Caixas Ativa Samson D415 e D412

Não sei te responder Alex... recebi os drives diretamente da Equipo, nitidamente são diferentes do que se encontra na primeira caixa que recebi... Acredito que não sejam vendidos avulso não, possuem em sua parte traseira um selo da Samson com algumas descrições e especificação para serem utilizados nas D15/D412... Agora, a alteração no projeto da caixa acredito não ter ficado apenas nos drives não pois a equipo enviou junto uma placa de circuito com vários componentes eletrônicos que me parece ser um divisor de frequência... Isso me leva a acreditar que a Samson alterou tanto drive quanto o divisor interno da caixa para compensar essa perda de 6dB's que tinha no drive antigo... Se fosse questão só do driver, o pessoal da Equipo não me enviaria também essa placa...
 
é verdade, mais como o seu caso é totalmente diferente do meu, pois as caixas estavam dando diferença uma da outra, no meu caso as caixas sofrem as perdas juntas, então dá pra passar pois da pra tirar essa diferença no eq da mesa digital, ou derrepente por serem iguais esse problema passa batido, pois eu já fiz varios eventos e passou com louvor, até mesmo para o Pr. Bené Gomes fiz com ele 4 meses só parei porque arrumei outro, mais é isso e vamos que vamos
 
Alex Pereira:

Perfeita a sua colocação... As perdas a que você se refere são perfeitamente compensáveis... preferia ficar com os drives antigos em ambas as caixas do que ter de mandar abrir uma delas para troca do drive...
 
o importante é ter o o mesmo som nas 2 caixas, pois trabalhar com o mesmo modelo mais com diferença é complicado, o importanteé que você esta conseguindo resolver o seu problema, boa sorte para nós e que Deus nos abençoe com essas caixas as minhas já fez 1 ano e está falando como zero, vou tirar umas fotos delas e postar aqui, só para esse tópico não acabar tão rapido rsrsrrsr
 
rapaz comprei com um amigo que é eng. de audio e dono de uma loja e escola de musica aqui do rio de janeiro o nome da loja é eimusica, entre no no site da loja e de uma olhada nos preços dele <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.eimusica.com.br">http://www.eimusica.com.br</a><!-- m -->, eu peguei essas caixas na época por R$1.400,00 cada e paguei em 10x sem juros e sem entrada, e ainda ganhei um par de tripé de aluminium para elas e outros brindes
 
Alex, penso em adquirir um par de D412, pensando em transporte, peso ao carregar, você acha que terei o mesmo desempenho comparando com as D415? Vale lembrar que não utiliza baixo e não necessito de graves em alto nível.

Obrigado.
 
Eu também sou um usuário feliz!

Tenho duas D415 há 2 anos e vou adquirir mais duas brevemente.
Eu as considero melhores do que as seleniuns!
 
Para complementar essa sansom deve ser igual a jbl 515xt ,sobre a jbl tenho a mesma sensação de um cobertor abafando os medios e agudos e é preciso complementar +- 3dbs nos agudos e tirar +- 3dbs nos graves,mesmo assim o som não fica aquele espetaculo,para mim caixas ativas precisam ter driver de 1,75" para cima e resposta até 20khz, ai sim terá aquele brilho e aquela sensação sorround nos medios,nada melhor que escutar a presença de efeitos aplicados nas caixas que só é possivel com driver de qualidade e bom processamento que é nitido nas caixas RCF....
 
Ousaria dizer que são melhores do que todas as nacionais que já tive a oportunidade de trabalhar e muitas outras importadas, inclusive de marca renomada... Essa semana já agendei a substituição do driver de uma de minhas caixas pelo novo driver utilizado pela Samson e aí poderei concluir o review que estou fazendo sobre elas...
 
Dj Marcelo Cerezer:

Gostaria de lembra-lo que recentemente a Samson alterou o drive e o divisor de frequência das D415/D412 e essa diferença de +- 3dB's foi compensada, aliás, estou com um par de caixas D415 sendo que uma delas está com o drive e divisor de frequencia antigo, a diferença é de +- 6 dB's nos médio agudos e agudos entre elas para emitirem um som aproximado uma da outra... A sensação de abafamento dos médio agudos e agudos não existe mais nas caixas com os novos drivers e divisor. Ainda perdura, porém, a ausência de algumas frequências na transição entre o falante e o drive, menos perceptível quando se utiliza som mecânico e mais evidente com instrumentos e voz...
Considerando que pelo preço de duas D415 não se compra uma RCF acredito que as Samson ainda sejam um dos melhores custo X benefício da atualidade... Já toquei com as RCF Art 312 e concordo que nos médios e agudos ela é fenomenal agora, nos graves, não acho que chegue na "pancada" que proporciona a D415. Confesso que gosto de graves acentuados mas, isso é questão de gosto...
 
Dj Marcelo Cerezer disse:
cobertor abafando os medios e agudos e é preciso complementar +- 3dbs nos agudos e tirar +- 3dbs nos graves...

Então, como nosso amigo MAX disse, creio que o problema foi resolvido, ainda mais se tratando das D412 (falante 12") que por sua vez tende a ter mais médio/agudo em razão do tamanho do falante, lembrando que terá os mesmos 400w de potencia e até mais SPL se comparando as D415 (não me pergunte porque... está no manual delas!)

Max, o problema é que estou querendo adquirir um par das D412, mas não tenho garantias de que virá com drive novo, será por encomenda e não poderei testa-las, estou num beco sem saída... o que você sugere?
 
wleoguitar:

Visualmente, olhando de frente para a caixa, no "buraquinho" do drive, a "telinha" que recobre o drive antigo é preta e parece ser feita de nylon trançado. Já a "telinha" que recobre o novo driver é de cor prateada e é feita de material metálico... Nitidamente, a cabeça interna do novo driver é maior e seu desenho diferente do driver antigo... Agora, as diferenças físicas reais só poderei fornecer após a troca quando poderei ver o driver antigo que vai ser substituído em minha mão, bem como o divisor de frequência (lembrando que o pessoal da Equipo me enviou um par dos novos drives e divisor). Quanto a diferença auditiva entre elas (uma com o novo driver e divisor e a outra com o conjunto antigo) já especifiquei que é de +- 6dB's nos médio agudos e agudos.
Outro fator que pode ajudar é o número de série... o número de série das caixas que vem com o novo driver é bem superior as que vem com o driver antigo...
Não vejo outras formas de saber se a caixa vem com o driver novo... Talvez, consultando a Equipo (importadora) sobre a partir de qual número de série a Samson substituiu o driver e o divisor de frequência, aí teria como você ter certeza de comprar de um lote com os novos conjuntos de drivers e divisor...
 
alex PEREIRA:

Não se preocupe com a troca dos drives de sua caixa, se preocupe em manter suas caixas funcionando... Abaixo explico porque...
 
tonreb disse:
Pessoal, tive oportunidade de ouvir as D412 em um estúdio de ensaios, no qual não gostei do resultado não.....
pra som mecânico foi até que bem, mas para a banda não rolou legal não.... já não sei a D415.

Mic utilizado: Shure SM58
Mesa: 01v

Não sei o estado das caixas (aparentemente estavam novas), dessa forma, não foi afirmar que todas tem a mesma característica.... vai saber que já passou!hehehe.... ainda mais que o Dono do estúdio disse que adquiriu o par pelo ML (usadas).

Espero ouvir outras do mesmo modelo, assim mato essa duvida!rs

Quanto ao comentário acima, pude ouvir outras caixas da D412, e constatei: A do estúdio está com os dias contados!rs

Sobre a troca ou não do driver, vou acompanhando....
 
Para quem vem acompanhando o review das D415 do ponto onde parei sabe que havia agendado a troca do drive de uma das caixas que estava equipada com o drive antigo e esse drive antigo gera uma perda de -6dB's nos médio-agudos e agudos em relação ao novo drive utilizado pela Sansom.
Os primeiros e breves testes que fiz com a D415 ficaram comprometidos por essa perda de 6dB's de diferença entre os drives que geram respostas diferentes entre as caixas. Francamente, isso me aborreceu o suficiente para deixar as caixas encostadas até a troca dos drives.
Para uma análise mais precisa e por gostar de meus equipamentos funcionando "redondo" preferi deixar as caixas paradas até a troca do drive que se deu na assistência Sataner de Presidente Prudente, com autorização da Equipo, na sexta-feira, dia 22.
Confesso que a solução que a Equipo me forneceu para a resolução do problema não me agradou, só aceitei abrir a caixa para trocar o drive porque eles não tinham caixas a disposição para me enviar em substituição. Nunca concordei em abrir uma caixa que estava em perfeito funcionamento para trocar componentes, mesmo fornecendo respostas de frequência diferente por serem de lotes e números de séries diferentes (uma antiga e a outra mais recente). Tenho comigo que um equipamento de áudio profissional só deve ser aberto para substituição de peças em caso de mau funcionamento, o que não era o caso dessas caixas que forneciam respostas de frequência diferentes nas regiões médio-agudas e agudas por serem de datas de fabricação e lotes bem diferentes e, consequentemente, utilizarem componentes internos diferentes entre si!
Bem, levei a caixa e os procedimentos técnicos foram realizados. A caixa com o novo drive foi testada na minha frente e funcionou perfeitamente faltando apenas compará-las em minha sala de ensaio para ver se a diferença de +-6dB's entre elas havia desaparecido.
Suspendi as caixas em meus pedestais de parede em minha sala de ensaio, angulei-as corretamente e comecei a testá-las com som mecânico, de pronto percebi que a diferença de 6dB's entre elas NÃO havia sumido e, tomei meu primeiro susto do dia... a caixa que a Equipo havia me enviado com o drive novo emitiu um ruído interno (como se algo tivesse caído dentro dela) e perdeu o agudo... Como estava ao lado do mixer, fechei o master e fui até a caixa ver o que havia ocorrido e, acreditem, O DRIVE DESPRENDEU DO BOCAL E CAIU PARA DENTRO DA CAIXA, sim, simplesmente o drive despencou de onde é fixado para dentro da caixa! Volto a perguntar, cadê o controle de qualidade da Samson?!
Muito bem, como estou escrevendo o review dessa caixa para esse e outros foruns de discussão sobre áudio profissional, resolvi continuar os testes com uma caixa só já que tudo estava ligado e, joguei o controle de pan para a outra caixa e abri o volume, fui até a traseira da caixa e deixei o volume alto suficiente apenas para que a caixa não clipasse (e olha que fiquei de olho para que ela não clipasse). Assim ela aguentou por cerca de 30 minutos até EMITIR UM RUÍDO MUITO FEIO (parecendo uma sirene), PARAR DE EMITIR SOM E ACENDER A LUZ VERMELHA TRASEIRA, pronto, mais uma vez, fim da alegria deste que vos escreve! ACREDITO QUE A CAIXA TENHA ENTRADO EM ALGUMA ESPÉCIE DE CURTO COM APENAS 30 MINUTOS TRABALHANDO DENTRO DE SEU LIMITE!
Venho elogiando a sonoridade dessa caixa desde a sua aquisição em se comparando com as caixas nacionais agora, a durabilidade, não sei não... Não é atoa que o tempo máximo de garantia que a Equipo dá nessas caixas é de 3 meses... Nem poderia ser diferente!
Ou eu sou muito azarado (só se for com essas caixas pois tenho equipamentos importados há anos e pouquíssimas vezes tive problemas técnicos) ou essa caixa tem sérios problemas em sua construção uma vez que a Samson já me provou que controle de qualidade ela não tem (imaginem um drive se desprender do bocal da caixa)! Não posso aqui desconsiderar a qualidade do som que a caixa mais recente emite (agora já sabemos que não é só por conta do novo drive, algo mais foi modificado) mas, a durabilidade está me assustando.
Comprei essas caixas há mais de um mês e ainda não consegui utilizá-las por essa série de vícios constantes que assolam o projeto dessa caixa! Será que ela é tão frágil assim, ou seus componentes são de qualidade duvidosa?
O que quero ver agora é a posição da EQUIPO em relação a essa sequência de problemas. Até agora eles têm oferecido soluções, não as que eu desejava mas, não se omitiram.
Uma coisa garanto, agora a SAMSON e a EQUIPO vão ter de provar que essas caixas não são "frágeis" como vêm se apresentando!
Aos que pretendem adquirir as Samson D415/D412, sugiro aguardar a posição da EQUIPO e, se me enviarem outro par, o término do review e, aos que já possuem, sugiro cuidado redobrado no manuseio pois ela aparenta uma fragilidade muito grande!
Pela terceira vez estarei enviando e-mail a Sansom reclamando do controle de qualidade e, espero sinceramente que dessa vez ao menos me respondam!
Para continuar o review, peço que aguardem a EQUIPO me enviar um novo par de caixas porque, definitivamente, essas não aceito mais!

MAX RAMOS
 
Caramba MAX, que coisa ... Nossa sinto por você, comprou e não pode usar, não aceite mesmo outra desculpa, exija que a euipo te mande um par de caixas novas ou o dinheiro de volta da loja em que comprou...

Grande abraço, e aguardo o retorno.
 
Back
Topo