Caixas ativa x passiva(dúvidas)

Batista

Member
...Fernando me explica ai, vc disse ao edubatera que uma ativa e passiva interligadas, ficam mais "eficientes". Nesse caso há de se observar a impedancia, ou, somente interliga-las fica "ideal", outra dúvida é: todas as caracteristicas da ativa se aplicam a passiva, como equalização controle de atenuação...

Abração!
 
Batista,

existem projetos de caixas ativas em que o amplificador interno entrega toda a potência para os falantes da própria caixa, como também existem projetos onde a potência máxima só é alcançada quando existirem a caixa ativa + a passiva.

Isso tem a ver com o seguinte, por exemplo. O amp interno entrega potência máxima em 4 Ohms, mas os falantes são de 8 Ohms. Logo, apenas quando se conecta outra caixa igual e em paralelo é que a impedância mínima será alcançada, e aí o amplificador entregará potência máxima.

Isso é exemplo porque pode existir variações. Como exemplo, certa vez vi uma caixa ativa com saída para outras 3 caixas passivas. Um projeto com amp de 2 Ohms, com falantes de 8 Ohms. 2 Ohms só será atingido quando existirem as 4 caixas.

Assim, na hora de escolher a caixa ativa, é importante olhar este "detalhe", para não comprar pensando em uma coisa e acabar com outra. Um desavisado pode pensar que essa caixa que o EduBatera falou dá 200W RMS, mas isso só é verdade quando ligada a outra caixa.

outra dúvida é: todas as caracteristicas da ativa se aplicam a passiva, como equalização controle de atenuação...

Muitos projetos de caixas ativas trazem equalização, entradas de microfone, etc, no próprio amplificador, que afetam tanto a caixa principal quanto a passiva (afetam o amplificador de uma maneira geral). São feitas pensando no seu uso isoladamente, sem mesa de som (mas é só colocar tudo em flat e ligar na mesa). Outras só trazem o amplificador e pronto, sem equalização nenhuma. Feitas pensando em interligar em uma mesa de som.

Repare:

ps100sl.jpg


Staner PS-100 ativas, uma com duas entradas para microfone e equalização independentes, outras só com amplificação.

ps100p.jpg


Staner PS-100 sem amplificação, passiva.

Cada uma tem um uso específico:

- se você já tem amplificador, pode comprar a passiva
- se você pretende usar sempre com mesa de som, pode comprar a ativa simples
- se você pretende usar sem mesa de som, compra uma ativa com equalização e outra ativa sem equalização (neste caso, as ativas não alimentam passivas, mas uma ativa envia sinal para outra ativa).

Logo, a compra depende do uso que você pensou. A ativa com prés e equalização é a mais versátil, mas também mais cara.

Espero ter esclarecido as dúvidas.

Um abraço,

Fernando
 
Caixas ativa x passiva (dúvidas)

Eu vou ligar a mesa na caixa ativa e depois na passiva certo ? E pretendo comprar a Antera TS 700A e interligar a TS 700...
 
Back
Topo