caixa para baixo 4x10 selenium

Fala galera,

Não sou nenhum expert no assunto, mas quando acoplamos falantes num mesmo plano, alimentados por uma mesma fonte e em fase, os mesmos somam SPL e tendem a reproduzir frequências mais baixas, na caixa em questão com 4x10, teríamos que considerar a área de 4 cones movimentando uma massa de ar maior que a de apenas um cone, desta forma a resposta de frequencia tende a baixar, óbvio que não irá soar como um mega subwoofer de 40 polegadas, mas com certeza dará tantos graves quanto um de 15'. Agora vem a questão da timbragem....

Abç,
 
rvtsom disse:

rvtsom disse:
Olá amigos,

Tenho um cabeçote hartke ha2500, que fornece 250w 4 ohms ou 180w 8 ohms.
A minha idéia de usar apenas 1 caixa, de preferencia em 4 ohms para aproveitar toda potencia do amp.
Inicialmente pensei em comprar 1 caixa pronta, mas as caixas de "marca" normalmente possuem gabinetes 4x10 em 8 ohms. E o valor é um pouco alto.
Procurando por projetos encontrei o set de baixo da selenium - <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.selenium.com.br/sitenovo/admin/documentos/Set%20contrabaixo_p.pdf">http://www.selenium.com.br/sitenovo/adm ... aixo_p.pdf</a><!-- m -->
É um set gigante .. Mas como falei, a minha ideia é usar apenas 1 caixa, e pensei na 4x10.
Alguem já usou essa 4x10 com 10pw3 da selenium ?? Acham que ela sozinha funciona bem ?
Pensei em montar com falantes 10pw3 04 ohms, dessa forma ligaria os pares de 4 ohms em serie, que ficaria com 8 e depois em paralelo, que resultaria em 04 ohms no final.
Mas a minha principal preocupação é se essa caixa fala bem sozinha, e se alguem do forum já usou. O meu uso seria para locação, tenho um pequeno P.A com 8 caixas t18.

Há algum tempo em minha paróquia (coisa de uns 8 anos atrás) montamos uma caixa com 4 x 10PW3 Selenium semelhante ao projeto citado. Digo citado pois mexemos um pouco nas dimensões e recalculamos o tamanho do duto. Quem "empurrava" ela, na época, era um receiver Sansui que posuíamos. Te digo o seguinte:

- Pode botar potência, pois o amp do nosso "set up tabajara" não fazia nem cócegas na caixa, apesar de não tocar com o volume todo aberto (era dentro da igreja);
- A banda acabou e um dos membros ficou com a caixa. Posteriormente comprou uma cabeça igual ao modelo da sua. Resultado: volume insano para tocar em ambientes fechados, apesar de não explorar toda a potência admissível da caixa;
- Timbre de baixo é uma questão de gosto muito pessoal. Uns gostam de "som de cone de papel" e outros da pontinha de agudos do "cone de alumínio" (claro que me refiro ao material do cone do alto falante).

Quer uma sugestão sincera?
Se seu negócio é locação, parta para uma caixa de marca tipo Ampeg ou Hartker com 4 X 10. O povo que loca, na maioria das vezes, não tá nem aí para o som, só quer saber da marca!
Ano passado fizemos um evento aberto aqui na minha cidade (Ceilândia Norte - Brasília). Trouxeram um set com 1 X 15, 4 X 10 e um RB 8000 da Gallien Grueger (falantes reformados e "alguns Seleniuns 10PW3" misturados. Quer saber da minha opinião sobre o som: Fezes! (tecnicamente falando...) Misturam um monte de coisas só pra tampar o buraco e, aí, foi um show de distorção nos pobres dos falantes.

Não sei qual a tua situação relacionada a locação (pequenos, pequenos e médios), mas se não tiver condições de comprar uma boa caixa de marca e teus clientes não fizerem questão (seja por puro desconhecimento ou pela merreca que querem pagar pelo serviço), monte a caixa 4 X 10 do projeto Selenium e seja feliz! Esta, inclusive, lançou uma série de falantes especialmente voltada para contrabaixo, vale apena conferir. Talvez tenha que mudar somente a "sintonia" do duto. Queimou falante? O reparo original é "baratim" no mercado, se encontra com facilidade no mercado e você mesmo pode trocar, o que não vai acontecer com as caixas de marca...

Se eu tivesse essa cabeça Hartker, montaria uma caixa (para uso pessoal, em ambiente fechado e não para locação) com 2 X 10 (PW3 mesmo) e um DT 150 'bem atenuado' e "extrairia" quase a totalidade da potência deles. Pode usar esse "Driver Tweeter" na caixa 4 X 10 também que vai dar aquela 'pontinha' de agudos que alguns baixistas buscam.

MarceloCavic disse:
Não sou nenhum expert no assunto, mas quando acoplamos falantes num mesmo plano, alimentados por uma mesma fonte e em fase, os mesmos somam SPL e tendem a reproduzir frequências mais baixas, na caixa em questão com 4x10, teríamos que considerar a área de 4 cones movimentando uma massa de ar maior que a de apenas um cone, desta forma a resposta de frequencia tende a baixar, óbvio que não irá soar como um mega subwoofer de 40 polegadas, mas com certeza dará tantos graves quanto um de 15'. Agora vem a questão da timbragem....

Considere o que o Marcelo disse, pois ele está super certo.

Obs: Não sou locador e tampouco baixista, apenas toco violão nas missas da minha paróquia e dou um valor enorme ao meu suado dinheirinho. Ah, também luto todos os dias para melhorar o som da igreja. Procure filtrar bastante alguns comentários que tem aparecido aqui pelo Sav...
Paz e bem!
 
