Caixas Ativa Samson D415 e D412

Diego Ranielle

New Member
Boa Noite. O motivo o porquê abro este tópico é porque eu e sou ignorante às questões técnicas sobre sobre som, contudo sou muito "chato" em relação a qualidade dos equipamentos, se distorce e etc. E estou sobre muita dúvida sobre as Caixas Samson D415 e D412, Eu não conheço sobre a tradição desta marca, ela é boa memo, deixa a desejar, é melhor que a Selenium. Pergunto isso pois devo decidir até esta semana qual das duas marcas terei que escolher. Por favor pessoal, me ajudem com as opniões de vocês, pois preciso de uma ajuda de experts no assunto ok? Valeu amigos
 
Bem vindo ao fórum.



Temos aqui um amigo , que acabou de reformar o sistema de sua igreja , e ele comprou dessas caixas pra ele.... ele pode te ajudar a opinar , afim de que não é tão popular assim.


abraço amigo !
 
De modo geral, os produtos importados tem melhor sonoridade que os nacionais. Eles concorrem em mercados muito mais competitivos (EUA, Europa) onde as opçoes de marcas são centenas, logo se o produto for ruim em termos de sonoridade, não vende.

Estive recentemente pesquisando caixas (estou à procura de um subwoofer) da Samson em fóruns internacionais. São bem avaliadas em termos de som "de ouvido" mas deixam muito a desejar nas especificaçoes (nao tem gráficos de resposta de frequência, especificaçoes exageradas*, etc). Quanto a resistencia ninguém falou nada, provavelmente por causa da facilidade de conserto (Samson é marca própria de uma grande rede de lojas de áudio lá).

No Brasil, o problema é exatamente este: assistência técnica. Enquanto Selenium tem no país todo e voce tem o suporte da fabrica, produtos importados em geral padecem muito com assistencias ruins. Mas se estiver proximos aos grandes centros, menis mal.

* o sub db1800a da Samson tem resposta de frequencia de 20-200Hz +/- 3dB, sem grafico e sem maximo db SPL. Nenhum concorrente de 1a linha - Jbl, Mackie, Qsc, Rcf tem tamanha resposta, e todos apresentaram seus graficos. mas quem comprou elogiou o produto pelo punch firme e poderoso.

Fernando

Fernando.
 
Opa! obrigado pelas saudações Rodrigo, mas seu amigo gosotu do som? Pô bersan nem tinha pensado nisso, isso pode ser um problema, mas será que geralmente caixas ativas em geral não duram muito? No meu caso não é para ser utilizado em eventos, logo não será exigido tanto assim da potência do equipamento como se exigiria em um evento, entende? É para ficar em casa mesmo. Tenho que escolher entre as duas marcas apenas. Eu ouvi o som da Selenium e me agradou muito também, mas a da samson pareceu melhor. Quando você diz resposta de frequência, quer dizer que em certo ponto, o som distorce? Cara agora fiquei com dúvidas, quanto a esse problema de assistência.
 
Descrição da Caixa
Desenvolvido para englobar os principais elementos do poder, portabilidade e de som excepcional, Auro D415 é leve, caixa de som 2-way ativos que combina componentes de alta qualidade e engenharia meticulosa.

Oferecendo 400 watts de potência de saída, Auro D415 possui um driver de 15 polegadas de baixa freqüência estendida e driver de compressão de acompanhamento 1,34 polegadas. Immersive, articular baixo e doce, elevações lúcido criar bem equilibrada e expressiva áudio adequado para qualquer situação, quando o som de qualidade profissional é uma obrigação. Além disso, o nosso processamento exclusivo Optimax garante a D415 Auro irá operar em altos volumes, sem sacrificar a baixa final. Sua entrada de linha conveniente 1/4-inch e entrada de microfone XLR, juntamente com controle de volume e equalizador de 2 bandas, combinam as capacidades profissionais com total facilidade de utilização. O palestrante também possui um pólo de montagem 1-3/8-inch recipiente e andar ângulo duplo monitor opções de posicionamento para uma configuração flexível.

Uma característica que você vai amar sobre o D415 Auro é o seu design leve e conveniente, mas resistente. A unidade oferece dois carregam grandes pegas ergonómicas, tornando o transporte uma brisa, enquanto a construção sólida de polipropileno assegura a durabilidade em condições de circular. Auro D415 é ideal para profissionais de som e artistas que procuram fazer a ponte entre os aplicativos de instalação portáteis e fixos.

D415 Auro fornece soluções de alto-falante versátil que se integrar facilmente em configurações PA para uma variedade de aplicações, incluindo musicais e outras de reforço de som em geral vivem.

Especificações
Compacto, leve dois sentidos do sistema de altifalantes activos
D415: 15-polegadas gama alargada de driver de baixa frequência
Driver de compressão de 1,34 polegadas (34mm) com saída de 1 polegada
400 watts de potência de saída
Entrada XLR mic
Entrada de linha 1/4-inch
Controle de volume
2 bandas de equalização (graves e agudos controles)
Saída de linha permite o encadeamento de caixas acústicas extras
Built-in Optimax compressor / limitador com dois estágios de speaker
Pólo 1-3/8-inch montar receptáculo
Dois realizar grandes pegas ergonómicas
Ângulo duplo piso posicionamento opções de monitor
Construção sólida de polipropileno

E aí! O que dizem sobr?????? :mrgreen:
 
Diego me refiro a um membro do fórum aqui.
Eu esperava que ele ja teria te respondido a essa altura.


