenho 2 Art 310 MKIII, com elas sonorizo som pra igreja de até 300 pessoas. Já soquei baixo, teclado, violão, guitarra, bateria eletrônica e 6 vozes nelas. Tive que segurar o bumbo e ele não ficou com aquele peso orgásmico que a gente gosta, mas a condução apareceu de uma forma que não aparecia nem a pau com a batera comum, logo o ganho no conjunto foi extremamente positivo.
Então, fazendo analogia com a Art 710, e mesmo que vc ainda não tenha informado a quantidade de pessoas, acredito que ela te atenderá muito além do que vc espera, usando apenas para voz, violão e cajon.
 
Fala galera,

Estou montando um projeto e gostaria de tirar essa dúvida com vcs aqui no forum.O projeto consiste em música ao ar livre sem alimentação por tomadas de energia minha dúvida está em qual bateria estacionária adquirir.segue abaixo para facilitar na ajuda.Equipamentos:

caixa de som 1 dbr 12 yamaha(especificação fala em 1000w mais ou menos a metade deve ser continuo) e 74w de consumo,porém não entendi essa informação.
pedal de guitarra é uma GT100
pedal de voz é um voicelive3 extreme
inversor 12v de onda pura de 3000w pico e 1500w continuos
bateria estacionária a principio uma df500 de 40 amperes

projeto irá durar em média 2 a 4 horas.

quem puder ajudar na conta para adquirir a amperagem correta da bateria agradeço pelo apoio.

um abraço a todos
 
Back
Topo