Caixas Ativa Samson D415 e D412

Evandro P. disse:
Pelo vídeo acima da pra perceber mesmo que ela tem uma certa deficiência nos médios como já foi dito.
Os agudos também me pareceram piezoeletricos, mas os graves são ótimos. Quando chegar, conte-nos sua experiência ok? Quanto ao preço esta muito bom nessa loja.

Pelas especificações da caixa, utiliza driver de compressão, não piezoelétricos.

•1.34-inch (34mm) compression driver with 1-inch exit
 
Pessoal, tive oportunidade de ouvir as D412 em um estúdio de ensaios, no qual não gostei do resultado não.....
pra som mecânico foi até que bem, mas para a banda não rolou legal não.... já não sei a D415.

Mic utilizado: Shure SM58
Mesa: 01v

Não sei o estado das caixas (aparentemente estavam novas), dessa forma, não foi afirmar que todas tem a mesma característica.... vai saber que já passou!hehehe.... ainda mais que o Dono do estúdio disse que adquiriu o par pelo ML (usadas).

Espero ouvir outras do mesmo modelo, assim mato essa duvida!rs
 
Ontem chegaram minhas caixas Samson D415 e vou descrever neste tópico minha experiência desde a chagada da caixa até testes que irei fazer e apresentar oportunamente nesse mesmo tópico.
Primeiramente gostaria de me apresentar, meu nome é Max Ramos, sou músico desde os 13 anos de idade (hoje tenho 44) e iniciei na parte técnica do áudio há mais de 15 anos, estudei bastante, sempre tocando e atuando na técnica.
Bem, vamos ao que interessa, chegadas as caixas ates de despachar a transportadora resolvi abrir as embalagens para ver se estava tudo ok. Abri a primeira caixa e tudo em perfeitas condições, quando abri a segunda, a placa amplificadora (painel traseiro) simplesmente não tinha nenhum parafuso, ficou pendurada pelos fios! Aí cheguei a me arrepiar! De imediato ficou claro que aquilo era uma falha na montagem e no controle de qualidade da Samson! Bem, recusei receber a segunda caixa, já contatei a loja (Mensageiro Musical), a importadora (Equipo) e a própria Samson para que zelem mais pelo controle de qualidade. Receberei a nova caixa na próxima quinta-feira!
Estava preparado para passar o resto da tarde e noite testando as caixas mas, esse contratempo me desanimou bastante e resolvi apenas verificar se a caixa que eu havia recebido estava funcionando, peguei um microfone e pluguei diretamente na entrada balanceada da caixa, sem mixer, deixei os controles traseiros fletados e comecei a cantarolar uma música e aumentar o volume... Esse simples e primeiro teste foi feito com a caixa no chão (nada suspenso) em uma sala comum com reverberação mínima a uma distância de 5 metros da caixa, onde o volume não ultrapassou os 40%... Aí veio meu segundo susto!... Cheguei a pensar que o drive de titânio não estava funcionando pois não ouvia o médio-agudo e agudos de minha voz! Fui até a caixa e abri todo o agudo mantendo o grave fletado..., melhorou um pouco e, já mais desanimado que no momento que recebi a caixa, não fiz mais testes ontem, ao menos percebi que ela estava funcionando e que o problema do desbalanceamento entre o falante e o drive era mais sério do que eu imaginava.
