Caixas Attack

a PAZ


Curiosidade, sempre pensei que um line teria que ser composto por no minimo 4 caixas por lado, e de acordo com as dimensões do local ampliaria sempre em números pares, está certo esta afirmação?


heriberto
 
Re: Boa

Gabriel Pressão disse:
Excelente discussão, pessoal!! Raphael, quais são aqueles modelos das fotos que você postou? Tou afim de montar um sisteminha, em breve coloco minhas dúvidas num tópico aí. Abraços.

O modelo é o VRX932LA, é um modelo passivo mas existe a versão ativa também. Acesse <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.jblpro.com">www.jblpro.com</a><!-- w --> e procure pela linha VRX.
 
bersan disse:
Até onde sabia, isto só era plenamente atingido com caixas ativas (onde o ajuste é feito no amp de cada caixa). É a primeira vez que vejo um sistema passivo que resolve este problema.

Nota 1000 pelo post!!!! Nota 1.000 para a JBL.

Um abraço,

Fernando

Em sistemas passivos também é possivel, basta fazer os ajustes num processador colocado antes dos amps do sistema, por isso esses processadores são chamados de gerenciadores de sistema, tem os dbx 260, Driverack PA, 4800 e por ae vai, tem os BSS 366, acho que até um Behringer faz esse tipo de trabalho onde vai se gerenciando o sistema de caixas por zona, caixas mais perto do publico o gerenciador diminui o sinal enviado e assim por diante.
 
heriberto disse:
a PAZ
Curiosidade, sempre pensei que um line teria que ser composto por no minimo 4 caixas por lado, e de acordo com as dimensões do local ampliaria sempre em números pares, está certo esta afirmação?

heriberto

Não posso te dar certeza mas depende muito do local e da distancia entre a caixa e o público.
 
Só fiquei com uma duvida, afinal é melhor uma ativa e uma passiva ou duas ativas, pelo que li aqui essa diferença de potencia não faria tanta diferença, é isso mesmo?
 
Rinaldo Gomes disse:
Só fiquei com uma duvida, afinal é melhor uma ativa e uma passiva ou duas ativas, pelo que li aqui essa diferença de potencia não faria tanta diferença, é isso mesmo?

Depende muito, dependendo do preço, uma ativa e uma passiva compensa ou não, não sou a favor desse tipo de sistema. Questão de gosto.
 
Olá gente,

Curiosidade, sempre pensei que um line teria que ser composto por no minimo 4 caixas por lado, e de acordo com as dimensões do local ampliaria sempre em números pares, está certo esta afirmação?

A fórmula do cálculo de cobertura vertical do line leva em conta a altura do empilhamento de caixas. Lines de pouca altura em geral não passam de caixas empilhadas, sem o devido efeito do acoplamento.

Agora, daí a dizer que no mínimo 4 caixas por lado... complicado. Tudo dependerá dos cálculos, da distância a ser atingida e do modelo de caixa a ser utilizada.

Agora, quanto ao uso de números pares, isto realmente não é necessário. Exemplo:

Imaginemos que para Distância de Fresnel* de no mínimo 15 metros, precisemos de um empilhamento de 1,5 metro (chute, não é o cálculo real).

Com o modelo X, de 40cm de altura, precisaremos de 4 caixas.
Com o modelo Y, de 60cm de altura, precisaremos de 3 caixas
Com o modelo Z, de 30cm de altura, precisaremos de 5 caixas.

* a distância até onde o conjunto de caixas se comporta como um só, com dispersão sonora cilíndrica, ou seja, funcionando como um line-array de verdade.

Mas note que os sistemas Y e Z serão ativos, enquanto o X pode ser ativo ou passivo. Em lines passivos, onde temos que calcular impedância na hora de ligar nos amps... só trabalhando com pares mesmo. Até dá para fazer com um número ímpar de caixas em sistema passivo, acrescentando um amp específico para estas caixas, mas haja complicação.

---------------------
Raphael escreveu:

Em sistemas passivos também é possivel, basta fazer os ajustes num processador colocado antes dos amps do sistema, por isso esses processadores são chamados de gerenciadores de sistema, tem os dbx 260, Driverack PA, 4800 e por ae vai, tem os BSS 366, acho que até um Behringer faz esse tipo de trabalho onde vai se gerenciando o sistema de caixas por zona, caixas mais perto do publico o gerenciador diminui o sinal enviado e assim por diante.

Sim, eu sei. O grande detalhe é este: processamento, ou melhor, alguém que saiba fazer isto.

Imagine o desenho que você mesmo apresentou, mas agora com 6 caixas, todas passivas. Duas apontadas para o fundo (+3dB), duas para o meio (0dB) e duas para o local mais próximo (-3dB); isto em duas torres (L/R). Temos um total de 12 caixas, todas de 8 Ohms.

