1. This site uses cookies. By continuing to use this site, you are agreeing to our use of cookies. Learn More.

Caixa x Divisores de frequência

Discussão em 'Caixas acústicas ativas e passivas' iniciado por Renan Aparecido Ribeiro, 28 Janeiro 2019.

  1. Renan Aparecido Ribeiro

    Renan Aparecido Ribeiro New Member

    Afiliado:
    17 Fevereiro 2018
    Mensagens:
    13
    Aprovações Recebidas:
    1
    Localização:
    Sarutaiá-SP
    Tenho 1 caixa da Attack VRF 1550A (Ativa) e uma Attack VR 1530 (Passiva) onde utilizo as duas, uma ligada a outra. Gostaria de saber se essas caixas (tanto a ativa quanto a passiva) já possuem o divisor de frequência nelas, pq utilo em ambientes pequenos (bares, etc), mas mesmo assim é preciso microfonar a batera. Dessa maneira, jogando a batera nas caixas, ou até mesmo um contra-baixo, corro risco de danifica-lás? Lembrando que não tenho sub, apenas essas duas caixas para PA. Desculpem a ignorância e possíveis erros, mas sou iniciante e sei muito pouco sobre áudio. Desde já grato pela ajuda!
     
  2. Rubem San

    Rubem San New Member

    Afiliado:
    17 Outubro 2017
    Mensagens:
    11
    Aprovações Recebidas:
    4
    Localização:
    São Paulo - SP
    Olá,

    O simples fato de você ligar a bateria não irá queimar as caixas, não conheço o esquema elétrico delas, mas apenas de reproduzir voz sem capacitor ou divisor interno de frequência o repado do driver já teria queimado devido as frequências baixas que a voz possui. Dessa forma entendemos que suas caixas já possuem um tipo de proteção.

    Minha recomendação para que você não tenha problema, já que é natural que com mais equipamentos a necessidade de mais frequências graves aumente:

    Evite elevar muito o volume ou forçar exageradamente na equalização, principalmente nos graves, evite também deixar o sistema clipar ou distorcer. Ondas Quadradas fazem os Drivers e Falantes queimarem.

    E se para te agradar nos graves você tiver que deixar o sistema clipando ou distorcendo é sinal que o PA não está te atendendo, opte por usar um subwoofer e desafogar as caixas de altas e grave. Se ter Subwoofer não é algo interessante para você, obter por PAs mais fortes, e ótimos timbres, como RCF por exemplo.

    Outra dica, compre kit de microfones para bateria, assim você terá o melhor rendimento, peso e clareza adequado para cada parte do instrumento. Eles geralmente vêm com microfone de diafragma largo para bumbo e microfones adequados para os tons, e microfones condensadores e/ ou diafragma pequeno adequado para frequências agudas para serem usados como over e chimbau.

    Use cabos e conectores de qualidade.
     
  3. Paulo Pirata

    Paulo Pirata New Member

    Afiliado:
    11 Fevereiro 2019
    Mensagens:
    1
    Aprovações Recebidas:
    1
    Localização:
    Nova Almeida - Serra - ES - Brasil.
    Ola Renan! Eu tenho esta caixa ativa, ela tem um divisor de frequência sim, vou te enviar as fotos, do divisor e do esquema eletrônico. IMG-20180507-WA0135.jpg IMG-20180510-WA0130.jpg IMG-20180510-WA0136.jpg IMG-20180507-WA0134.jpg
     
  4. Renan Aparecido Ribeiro

    Renan Aparecido Ribeiro New Member

    Afiliado:
    17 Fevereiro 2018
    Mensagens:
    13
    Aprovações Recebidas:
    1
    Localização:
    Sarutaiá-SP
    Muito obrigado pelas dicas, irmão! Já tomo alguns dos cuidados citados, porém irei corrigir todos os erros cometidos. Em relação aos mics pra batera já utilizo um kit da Samsom. Sempre corto as frequências à baixo de 60 Hz, pois acredito que isso já ajuda bastante. Porém é difícil segurar a mão no grave quando tá faltando peso. Meu projeto é comprar os subs, mas no momento o orçamento não dá. Já estou utilizando nesse esquema há pelo menos uns 6 meses e por enquanto não tive problema, mas meu medo é danificar drives ou falantes a longo prazo. Não sei se viu a foto do divisor da caixa enviada pelo Paulo Pirata aqui...caso tenha visto, acredita que isso seria o suficiente para segurança dos drives e falantes? Desde já muito grato pela atenção, amigo!
     
  5. Renan Aparecido Ribeiro

    Renan Aparecido Ribeiro New Member

    Afiliado:
    17 Fevereiro 2018
    Mensagens:
    13
    Aprovações Recebidas:
    1
    Localização:
    Sarutaiá-SP
    Muito obrigado por enviar, irmão! Acredita que esse divisor seja suficiente para garantir a segurança dos drives e falantes quando jogo a batera nas caixas? Desculpe a ignorância, mas sou novo no mundo do áudio então sei muito pouco. Desde já grato pela ajuda, amigo!
     
  6. Deluna

    Deluna Well-Known Member

    Afiliado:
    12 Abril 2010
    Mensagens:
    3,260
    Aprovações Recebidas:
    34
    Das nacionais, essa é a das melhores marcas de caixas. A caixa ativa tem diversas proteções como limiter e outras mais. Ligar a bateria nela nao vai queimar. O que estraga caixas é o excesso de sinal sarurado/distorcido/clipando.

    Dica, durante o uso severo verifique na caixa ativa se a luz do limiter está ligando. Se estiver, logicamente, vc ja está no limite. Diminua o volume ate parar de acender e providencie mais caixas. Usando sempre no limite o risco é mt grande.

    Nunca deixe os canais cliparem na mesa, msm que esse sinal distorcido chegue baixo nas caixas, o risco de estrago é grande. A luz vermelha piscando nunca é bom sinal.

    Procure no fórum artigos sobre "estrutura de ganho". Vc vai aprender a usar o máximo possivel do seu som.
     
    Paulo Pirata e Thiago Barbosa curtiram isso.

Compartilhe esta Página