Usei uma vez um GK RB 400, com 4x10 e 1x15 Selenium... não senti falta de nada na caixa. Tibre bonito e alta SPL. Se não tiver condições de investir numa Hartke, Ampeg ou GK, pode ir tranquilo nos Selenium. Agora não lembro as referências dos falantes, se quiser peço ao dono.
 
Quanto a caixa de Baixo nosso amigo Arley montou uma com 4 AF 8" da 18Sound e Driver também 18Sound e segundo ele ficou MUITO BOM o resultado...

Ele ficou de me mandar as fotos, quem quiser saber mais sobre isso mande uma MP pra ele...
 
só pra não ter que criar outro tópico, desculpe desde já... o que vocês me dizem das caixas staner e jbl? seria pra minha igreja... sugeriram as art 310, só que um rapaz ta oferecendo essas marcas pra gente... o que vocês acham?
 
Diego Miranda disse:
só pra não ter que criar outro tópico, desculpe desde já... o que vocês me dizem das caixas staner e jbl? seria pra minha igreja... sugeriram as art 310, só que um rapaz ta oferecendo essas marcas pra gente... o que vocês acham?
Este tópico tem como abordagem gabinete para baixo...
A intenção é boa, mas se quer economizar tópico, poste a dúvida em um tópico a fim...
Sem falar que, sobre este assunto e estas caixas, existem MILHÕES de tópicos e postagens!
 
Muito boa alternativa Wagner ... E preço ótimo, vou entrar em contato com você.
E ai amigos, o que acham da combinação Hartke HA2500 + Kustom 410H ????
Ou melhor economizar mais um pouco ( quase o dobro heheh ) e pegar a caixa da hartke mesmo ?
 
Não sou nenhum expert no assunto, mas quando acoplamos falantes num mesmo plano, alimentados por uma mesma fonte e em fase, os mesmos somam SPL e tendem a reproduzir frequências mais baixas, na caixa em questão com 4x10, teríamos que considerar a área de 4 cones movimentando uma massa de ar maior que a de apenas um cone, desta forma a resposta de frequencia tende a baixar, óbvio que não irá soar como um mega subwoofer de 40 polegadas, mas com certeza dará tantos graves quanto um de 15'. Agora vem a questão da timbragem....
Ia falar exatamente isso!!!!

Ah, e no meu projetículo de sub pra sala, meu falante de 10" tem frequência de ressonância de 30,1hz
Usa suspensão de borracha, mas a física é a mesma. O que vc perde em deslocamento de ar com um falante de alta sensibilidade, ganha no acoplamento
 
Somente corrigindo:

deneripr disse:
Quanto a caixa de Baixo nosso amigo Arley montou uma com 4 AF 8" da 18Sound e Driver também 18Sound e segundo ele ficou MUITO BOM o resultado...

Na verdade pensei uma coisa e digitei outra, a caixa que ele fez foi com 4 AFs de 6" o 6ND430 e um Driver com corneta o XD125 ambos da 18Sound...

O resultado segundo ele ficou muito bom...
 
wagner oliveira disse:
tudo bom tenho kustom gabinete para baixo 4x10 de410H
R$1.040,00 ja com frete e imposto

wagner oliveira
092-8104-1619
092-8209-6900
cborges
092-3233-0179
Segue foto da caixa, adoro fotos :mrgreen: :mrgreen:

DE410H_sm.jpg


E quanto sai esse amp KXB200HR Andry?

888880007056_enl.jpg
 
bem peguei a imagem no site deles...
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.kustom.com/product_detail.aspx?TypeID=6&FamilyID=93&ProductID=211&Tab=1">http://www.kustom.com/product_detail.as ... =211&Tab=1</a><!-- m -->
Mais pode ser que este ou o meu seja reestilizado, porque aparentemente ambos são iguais!
 
Você tem razão .. acho que o modelo que postei já foi descontinuado ... O modelo que postei é o g410h e o que você postou de410h
 
Nossa que preçãooooooooooooooo...
Ta muito bom o valor... E outro detalhe neh, 400w!
Ahhh se eu estivesse com verba agora :(

Mais diz ai Andry e Wagner, quando finalmente sai o website da CBorges?
 
wagner oliveira disse:
correcao de modelo e valor
CORRECAO DA CAIXA KUSTOM MODELO CORRETO G410KUSTOM
VALOR R$1.650,00
este e o modelo que tenho para pronta entrega

:( ..
Linha Groove (G410) foi descontinuada .
O que temos 'e linha DeepEnd (DE410) e amplificadores da linha KXB :
KXB200H
images


e KXB800H
images


Abrcs,.
andry110
 
Olá amigos,

Depois de tanta procura e ainda com o meu cabeçote sem caixa, achei um dentro da minha realidade ($$), e que atende a minha única exigência (4x10 4 ohms) mas gostaria de saber opniões :

É a caixa Warwick modelo WCA410-4 (4 ohms)

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.habro.com.br/warwick/prod_det.asp?str_ID=889">http://www.habro.com.br/warwick/prod_det.asp?str_ID=889</a><!-- m -->

O valor dela é R$ 1970,00


Alguem já viu, ouviu, o que acham ? Da pra fazer eventos de pequeno e médio porte ?

Ligando essa 4 ohms no meu cabeçote ele manda 250w

caixa_para_amplificador_de_baixo_wca410_warwick.jpg
 
Back
Topo