Em um sistema passivo, ou seja, caixas + amp, será necessário ter um amp dedicado para cada um desses conjuntos, de forma a casar as impedâncias (4 caixas por amp, 4 Ohms impedância final). Cada amp terá volumes ajustados de forma diferente. Amp do fundo no máximo, amp do meio em -3dB, amp da frente em -6dB.

Complicado, não? Agora imagine isto com uma pilha de 12 caixas... Quantos cabos, quantos amps, quantos cálculos...

Por outro lado, com caixas ativas, é só ajustar o volume em cada amp de caixa e pronto, resolvido. A única preocupação é ajustar o volume em relação a posição da caixa no empilhamento.

Agora, nesta caixa da JBL, temos o melhor dos dois mundos. Uma pequena chave para ser acertada em relação à posição da caixa no empilhamento, e todos os amps com o volume no máximo.

Note a vantagem: como a mudança é na caixa, um único amp bem potente resolveria o que no sistema passivo "tradicional" exigiria vários amps. O amp "parrudão" entregará a potência igual a todas as caixas, mas cada uma tem um acerto de volume próprio, na própria caixa, mesmo em um sistema passivo.

E sim, um processador (Driver Rack dbx, Behringer DCX) resolveria isto também. O problema é achar um técnico que SAIBA fazer isto de forma correta. O sistema passivo tradicional é o mais propenso a erros, enquanto os outros dois (ativo ou este novo JBL) tem a tendência a simplificar tudo.

Entretanto, a limitação dessas JBL está clara. Estas caixas pode ser usado em sistemas onde volumes tem variação de 6dB (+3, 0, -3). Em sistemas que necessitam de mais que isto, não serve.

Um abraço,

Fernando
 
Boa tarde a todos!!
como peguei a conversa já cheia de comentários, desculpem se o meu post ficar grande.

Nask, sobre as caixas Attack, nós receberemos em breve, e consigo preço pouca coisa melhor, no total de caixas talvez valha a pena, mas como sou de SP, perco por ter de pagar frete. Eu acredito que seja ótima opção. Sem contar que gostaria muito de incentivar as produções nacionais.
Posso estar engananda, pois eu pouco sei sobre sonorização AINDA (rs), usar somente uma caixa no pedestal, não tem o mesmo benefício de estrutura Line Array, seria somente uma caixa no pedestal. Eu não trabalho com line da Attack, mas se for ficar na opção de nacional, creio que seja o melhor custo. A DB Teconoliga desenvolveu alguns modelos de Line Array com alto-falantes Eighteen Sound, ainda não ouvi, mas se tiver a qualidade dos falantes, deve ser bom. Eles têm autorização para uso da marca, assim como a KW tem autorização da Beyma. Preço: modelo Ultra compact (Line Array - 350 W RMS - 1X8" 1 dr Neo 8 ohms - By Eighteen Sound) R$ 2.800,00 - preço de tabela.
Sobre os lines da JBL, ano passado eles lançaram um modelo muuuuito pequeno, mas não lembro a referência. A linha VRX, nós tínhamos em promoção. Hoje, o modelo passivo VRX932LA custa R$ R$ 7.385,00 e o modelo ativo VRX932LAP R$ 14.315,00 (preços de tabela).

Abraço a todos!!

Pâmela
Cheda's

Telefones: (11) 3221-4151/3221-4499
ID Nextel: 103735*3
msn: <!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e -->
skype: chedasom
 
bersan disse:
O grande detalhe é este: processamento, ou melhor, alguém que saiba fazer isto.

Grandes empresas como a JBL disponibilizam em seu website a configuração para esse processamento, inclusive variando a quantidade de elementos a serem usados. No site da JBL tem os parametros para vários processadores, na verdade os mais usados pelos peazeiros, como dbx 260, 4800, BSS336 e os consagrados Lake.
 
Pâmela disse:
Hoje, o modelo passivo VRX932LA custa R$ R$ 7.385,00 e o modelo ativo VRX932LAP R$ 14.315,00 (preços de tabela).
Enquanto aqui o modelo ativo custa 5,3x a menos que no Brasil....haja taxa de importação!!!
 
Pâmela disse:
... Nask, sobre as caixas Attack, nós receberemos em breve, e consigo preço pouca coisa melhor, no total de caixas talvez valha a pena, mas como sou de SP, perco por ter de pagar frete. Eu acredito que seja ótima opção. Sem contar que gostaria muito de incentivar as produções nacionais ...

Ola pamela depois de 5 anos, ate que enfim, vejo uma mulher no ambiente tao masculino! hehehehehe Bem vinda ...