é interessante...por que também estou interessado nessas caixas ...mais ao mesmo tempo acho que não vou ir com elas , por que minha igreja trás cantores de fora...e quando eles der o input list , tenho medo de não aceitarem...


abraços.
 
Brother, seja bem-vindo.

Em nossa igreja possuímos 01 par da D415, estamos usando como PA mas futuramente ela irá pro monitor. O mais legal é que as caixas se saíram muito bem, estamos ligando teclado, voz, violão e baixo nelas, tem aguentado a pressão na boa sem clipar. Durante o louvor, eu enxergo a parte de trás da caixa e fico olhando pra ver se o limiter aciona em algum momento e até hoje nada. Os graves são nítidos (sem pressão de um subwoofer), já nos agudos (acima de 4-5Khz) tem que controlar um pouco pois tendem a sobressair. Lembrando que esta avaliação é muito subjetiva, bom mesmo é ouvir e tirar sua conclusão.

O nosso colega Jonatas Batera (Carmo - RJ) também poderá dizer algo, ele também trabalha com elas e ainda por cima ligadas numa 01V96.
 
Diego,

As outras respostas atestam o que eu falei. São caixas boas de se ouvir, melhores que as nacionais, na média, mas ainda não são consideradas 1a linha. O preço está excelente fruto do dólar baixo.

Quanto a assistência, isso é problema geral em quase todas as marcas importadas: falta de peças, mao de obra só em RJ e SP, etc etc. Isso tem que ser levado em conta, mas o prazer de ouvir uma coisa com qualidade também merece atençao.

Fernando
 
ola amigo diego, tenho um par de caixas samson d415 paguei cerca de 1500, por cada e posso te dizer mano, vale cada centavo, ela tem medios agudos limpos sem irritar os ouvidos mas com volume e presença, os falantes de 15" dão peso e potencia, em minha igreja que tem 12m x 12m nos ensaios nem ligagos o sub o P.A. fala muito bem o baixo, teclado, bumbo da batera, na boa estou muito satisfeito mesmo, na minha opinião vale cada centavo. :mrgreen:
 
Olá gennte,

Tive oportunidade de ouvir a d415 hoje, junto com Rcf Art 310, vários modelos de Jbl Eon, Mackie Thriump, nacionais da Soundbox, Selenium e Antera. Vai nascer logo logo um super teste de caixas ativas.

Adiantando, nao gostei dessa Samson não. Tem um grave fenomenal, com muito punch, parecia um subwwofer de tão forte, mas não tem médios agudos. É desequilibrada no som. Tive que colocar +6db nos médios e agudos para começar a ficar bom.

O preço é excelente, a potência grande, e para quem gosta de graves ela será fantástica, mas não dá para ouvir essa caixa sem equalizar bastante.

Desculpem aí. Também fiquei decepcionado. Esperava mais.

Logo logo conto como foi o teste. Surpresas incríveis.

Fernando
 
bersan disse:
Tive oportunidade de ouvir a d415 hoje, junto com Rcf Art 310, vários modelos de Jbl Eon, Mackie Thriump, nacionais da Soundbox, Selenium e Antera. Vai nascer logo logo um super teste de caixas ativas.
Olá amigo, paz!

Vendo que seus artigos e testes são excelentes e falham nunca, estou anciossissimo para ver este teste. Estou mesmo precisando tirar minhas duvidas para comprar as caixas ativas para nosso ministério...

Não demore muito... kkkkkkk
 
A paz do Senhor a todos.

Primeira vez que posto aqui no forum, apesar de estar lendo a alguns meses, mas quero deixar a minha primeira contribuiçao... Estou por conta de fazer a escolha dos equipamentos da minha igreja e segunda feira fui ouvir a Samson 415 e a impressao que tive foi de ter um cobertor sobre a caixa, como costumo fazer esse tipo de teste com o eq em flat, a achei muito " apagada", imagino que compartilho da mesma opiniao do Bersan. Tive a oportunidade de ouvir uma RCF ART315 sendo que o vendedor alternou na mesa entre a Samson e a RCF na mesma musica e a diferença é grotesca, a Samsom como a maioria das caixas que ouvi nessa faixa de preço tem uma transiçao entre o woofer e o driver muito ruim(tem-se a impressao de haver um buraco entre o driver e o woofer) alem do medio e agudo muito apagados(sensaçao de cobertor sobre a caixa)... Ja a RCF o som limpo, detalhado, transiçao muito boa entre o woofer e o driver, som muito gostoso... Apesar de nao ter ouvido a ART310, pela diferença de preço(cerca de 290,00) e pelo oque ouvi da ART315, eu nao compraria a Samsom. Me decepcionei tambem.
 
Olá gente,

Com medo de ser injusto com a Samson e outras marcas que não foram bem no teste, voltei à loja para mais testes. Então, reforço minha opinião.

Quanto à Samson, aquilo não é uma caixa, mas sim um subwoofer. Que pancada no peito; com volume mais alto tudo tremia na loja! Mas os médios e agudos... Só com reforço. Hoje usei com +3 nos agudos e nos médios, e -6dB nos graves, e melhorou bastante.

Eles inventaram o primeiro sub que também toca um pouco de altas....kkkkkk. Mas se a caixa top faz isto, imaginem o que o db1800, sub da marca, não fará.

Pelo preço de 1.500,00, vou dizer que ela tem ótimo custo benefício para a faixa. Mas tem que equalizar, não tem jeito.

Fernando.
 
bersan disse:
Olá gente,

Com medo de ser injusto com a Samson e outras marcas que não foram bem no teste, voltei à loja para mais testes. Então, reforço minha opinião.

Quanto à Samson, aquilo não é uma caixa, mas sim um subwoofer. Que pancada no peito; com volume mais alto tudo tremia na loja! Mas os médios e agudos... Só com reforço. Hoje usei com +3 nos agudos e nos médios, e -6dB nos graves, e melhorou bastante.

Eles inventaram o primeiro sub que também toca um pouco de altas....kkkkkk. Mas se a caixa top faz isto, imaginem o que o db1800, sub da marca, não fará.

Pelo preço de 1.500,00, vou dizer que ela tem ótimo custo benefício para a faixa. Mas tem que equalizar, não tem jeito.

Fernando.

concordo com vc bersan, o grave dela é demais, e outra pelo custo prefiro equalizar do que pagar mais que o dobro num caixa que não precise de reforço nos medios agudos, certo? ou não?
 
Olá Jonatas,

vou dividir sua fala em duas:

concordo com vc bersan, o grave dela é demais

Realmente, é demais mesmo. Literalmente.

pelo custo prefiro equalizar do que pagar mais que o dobro num caixa que não precise de reforço nos medios agudos

Olhe só... uma outra caixa ativa importada de marca de renome internacional (só para fazer a surpresa), de porte (15") e preço parecido (R$ 1.700,00), teve excelentes médios e agudos mas... deixou a desejar nos graves. Mesmo reforçando em +6, não havia pancada nenhuma. Com volume muito alto mesmo, mais de 100dB, o ouvido sentia os graves, mas aquela pressão no peito todas as outras deram... essa não deu.

Porque escrevo isto: porque é muito mais fácil TIRAR do que COLOCAR. A Samson tem graves exagerados, mas equalizando, ela soou bem razoável. Já a outra, não há como colocar o que ela não tem para oferecer. Assim, analisando friamente no custo/benefício, ela é bem vantajosa.

Mas aguardem que o artigo nasce logo logo.

Fernando
 
entendi bersan, me diga, minha igreja daqui a uns tempos vai aumentar mais 12m de cumprimento, provavelmente vou ter que comprar mais um par de caixas iguai as samson d415, minha pergunta é, qual vc me indicaria pra falar junto com as que eu ja tenho?
 
Concordo! Com caixas diferentes vc terá respostas diferentes, spl's diferentes, estrutura de ganho diferente...
 
medrmf disse:
jonatasbatera30 disse:
entendi bersan, me diga, minha igreja daqui a uns tempos vai aumentar mais 12m de cumprimento, provavelmente vou ter que comprar mais um par de caixas iguai as samson d415, minha pergunta é, qual vc me indicaria pra falar junto com as que eu ja tenho?

Eu pessoalmente, sou contra ter vários modelos de caixa em um mesmo ambiente. Com caixas iguais é difícil manter a uniformidade do som, imagina com mais de um modelo. Você necessitará de diferenciada equalização, diferenciada estrutura de ganho, etc.
Na minha humilde opnião, ou compra as mesmas caixas ou troca tudo.

Abaços

Deluna disse:
Concordo! Com caixas diferentes vc terá respostas diferentes, spl's diferentes, estrutura de ganho diferente...

entendi e pensando bem concordo com vcs!
 
Falaaaa galeraaa, ói nós aqui de novo. Pô Bersan cara nem acredito, eu comprei a caixa hojeeee, não pude entrar para ver o tópico durante a semana, puts e agora? Olha então acho que minha opnião vai ser importante também, pois percebo que falta a opnião de um leigo no assunto. Pô é só para reforçar o que vocês disseran mesmo sobre o grave que é muito bom mesmo, quanto ao agudo eu não consigo identificar a diferença pois não sei do que se trata. Comprei por R$ 1.340,00. Caraca tomera q eu n me arrependa. Se o que vocês estão dizendo é fato, para mim ela será perfeita pois como disseram aí no tópico eu gosto de pancadão, ouço muito musica black.

A Caixa deve chegar só semana q vêm, eu não entendo muito, mas uma vez ví em um tópico de home theater os caras apresentando um in a box... acho q é isso. Quando chegar vou tentar fazer isso, o q acham?
 
Back
Topo