Hoje, menos desolado, resolvi testar a caixa da forma correta, acoplada a um de meus mixers, alimentado por sons acústicos (ao vivo) e mecânicos... Continuei no mesmo ambiente de ontem, uma sala comum com reverberação mínima, no mixer, liguei uma fonte de áudio mecânica, um violão com captação ativa, meu teclado (Yamaha PSR-910), um microfone auricular Audio-Technica e um outro microfone Shure SM58... Tudo devidamente conectado, iniciei com o som mecânico para tentar apagar a má impressão de ontem soltei o CD da Adele na música Rolling In The Deep e, tive minha primeira surpresa do dia... a 5 metros da caixa o som mecânico soou legal... sim, precisavam alguns ajustes mas para quem achou que o drive se quer estava funcionando no dia anterior já estava valendo a pena e muito... comecei a abrir o volume, achei que o grave iria destorcer (e que grave!) mas, manteve-se firme. Em flat, percebi sim uma ausência de agudos, como não gosto de agudos exagerados +3dB já resolveram a questão! Realmente não mexi nos médios, para mim estavam perfeitos... acho que não preciso falar dos graves dessa caixa não é? Preciso sim pois por muitos anos fui contrabaixista e gosto de sentir o "peso" nos graves e essa caixa dá uma senhora pancada nos graves, responde muito. Bem, testei com várias outras músicas de estilos diferentes, épocas diferentes, gravadoras diferentes e o único ajuste que fiz no mixer foi aumentar em +3dB os agudos, deixando médios e graves fletados. Nessa música da Adele, com volume bem exagerado, a caixa chegou a clipar em algumas notas do contra-baixo, não sei se isso é normal para essa caixa, todo caso, diminuí um pouco o volume.
Numa segunda etapa, resolvi testá-la no violão e voz... ajustei graves, médios e agudos dos canais do violão e do microfone (Shure), abri os volumes do mixer e... muito bom!!! Tão bom que considerei melhor do que no som mecânico! Tudo muito limpo, o violão respondendo perfeitamente dentro de sua faixa de frequência e a voz totalmente inteligível, agradável de se ouvir... tudo perfeito!
Peguei meu mic Audio-technica e fui para o teclado testar piano e voz... mesma coisa, apenas efetuei alguns ajustes nos canais do teclado e microfone e tudo soou muito bem! Resolvi então tocar o teclado com a bateria eletrônica e arranjos de mão esquerda... nossa... aí foi necessário retirar alguns dB's dos graves do teclado porque a casa parecia que ia cair!!!
Tecnicamente falando, a caixa se comportou dentro do que eu estava esperando. Para uma caixa de R$1.119,30 se comportou até bem demais! Já toquei e escutei muitas caixas nacionais e importadas e, dentre as nacionais, me desculpem mas ela bate em todas, é claro, equalizando mas, me digam uma nacional que não precisa equalizar? Das importadas dentro de seu padrão de custo ela é a melhor, sem dúvidas! Apenas caixas que custam o dobro de seu preço (ou quase isso) produzem som parecido. Me atrevo a dizer que a deficiência dessa caixa é mais questão de gosto (há quem goste de mais agudos) que propriamente um desbalanceamento. Agora, existe sim uma pequena gama de frequências que estão ausentes na transição entre o woofer e o drive... mas, para perceber isso precisa estar bastante atento.
Ainda farei mais testes durante essa semana mas, o veredito será dado quando elas estiverem em fly na minha sala de ensaio e eu tiver tido a oportunidade de ver como elas se comportam com uma banda (violão, baixo, piano, cajon e voz).
Estou a disposição para mais esclarecimentos!
 