Fiquei interessado na sua "proposta". Podemos abrir uma negociação?! Como ja disse em post anteriores, quero um leque de informações, pra so assim, adiquirir os equipamentos. Também tenho esse intuito de incentivar as produções nacionais, so teremos equipamentos nacionais de qualidade se ajudarmos nossa industria.

Rinaldo Gomes disse:
Só fiquei com uma duvida, afinal é melhor uma ativa e uma passiva ou duas ativas, pelo que li aqui essa diferença de potencia não faria tanta diferença, é isso mesmo?
Falando das caixas da attack, como postei no inicio, as de 15" (mp604 e a600) tem uma diferença grandiosa de dB/SPL. Compensando nesse caso 2 ativas.
Obs: Em breve estarei indo no representante da marca para ver algumas questões, uma delas é saber da fabrica o motivo da grande diferença (dB/SPL)...
Jas nas de 12" (mp404 e a400) a diferença é minima de dB/SPL. Aqui podendo usar Ativa e passiva. É so vc dar uma olhada na Curva de Resposta de Frequência que postei das caixas de som.

raphael leal disse:
Depende muito, dependendo do preço, uma ativa e uma passiva compensa ou não, não sou a favor desse tipo de sistema. Questão de gosto.
Raphael, compartilhe conosco suas considerações, de não ser a favor do sistema ativo + passivo. :?:

O topico tomou proporções grandiosas, pardindo de uma simples duvida!

Como havia dito jbl, ciclotron, oneal, staner ... tem um preço bastante salgado. Custo beneficio da attack para eles é melhor (caixas convencionais). Line jbl, no meu caso, somente no futuro! hehehe

Vi varios comentarios sobre as caixas jbl, alguem pode contribuir com outros fabricantes? Line ou não!

Continuemos ...
 
Só acho meio estranho ter que usar outra caixa pra poder tirar o máximo que o amp da ativa pode dar. Como foi falado aqui isso é coisa de brasileiro, grandes marcas importadas não usam esse tipo de sistema.
 
raphael leal disse:
Só acho meio estranho ter que usar outra caixa pra poder tirar o máximo que o amp da ativa pode dar. Como foi falado aqui isso é coisa de brasileiro, grandes marcas importadas não usam esse tipo de sistema.

Gosto é gosto ... Mas existe alguma pesquisa(embasamento tecnico) que comprove essa "deficiencia" de uma caixa alimentar outra?!

Nâo vejo problema em usar esses sistemas. Partindo das expecificações tecnicas, que case impendancia e não tenha tenha diferença absurda de sensibilidade(dB/SPL) ...

Quem sera o errado ... Nos brasileiros ... Dificil dizer ...
 
Não é questão de ser errado, nesse caso é ser diferente do mundo, pode ser bom ou ruim, depende de quem avalia.
 
Minha net está tão lenta que nem posso ver esse link direito, mas também parece ser um line bem interessante...

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.rcf.it/en_US/web/rcf/news/view/-/asset_publisher/eu4J/content/23362?redirect=/web/rcf/touring-and-theatre">http://www.rcf.it/en_US/web/rcf/news/vi ... nd-theatre</a><!-- m -->
 
Trabalhei sabado num casamento que o cara tava tocando com 4 subs da JBL e 4 desses lines em tripés em cima do sub.
O som tava muito bom, mas esse esquema já fica um passinho a frente das minhas condições.
 
já fica um passinho a frente das minhas condições

Um pequeno passo para o Egon, um grande salto para o bolso do Fernando, hehehe. (Lembrei na hora da frase do Neil Armstrong na Lua)

Só acho meio estranho ter que usar outra caixa pra poder tirar o máximo que o amp da ativa pode dar. Como foi falado aqui isso é coisa de brasileiro, grandes marcas importadas não usam esse tipo de sistema.

Custo, tudo questão de custo. Um sistema ativo + passivo é mais barato que 2 x ativos. E como a parte mais sensível do brasileiro é o bolso.... daí existirem hoje no mercado caixas ativas que alimentam até +3 passivas!!!

Nota explicativa:

1) caixa ativa que não alimenta uma passiva
Amplificador interno tem impedância mínima = impedância do falante
Minha Yorkville canadense tem amp e woofer de 2 OHms (bem fora de padrão).

2) Caixa ativa que alimenta uma passiva
Amplificador interno de 4 Ohms, impedância dos falantes em 8 Ohms. Duas caixas em paralelo = 4 Ohms

3) Caixa ativa que alimenta 3 passivas
Amplificador interno de 2 OHms, impedância dos falantes em 8 Ohms. Quatro caixas em paralelo = 2 Ohms.


Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo