Caixa passiva 2 vias (up na qualidade de áudio)

cleber costa

New Member
Boa noite!
Atualmente, possuo um par de cx meia sb com sub 18" e um par de cx para as altas, compostas de 1 af de 15" oversound 15.1g modelo antigo, divisor nenis 2 vias 650w e 1 ti 4630 cada caixa e crossover thunderlight. Acontece que eu gostaria de melhorar a qualidade e definição do som nas caixas de alta, pois sinto deficiência de alguns instrumentos nos agudo, percebo que o som está um pouco fechado, sem brilho, gostaria de um som com mais brilho, gostaria de ter mais a presença de alguns sons como exemplo o do "chimbal" da bateria. Percebo a falta também de outros sons no médio grave, como o do baixo. Gostaria de mais definição na faixa do médio grave.
Dúvidas:
1) A utilização de um equalizador no setup, pode vir a melhorar essas deficiências, dando um ganho nessas frequências a que eu me refiro?
2) Devo substituir o o TI por outro modelo que tenha uma resposta mais plana para fazer o papel do super tweeter?
3) Referente ao médio grave, devo substituir os falantes atuais por outro modelo que tenha melhor resposta no médio grave, qual?
Ficarei agradecido a quem puder contribuir com alguma informação ou sugestão.
 
Seu driver tem uma clara queda de 10k em diante. Por volta dos 15k essa resposta já está com uma atenuação de 10db. Isso é mt coisa. Sua falta de agudos deve vir daí.

Equalizador ajuda sim, mas não faz milagre. Você até pode tentar corrigir essa queda, mas não vai conseguir deixar a caixa no volume máximo. Se trabalhar no sapatinho ela deve responder bem. Mas se quiser ela na máxima eficiência, não dá.

Screenshot_20211030-100634_Adobe Acrobat.jpg
Sobre seus médios-graves, não achei a especificação dos falantes. Mas faz um teste.

Ligue primeiro uma caixa de alta no chão e coloque uma música com baixo pra tocar e ouça com atenção. Ligue a outra caixa de altas colada nessa, bem alinhada. Ouça novamente. O baixo continua falando igual? Ouve queda na região do baixo?

Agora coloque o subgrave no chão ligue só um subgrave, sem as caixas de alta e toque a música. Prestando sempre atenção na faixa que te incomoda.

Ligue o segundo sub, colado no primeiro. Coloque a música e ouça. Houve queda nessa região que te incomoda?

Por último, coloque os dois subs no chao, colados um ao outro. Coloque as duas caixas de alta diretamente apoiadas nos subs. Coladas uma na outra. Houve queda nessa região que lhe incomoda?

O ideal é que vc ouça andando pelo ambiente há uns 3 metros das caixas, e as caixas longe de paredes. Sempre com a msm música. Se for em local aberto, melhor ainda.

Esse teste vai lhe mostrar se existe algum cancelamento no seu sistema nessa região onde o baixo atua.

Se em alguma etapa os graves ou médio graves caírem ou embolarem, vc tem cancelamentos.

Esses cancelamentos podem vir de polaridade invertida dentro da caixa ou de falha no acoplamento na região de crossover (regiao que tanto suas caixas de alta quanto seus subs falam juntos em níveis parecidos).
 
Muito obrigado pelo retorno amigo!
1) Referente ao driver, estou pensando em adquirir um equalizador para dar um ganho nesta frequência de 10000 a 15000 hz ou as seria melhor substituir pelo modelo D220ti trio, ouvi informações na Net que este driver tem uma resposta bem ampla e plana em comparação a outros drivers da mesma categoria?
2) Referente aos médio grave, devido a falta de tempo, ainda não fiz o teste, mas estou pensando em substituir o atual snake KE 440 15" modelo antigo, pelo oversound steel 400 15".
Pergunto se o oversound steel 400 toca com mais qualidade e definição na faixa de 120 hz a 1200 khz do que o este modelo da snake?
Desde já, agradeço pela atenção.
 
Muito obrigado pelo retorno amigo!
1) Referente ao driver, estou pensando em adquirir um equalizador para dar um ganho nesta frequência de 10000 a 15000 hz ou as seria melhor substituir pelo modelo D220ti trio, ouvi informações na Net que este driver tem uma resposta bem ampla e plana em comparação a outros drivers da mesma categoria?
2) Referente aos médio grave, devido a falta de tempo, ainda não fiz o teste, mas estou pensando em substituir o atual snake KE 440 15" modelo antigo, pelo oversound steel 400 15".
Pergunto se o oversound steel 400 toca com mais qualidade e definição na faixa de 120 hz a 1200 khz do que o este modelo da snake?
Desde já, agradeço pela atenção.
Pelas especificações no manual, o d220 é mais plano sim. Um problema de ordem acústica precisa de uma intervenção acústica. Um problema eletrônico precisa de uma intervenção eletrônica. Se vc comprar um EQ vai forcar seu drive a trabalhar em uma região que ele não foi feito para trabalhar, vai gerar mais calor e mais risco de danos ao driver.
Eu trocaria por um driver mais plano como o d220.

Sobre a outra pergunta, vc precisa das duas respostas de frequência dos falantes para poder comparar.

Mas eu não faria nada antes de fazer os devidos testes. Corre risco de trocar os falantes e nada mudar pq o problema pode não ser causado por eles.
 
Back
Topo