Ontem chegaram minhas caixas Samson D415 e vou descrever neste tópico minha experiência desde a chagada da caixa até testes que irei fazer e apresentar oportunamente nesse mesmo tópico.
Primeiramente gostaria de me apresentar, meu nome é Max Ramos, sou músico desde os 13 anos de idade (hoje tenho 44) e iniciei na parte técnica do áudio há mais de 15 anos, estudei bastante, sempre tocando e atuando na técnica.
Bem, vamos ao que interessa, chegadas as caixas ates de despachar a transportadora resolvi abrir as embalagens para ver se estava tudo ok. Abri a primeira caixa e tudo em perfeitas condições, quando abri a segunda, a placa amplificadora (painel traseiro) simplesmente não tinha nenhum parafuso, ficou pendurada pelos fios! Aí cheguei a me arrepiar! De imediato ficou claro que aquilo era uma falha na montagem e no controle de qualidade da Samson! Bem, recusei receber a segunda caixa, já contatei a loja (Mensageiro Musical), a importadora (Equipo) e a própria Samson para que zelem mais pelo controle de qualidade. Receberei a nova caixa na próxima quinta-feira!
Estava preparado para passar o resto da tarde e noite testando as caixas mas, esse contratempo me desanimou bastante e resolvi apenas verificar se a caixa que eu havia recebido estava funcionando, peguei um microfone e pluguei diretamente na entrada balanceada da caixa, sem mixer, deixei os controles traseiros fletados e comecei a cantarolar uma música e aumentar o volume... Esse simples e primeiro teste foi feito com a caixa no chão (nada suspenso) em uma sala comum com reverberação mínima a uma distância de 5 metros da caixa, onde o volume não ultrapassou os 40%... Aí veio meu segundo susto!... Cheguei a pensar que o drive de titânio não estava funcionando pois não ouvia o médio-agudo e agudos de minha voz! Fui até a caixa e abri todo o agudo mantendo o grave fletado..., melhorou um pouco e, já mais desanimado que no momento que recebi a caixa, não fiz mais testes ontem, ao menos percebi que ela estava funcionando e que o problema do desbalanceamento entre o falante e o drive era mais sério do que eu imaginava.
Hoje, menos desolado, resolvi testar a caixa da forma correta, acoplada a um de meus mixers, alimentado por sons acústicos (ao vivo) e mecânicos... Continuei no mesmo ambiente de ontem, uma sala comum com reverberação mínima, no mixer, liguei uma fonte de áudio mecânica, um violão com captação ativa, meu teclado (Yamaha PSR-910), um microfone auricular Audio-Technica e um outro microfone Shure SM58... Tudo devidamente conectado, iniciei com o som mecânico para tentar apagar a má impressão de ontem soltei o CD da Adele na música Rolling In The Deep e, tive minha primeira surpresa do dia... a 5 metros da caixa o som mecânico soou legal... sim, precisavam alguns ajustes mas para quem achou que o drive se quer estava funcionando no dia anterior já estava valendo a pena e muito... comecei a abrir o volume, achei que o grave iria destorcer (e que grave!) mas, manteve-se firme. Em flat, percebi sim uma ausência de agudos, como não gosto de agudos exagerados +3dB já resolveram a questão! Realmente não mexi nos médios, para mim estavam perfeitos... acho que não preciso falar dos graves dessa caixa não é? Preciso sim pois por muitos anos fui contrabaixista e gosto de sentir o "peso" nos graves e essa caixa dá uma senhora pancada nos graves, responde muito. Bem, testei com várias outras músicas de estilos diferentes, épocas diferentes, gravadoras diferentes e o único ajuste que fiz no mixer foi aumentar em +3dB os agudos, deixando médios e graves fletados. Nessa música da Adele, com volume bem exagerado, a caixa chegou a clipar em algumas notas do contra-baixo, não sei se isso é normal para essa caixa, todo caso, diminuí um pouco o volume.
Numa segunda etapa, resolvi testá-la no violão e voz... ajustei graves, médios e agudos dos canais do violão e do microfone (Shure), abri os volumes do mixer e... muito bom!!! Tão bom que considerei melhor do que no som mecânico! Tudo muito limpo, o violão respondendo perfeitamente dentro de sua faixa de frequência e a voz totalmente inteligível, agradável de se ouvir... tudo perfeito!
Peguei meu mic Audio-technica e fui para o teclado testar piano e voz... mesma coisa, apenas efetuei alguns ajustes nos canais do teclado e microfone e tudo soou muito bem! Resolvi então tocar o teclado com a bateria eletrônica e arranjos de mão esquerda... nossa... aí foi necessário retirar alguns dB's dos graves do teclado porque a casa parecia que ia cair!!!
Tecnicamente falando, a caixa se comportou dentro do que eu estava esperando. Para uma caixa de R$1.119,30 se comportou até bem demais! Já toquei e escutei muitas caixas nacionais e importadas e, dentre as nacionais, me desculpem mas ela bate em todas, é claro, equalizando mas, me digam uma nacional que não precisa equalizar? Das importadas dentro de seu padrão de custo ela é a melhor, sem dúvidas! Apenas caixas que custam o dobro de seu preço (ou quase isso) produzem som parecido. Me atrevo a dizer que a deficiência dessa caixa é mais questão de gosto (há quem goste de mais agudos) que propriamente um desbalanceamento. Agora, existe sim uma pequena gama de frequências que estão ausentes na transição entre o woofer e o drive... mas, para perceber isso precisa estar bastante atento.
Ainda farei mais testes durante essa semana mas, o veredito será dado quando elas estiverem em fly na minha sala de ensaio e eu tiver tido a oportunidade de ver como elas se comportam com uma banda (violão, baixo, piano, cajon e voz).
Estou a disposição para mais esclarecimentos!
 
Tenho um par das D408, comprei pra usar com monitor para o meu grupo vocal, as utilizei como PA em algumas apresentações(ambientes fechados, para 200 pessoas), e realmente me surpreendi com o resultado, timbre maravilhoso, graves encorpados(apesar dos falantes serem de 8").
Estou namorando as RCFs faz um tempão, mas acho que vou comprar mais duas D412 para completar o meu PA.
 
Alex Sandes:

Eu também sonhei com um par de RCF ART 315-A por anos mas, pelo preço que paguei no par das Samson não compro uma RCF... Por isso fui de Samson...
Quanto ao seu PA, eu iria de duas D415...
 
Max Ramos

Faz uns dias que andei procurando informações a mais sobre a marca e o modelo em questao pois me interessei e muito na linha Auro da Samson, junto ao seu valor; e caramba, pelo que pesquisei voce conseguiu por um preço bem camarada hein!
Lembro que o Bersan comentou da eficiencia dos graves desta linha e a definiciencia nos médios, mas acredito que com artificios externos (mixer, eq de player, etc) consiga atenuar a parte que se sobressai ou acrescentar as medias que fazem falta..
Acredito ser um bom investimento a nivel de C x B, ainda mais comparando com as nacionais ou cópias Chinesas (nao que este seja o fator) 'baratas' de modelos e marcas renomadas.
Torço para que a proxima venha com o amplificador ja parafusado, rs...

Abraços
 
Haryom:

Fechei negócio no par das D415 pelos seguintes motivos:

- As análises feitas pelos colegas do forum (principalmente nesse tópico);
- Os 30% de desconto que a Mensageiro Musical (loja) estava dando nas caixas.

Segundo as análises, como não havia nada comparável no mercado nacional, quando ví aquele preço na loja não exitei e comprei!
Olha, se conseguir essa caixa por até R$ 1.500,00 a unidade, pode comprar que vale! Não vai encontrar nada nesse valor com melhor custo X benefício.
Sempre gostei de doses maiores de graves, médio-agudos e agudos menos agressivos e, essa caixa aparentemente irá me proporcionar isso, é claro que ainda não realizei todos os testes e para a forma como eu equalizo o que ouço, pouco tive de mexer na equalização nesse primeiro dia... Uma coisa eu digo, tem caixa ativa por aí que custa quase o dobro dessa e tem resposta inferior e com pequenos desequilíbrios muito parecidos com os dela... Eu acho que a esse preço, a Samson conseguiu acertar.
Essa do amplificador desparafusado me surpreendeu, porém, pude ver algumas coisas da construção interna da caixa e da parte de amplificação e olha, por dentro a caixa é muito apresentável... dissipadores parrudos, placas bem construídas, e parece utilizar componentes de primeira...
Agora é aguardar a outra unidade chegar para continuar com os testes!
 
eu tenho um par dessas caixas, já fiz varios eventos com elas e até bem pouco tempo fazia um evento para o Pr. Bené Gomes e segurava muito bem
 
Boa tarde meus caros!

Sou novo aqui no fórum e fiquei muito interessado nessa caixa da Samson como alternativa para montar meu primeiro set para fazer voz e violão em pubs, bares, praças de alimentação e afins.

Antes de mais nada quero deixar registrado a importância desse fórum. Quando conhecimento e compartilhamento de informações! Muito bom mesmo. Parabéns aos criadores e a todos que colocam suas dúvidas e respostas. Tem me ajudado bastante nas escolhas só pelos poucos tópicos que venho lendo e acompanhando. Obrigado!

Como curto muito os graves fiquei curioso sobre essa caixa. Parece que realmente tem um diferencial sobre as outras. Minha escolha está bem direcionada para D415 e D412 ou uma Sky 600 da Studio R.

Em princípio, é só uma caixa mesmo. Para ligar um Shure SM58 e violão aço flat corpo sólido. Quero comprar uma caixa para ficar definitiva no set e não para fazer um upgrade posteriormente para uma melhor. Vale a pena a Samson? Na Studio R conseguiria esse grave que falam tanto? O que tenho disponível é em torno de R$ 1.700,00. O que vocês me recomendam?

Abraços!
 
Continuando o prometido review sobre a D415, para quem acompanhou minha primeira postagem a respeito sabe que tive problemas com uma das caixas (veja na íntegra em post anterior).
Ontem chegou a outra D415 e, de pronto, acoplei-a ao meu mixer no estúdio para testar o seu funcionamento. Soltei um som mecânico... Esse simples e primeiro teste foi feito com a caixa no chão (nada suspenso) na sala externa do meu estúdio com reverberação mínima a uma distância de 5 metros da caixa, onde o volume não ultrapassou os 40% e, com a caixa fletada. De cara notei uma diferença (com a caixa fletadade) nos médio-agudos e agudos em relação a outra caixa que já possuo. Em flat a resposta da nova caixa foi melhor que a outra que já possuo. Isso me preocupou pois notoriamente havia algo que me daria problemas de equilíbrio entre as caixas e ao mesmo tempo me surpreendeu pois pareceu que a Samson resolveu o problema de desbalanceamento dos médio-agudos e agudas que a caixa possui.
Bem, visto que estava funcionando e eu tinha a outra caixa para realizar as devidas comparações, peguei a caixa e levei-a para minha sala de ensaio onde já está suspensa e angulada a outra caixa, acoplei a nova caixa a seu suporte e a angulei devidamente.
De cara notei que a "telinha" que recobre do driver de titânio da caixa que chegou é de cor diferente da outra caixa já instalada (uma tela é preta a outra é prata). De pronto peguei uma lanterna de LED e mirei a luz no fundo dos drivers e qual foi minha surpresa ao perceber que os drivers são DIFERENTES um do outro. Sim, é notório que a cabeça interna do drive das caixas são diferentes. Aí entendi a diferença sonora.
Bem, com as duas caixas ligadas ao mixer da minha sala de ensaio, devidamente fletadas, suspensas e anguladas, iniciei os testes com som mecânico jogando o controle de Pan do canal de um lado para o outro, alternando o som das caixas... Tomei meu primeiro susto ao constatar o que já havia percebido em relação aos drivers, realmente o da caixa nova é bem mais evidente que o da primeira caixa recebida... Isso já implicou em um desbalanceamento do sistema mas, queria saber de quantos dB's era essa diferença... Aqui tenho de fazer uma ressalva e parabenizar o companheiro de forum Bersan, após regular as caixas para que emitissem os mesmos médio-agudos e agudos, a diferença entre elas foi de exatamente 6 dB (vejam no começo desse tópico a análise feita pelo Bersan sobre essa caixa)! Isso quer dizer que a Samson resolveu, provavelmente com um novo driver, o desiquilíbrio que havia entre o woofer e o drive de titânio (som abafado nos médio-agudos e agudos). Mas em compensação agora, estou com duas caixas que apesar de parecerem iguais emitem sons completamente diferentes. Ora, como vou regular em minha sala de ensaio uma par de caixas que é desbalanceada uma em relação a outra pelo fato dos drivers serem diferentes? Além dos 6dB de diferença de médio-agudos e agudos devido aos drivers serem diferentes entre sí, esse fato também faz com que o timbre das caixas soe diferente, assim, é IMPOSSÍVEL fazer com que elas emitam a "mesma" sonoridade, mesmo compensando no equalizador! E acreditem, é gigantesca a diferença sonora entre elas por conta da diferença do driver!
Corri para o computador e comuniquei o acima descrito na página da EQUIPO no Facebook, enviei e-mail para o gerente de vendas da Samson no Brasil e para a loja onde comprei as caixas (Mensageiro Musical).
Hoje, pela manhã já recebi o primeiro contato via fone do pessoal da Equipo, fato que confesso, me tranquilizou na condição de consumidor. Eles me informaram que por conta desse desiquilíbrio já relatado em relação aos drivers da D415, a Samson atualmente trocou o driver que compõe as D415. Provavelmente, na primeira caixa veio o driver com o qual o Bersan e demais colegas testaram essa caixa, que precisava de +6dB de compensação para os médio-agudos e agudos, e na nova, já veio o driver com o qual ela está sendo fabricada atualmente, corrigindo o problema. Acho que é isso mesmo pois o o número de série delas é bem diferente indicando uma ter sido fabricada bem mais recentemente que a outra.
Bem, eles ficaram de me contactar novamente para ver a melhor forma de resolver o problema. Confesso que isso já me aborreceu bastante mas, sou paciente dentro dos limites. Agora, espero sinceramente na condição de consumidor final que eu não precise colocar dinheiro de meu bolso com transporte a afins para resolver um problema que pré-existiu desde a entrega das caixas... Vamos aguardar.
Enquanto eu não tiver um par de caixas fabricada com componentes idênticos fica muito difícil fazer um review completo da caixa para vocês.
Assim que o problema estiver sanado, continuarei com um review detalhado dessa caixa para que todos possam ter segurança na hora de comprar diante das poucas informações técnicas existentes.
Estou a disposição para mais esclarecimentos!
 
Max Ramos disse:
Continuando o prometido review sobre a D415, para quem acompanhou minha primeira postagem a respeito sabe que tive problemas com uma das caixas (veja na íntegra em post anterior).
Ontem chegou a outra D415 e, de pronto, acoplei-a ao meu mixer no estúdio para testar o seu funcionamento. Soltei um som mecânico... Esse simples e primeiro teste foi feito com a caixa no chão (nada suspenso) na sala externa do meu estúdio com reverberação mínima a uma distância de 5 metros da caixa, onde o volume não ultrapassou os 40% e, com a caixa fletada. De cara notei uma diferença (com a caixa fletadade) nos médio-agudos e agudos em relação a outra caixa que já possuo. Em flat a resposta da nova caixa foi melhor que a outra que já possuo. Isso me preocupou pois notoriamente havia algo que me daria problemas de equilíbrio entre as caixas e ao mesmo tempo me surpreendeu pois pareceu que a Samson resolveu o problema de desbalanceamento dos médio-agudos e agudas que a caixa possui.
Bem, visto que estava funcionando e eu tinha a outra caixa para realizar as devidas comparações, peguei a caixa e levei-a para minha sala de ensaio onde já está suspensa e angulada a outra caixa, acoplei a nova caixa a seu suporte e a angulei devidamente.
De cara notei que a "telinha" que recobre do driver de titânio da caixa que chegou é de cor diferente da outra caixa já instalada (uma tela é preta a outra é prata). De pronto peguei uma lanterna de LED e mirei a luz no fundo dos drivers e qual foi minha surpresa ao perceber que os drivers são DIFERENTES um do outro. Sim, é notório que a cabeça interna do drive das caixas são diferentes. Aí entendi a diferença sonora.
Bem, com as duas caixas ligadas ao mixer da minha sala de ensaio, devidamente fletadas, suspensas e anguladas, iniciei os testes com som mecânico jogando o controle de Pan do canal de um lado para o outro, alternando o som das caixas... Tomei meu primeiro susto ao constatar o que já havia percebido em relação aos drivers, realmente o da caixa nova é bem mais evidente que o da primeira caixa recebida... Isso já implicou em um desbalanceamento do sistema mas, queria saber de quantos dB's era essa diferença... Aqui tenho de fazer uma ressalva e parabenizar o companheiro de forum Bersan, após regular as caixas para que emitissem os mesmos médio-agudos e agudos, a diferença entre elas foi de exatamente 6 dB (vejam no começo desse tópico a análise feita pelo Bersan sobre essa caixa)! Isso quer dizer que a Samson resolveu, provavelmente com um novo driver, o desiquilíbrio que havia entre o woofer e o drive de titânio (som abafado nos médio-agudos e agudos). Mas em compensação agora, estou com duas caixas que apesar de parecerem iguais emitem sons completamente diferentes. Ora, como vou regular em minha sala de ensaio uma par de caixas que é desbalanceada uma em relação a outra pelo fato dos drivers serem diferentes? Além dos 6dB de diferença de médio-agudos e agudos devido aos drivers serem diferentes entre sí, esse fato também faz com que o timbre das caixas soe diferente, assim, é IMPOSSÍVEL fazer com que elas emitam a "mesma" sonoridade, mesmo compensando no equalizador! E acreditem, é gigantesca a diferença sonora entre elas por conta da diferença do driver!
Corri para o computador e comuniquei o acima descrito na página da EQUIPO no Facebook, enviei e-mail para o gerente de vendas da Samson no Brasil e para a loja onde comprei as caixas (Mensageiro Musical).
Hoje, pela manhã já recebi o primeiro contato via fone do pessoal da Equipo, fato que confesso, me tranquilizou na condição de consumidor. Eles me informaram que por conta desse desiquilíbrio já relatado em relação aos drivers da D415, a Samson atualmente trocou o driver que compõe as D415. Provavelmente, na primeira caixa veio o driver com o qual o Bersan e demais colegas testaram essa caixa, que precisava de +6dB de compensação para os médio-agudos e agudos, e na nova, já veio o driver com o qual ela está sendo fabricada atualmente, corrigindo o problema. Acho que é isso mesmo pois o o número de série delas é bem diferente indicando uma ter sido fabricada bem mais recentemente que a outra.
Bem, eles ficaram de me contactar novamente para ver a melhor forma de resolver o problema. Confesso que isso já me aborreceu bastante mas, sou paciente dentro dos limites. Agora, espero sinceramente na condição de consumidor final que eu não precise colocar dinheiro de meu bolso com transporte a afins para resolver um problema que pré-existiu desde a entrega das caixas... Vamos aguardar.
Enquanto eu não tiver um par de caixas fabricada com componentes idênticos fica muito difícil fazer um review completo da caixa para vocês.
Assim que o problema estiver sanado, continuarei com um review detalhado dessa caixa para que todos possam ter segurança na hora de comprar diante das poucas informações técnicas existentes.
Estou a disposição para mais esclarecimentos!


Max, se precisar de ajuda, conheço o pessoal da Equipo, posso te ajudar se for o caso.
 
Alguém já trabalhou ou testou a Samson D412 e possa fazer um review detalhado, pois em meu pouco conhecimento acho melhor que a D415 em questão de médio / agudo, ou seja, mais definições para voz principalmente por ter um falante de 12", pelo manual a D412 possui 125db de spl enquanto a D415 124db... a D412 é bem compacta também e mais leve, pra quem usa transportar (que é o meu caso) é muito melhor.

Ajuda aí gente por favor...

Obrigado.
 
Colegas do forum:

Após um impasse danado com o pessoal da Equipo, chegamos a um denominador comum em relação às caixas. A princípio eles queriam que eu as eviasse para a assistência técnica em Marília para troca dos drivers de ambas as caixas mas essa solução me custaria mais de R$ 400,00 em transporte e, trocar os drives de um par de caixas do qual os drives estão funcionando perfeitamente (apenas são diferentes) me pareceu um tanto ilógico! Propus que me enviasse uma outra caixa com o novo drive que corrigiu os 6 dB's que era necessário acrescentar para dar os agudos e médio agudos "redondos" e eu enviava a caixa com o drive antigo (para entender essa questão dos drives melhor, ler minhas postagens anteriores) mas eles insistiram em trocar os drives de ambas as caixas. Após alguns telefonemas me relataram que não possuíam a caixa a pronta entrega e que, me parece, novas unidades não chegariam tão logo e eles só tinham os drives para substituição. Aí fui entender o motivo de quererem substituir os drives.
Aceitei, então, a troca do drive de uma das caixas (aquela com o drive antigo que necessitava de +6dB para apresentar bons me´sio agudos e agudos) mas, ficou estabelecido que o serviço será feito na assistência técnica Staner de Presidente Prudente (cidade próxima a minha). Eles entraram em contato com a assistência Staner, autorizaram o serviço para que eu não perca a garantia das caixas, vão assumir os encargos da troca, e me enviaram um par dos novos drives e um par de uma placa de circuito que parece muito ser um divisor de frequência. Não entendi o motivo de terem enviado dois drives ao invés de apenas um uma vez que será necessário trocar apenas o drive de uma das caixas, todo caso, irei trocar o drive de uma caixa e comparar o som emitido por elas para apenas depois, se necessário for, trocar o drive da outra pois, na verdade, não gostei nada de ter de abrir minhas caixas novas para essa troca do drive, mesmo sendo numa autorizada Staner.
As caixas já estão instaladas em minha sala de ensaio, fixei-as em suportes de parede que permite a devida angulação. Hoje, como estava com tempo de sobra, resolvi colocá-las a prova.
Minha sala de ensaio não é acusticamente tratada mas não é suscetível a reverberações e apresenta uma acústica bastante agradável. Para compensar o desiquilíbrio entre os diferentes drives acrescentei +6b's nos agudos e médio agudos da caixa que está com o drive antigo (isso na própria caixa e não no mixer), é claro que o som não ficou igual entre elas mas se aproximou bem para eu poder realizar alguns testes. Como gosto de graves acentuados, acrescentei também nas próprias caixas + 3dB's nos graves das duas.
A mesa de som de minha sala de ensaio é uma Behringer Eurorack UB2442FX-PRO a qual possui dois canais stereo e, esses canais permitem regular individualmente agudos, médio-agudos, médio-graves, e graves.
Em um dos canais estéreo do mixer, com tudo fletado, soltei som mecânico de todos os gêneros e épocas, foi necessário apenas retirar -3dB's dos médio graves e a caixa se comportou bastante bem! Como gosto de graves bastante acentuados, resolvia acrescentar +3dB's aos graves para ver se as caixas clipavam com facilidade e se elas eram capaz de responder sem distorcer e, fui aumentando o volume... em algumas músicas, houve distorção nos graves (algumas notas do contra-baixo) com a caixa chegando a clipar (piscar a luz vermelha em sua parte de traz). Confesso que o volume estava alto mas, achei que a caixa deveria suportar mais sem distorcer... é claro que "judiei" dela para isso acontecer. De resto, a caixa se comportou e respondeu muito bem com som mecânico!
No outro canal stereo do mixer pluguei o meu teclado Yamaha PSR-S910 e, num canal mono, meu microfone auricular Audio-Technica. Escolhi uma música das que toco com ritmo eletrônico, mesa fletada e soltei o som. Essa caixa projeta muito bem vocais, testei-a com meu microfone audio-technica, um shure sm 58 e até mesmo com um GAP GM-580, e a caixa se comportou muito bem com todos os microfones, até com o GAP... Raras vezes ouvi aquele GAP produzir um som tão agradável, é claro, com os devidos ajustes no mixer.
Quanto ao som do teclado com ritmo eletrônico, aqui senti a ausência ou a lacuna que existe entre o falante e o drive, fiz o primeiro teste com a mesa fletada e, após tocar algumas músicas e ajustar a mesa, era clara a ausência de algumas frequências as quais não consegui reproduzir de forma alguma, não estou dizendo que o som do teclado ficou ruim nas caixas, mas notei a ausência de algumas frequências bastante importantes que a caixa não consegue reproduzir, mesmo ajustando os controles do mixer.
Como teste final do dia de hoje resolvi dar um "gás" nos graves (+ 3dB's) para ver se o mesmo que ocorreu com o som mecânico (já descrito) ocorreria com a bateria eletrônica do teclado, ou seja, distorção. Aqui a coisa pegou, com + 3dB's nos graves da caixa (confesso que bem exagerados) e volume das caixas alto mas, dessa vez sem clipar, houve nítidas distorção nas notas mais graves emitidas pelo contra-baixo do ritmo eletrônico do meu teclado. Confesso que apesar de certo exagero nos graves, isso me desagradou.
Até agora, mesmo com os problemas apresentados na construção da caixa que, de uma forma ou de outra serão sanados e os pontos negativos por mim apontados até agora (distorção em graves exagerados e ausência de algumas frequências), considerando que paguei por elas pouco mais de R$ 1.100,00 a unidade, a relação custo-benefício dessa caixa é bastante compensador... Principalmente por não ter ouvido nada que chegue a seu nível de qualidade no mercado nacional, e olha que já trabalhei com caixas ativas da Staner, Attack, Behringer, Selenium, dentre outras (CSR, afff....). Me atreveria dizer que ela "dá de pau" até em algumas marcas famosas importadas que já tive a oportunidade de trabalhar...
Semana que vem levarei uma das caixas para troca do driver e, com drives idênticos, farei novos testes, agora com violão e voz, cajon e outras coisas e formas para ver como a caixa se comporta.
Aos que tiverem alguma dúvida, fico a disposição para responder!
 
Caro tonreb:

Agradeço se colocar a disposição para me ajudar!
Acho que agora o pessoal da Equipo resolve meu problema. Não é bem a solução que eu queria mas, o importante é sanar o problema!
Mais uma vez agradeço!
 
Alex Pereira:

Então você pegou as caixas com os drives antigos... aquelas que o Bersan testou e que necessitam de +6dB's nos médio-agudos e agudos para compensar essas frequências... O novo drive que vem nas D415 compensa essa perda. Posso afirmar isso porque estou aqui com duas caixas sendo uma com o drive antigo e a outra com o drive novo e, na caixa nova que recebi, não preciso acrescentar +6dB's nos agudos e médio agudos para a caixa responder bem nessas frequências... Bem, estou aqui com um par dos drives novos que o pessoal da Equipo me enviou, vou levar para substituir o da caixa que tem o drive antigo na semana que vem... aí será possível fazer uma análise precisa das caixas...
 
Back
Topo