Caixas Ativas com chiado

Edi Metodista

New Member
Olá amigos!
Estou enfrentando um pequeno problema e gostaria que vocês me dessem sugestões para solucioná-lo.
Tenho duas caixas ativas JBL 151A ligadas como PA em uma mesa de som Yamaha MG166 CX.
Assim que eu conecto as caixas na mesa elas ficam com um leve "chiado". A maioria das pessoas não escutam, porém, qualquer um que tenha um pouco mais de senssibilidade no ouvido percebe que as caixas estão com um chiado de leve. Isso acontece mesmo sem liberar nenhum canal da mesa, sem conectar nada, faders sem volume.
As caixas estão ligadas na mesa com cabo balanceado e conectores XLR (cabo e conectores Santo angelo). O volume na potência da caixa está com 75%. Uma das caixas está com aterramento na eletricidade e a outra não, porém o resultado é o mesmo.
A mesa de som veio com uma fonte que não possui o terceiro pino na tomada, ou seja, não tem como aterrar a energia elétrica da mesa de som.
O que pode estar causando este chiado?
 
Grandes chances de ser problemas elétricos, mas se der para aterrar as caixas pelo menos é menos pior.
Na congregação do meu irmão tivemos este mesmo problema, resolvemos aterrando as caixas (diminuiu o hamme mais continuou fraco) e depois colocando um DI passivo.
Ligação feita: Mesa > DI > Caixa

DI usado foi um da wireconex, barato e honesto.
 
Não sendo problema de eletrica pode ser algum problema eletrônico em fonte de alimentação ou algum capacitor dos circuitos, faça testes e veja quem está gerando o problema, ligue outra mesa nas caixas, se tiver outra fonte para a mesa use e veja como fica, ligue a caixa com um dvd player ou outro dispositivo reprodutor e veja se é a caixa, quando localizar quem está gerando o ruido pode mandar para uma revisão na assistência tecnica
 
Edi,
Você já trocou os cabos? Já passei por problema semelhante e as culpadas eram as soldas dos cabos. Talvez trocando só os conectores resolva.
 
Miranda, obrigado por compartilhar a experiência.
Inicialmente a mesa estava do lado das caixas (PA), então coloquei outros cabos XLR (os de microfone mesmo) e o chiado foi o mesmo.
 
Eu tenho uma SPM 1502A da Selenium e ela começou chiando um pouquinho, até chegar ao ponto de não da para usar, então levei até assistência técnica e o técnico me disse que existe uma placa que ''tira'' o ruído e que ela tinha queimado. Me disse que os capacitores, quebram e soltam por conta de quedas e da vibração.

Talvez seja isso que está acontecendo com a sua.

Boa sorte!
 
Back
Topo