Caixas Attack

Nask

New Member
Eae rapaziada do Som Ao Vivo!

Negocio é o seguinte, estou colhendo experiencias sobre as caixas attack. Ate o momento tenho boas indicações, passivas e/ou ativas. Ja escutei o sub sb 604 tocando, é uma coisa de louco.

Estou querendo montar um sistema de medio porte, para festa e aluguel. Ja fiz uma pesquisa de valores custo/beneficio das caixas attack são os melhores do mercado!

Li em outro topico, comentarios sobre caixas ativas e passivas, me deixando surpreso os comentarios.

Minha intenção é realmente comprar ativa e passiva. Segue abaixo a lista dos equipos:

Preços do site mensageiromusical.com.br o mais barato, para as caixas attack:

Graves¬
Passiva => S 600 -> R$ 858,39
Ativa => SB 604 -> R$ 1.636,80

Medio/Agudo¬
Passiva => A 600 TI -> R$ 928,14 -ou- Passiva => A 400 TI => R$ 828,00
Ativa => MP 604 TI -> R$ 1.600,00 -ou- Ativa => MP 404 TI => 1.248,00

O que vocês acham ...

Comprar 1 par de sub grave é muita coisa? Realmente é pior comprar ativa + passiva?

Alguem tem outro SETUP, pode ser de outros fabricantes ...

Valeu pela força!

-----Editado por Raphael-----
 
Nask disse:
Minha intenção é realmente comprar ativa e passiva
... soh compraria ativa + passiva com orcamento limitado ... veja, vc paga R$ 928,00 numa caixa passiva A600 para ter 100wrms a mais no seu sistema (os 420WRMS que indica na MP604 TI eh o maximo que o amp dela fornece em 4ohms, ou seja, com uma passiva ligada nela... ela sozinha fornece aproximados 300WRMS), nao compensa ... melhor duas ativas, mas, vai de orcamento ... e ainda fico na duvida sobre as perdas com cabos na ligacao passiva, podem ser despresiveis, mas elas existem.

... se vai usar sub, tem a questao que ja foi citada de ambiente, quantidade de pessoas ... se eh para pequeno e medio porte para comecar usaria o seguinte:

01 SUB Ativo => SB 604
02 CAIXAS Ativas => MP 404 TI

... depois eh so ir vendo a necessidade de incrementar o sistema com mais passivas ou ativas, vai de orcamento.

[ ]'s
 
amarildo santana disse:
Nask disse:
Minha intenção é realmente comprar ativa e passiva
... soh compraria ativa + passiva com orcamento limitado ... veja, vc paga R$ 928,00 numa caixa passiva A600 para ter 100wrms a mais no seu sistema (os 420WRMS que indica na MP604 TI eh o maximo que o amp dela fornece em 4ohms, ou seja, com uma passiva ligada nela... ela sozinha fornece aproximados 300WRMS) ...

Ola Amarildo e Rafael, agradeço pelas respostas!

Amarildo ainda não consigo entender, o por que de técnicos, assemelham WRMS com potencia final. Podemos ter sistemas com baixa potencia (WRMS) e alta sensibilidade (dB/SPL). Para ser ter a real sensação de "som nas alturas" tem que levar em consideração o dB/SPL da caixa e não o quanto de potencia WRMS.

Curva de Resposta de Frequência


Baseado na curva de freqüência(acima), também encontrado no site da Attack, vera que entre os subs ativos e passivos não existe diferença na sensibilidade das caixas 130 dB/SPL de pico - 119 de media.

Já nas caixas de médio/agudo existe um diferença ... Entre ativas e passivas (mp604 e a600) cerca de 10dB/SPL.
Nas (mp404 e a400) a diferença é mínima ...

Pelas configurações aprensentadas tenho minhas duvidas, mas é sempre bom ter uma segunda opnião.

Obs. Em breve vou visitar um represetante da marca, para ver preços, parcerias ... mas o foco sera sobre a diferença(dB/SPL) entre as caixas (mp604 e a600)!

Alguem aconselha outro SETUP, fabricante ...

Continuemos a discursão ...

----Editado por Raphael----
 
Nask disse:
Amarildo ainda não consigo entender, o por que de técnicos, assemelham WRMS com potencia final. Podemos ter sistemas com baixa potencia (WRMS) e alta sensibilidade (dB/SPL). Para ser ter a real sensação de "som nas alturas" tem que levar em consideração o dB/SPL da caixa e não o quanto de potencia WRMS.
... correto! minha citacao foi com base na expecificacao nominal da caixa, sem considerar o SPL (particularmente acho que a sensibilidade que eles mostram no manual soh eh obtida com o hibrido ativo+passivo, as caixas separadas, acho, que nao teem esta sensibilidade) ... eh sabido que uma caixa com maior sensibilidade vai "falar mais" que uma de menor sensibilidade, fato.

Já nas caixas de médio/agudo existe um diferença ... Entre ativas e passivas (mp604 e a600) cerca de 10dB/SPL.
Nas (mp404 e a400) a diferença é mínima ...
... nesta caso tratamos diferentes sistemas ... o ativo considerando o amp embutido, projetado teoricamente para tal sensibilidade ... jah o passivo vai depender do amp que vc utilizar, esse valor podera ser igual ou menor.

Pelas configurações aprensentadas tenho minhas duvidas, mas é sempre bom ter uma segunda opnião.
... isso eh bom! da para formar uma opniao pessoal, eu gosto de ser assim tambem, ter uma propria ... posso adotar a A ou a B, mas, vai ser a minha.


Obs. Em breve vou visitar um represetante da marca, para ver preços, parcerias ... mas o foco sera sobre a diferença(dB/SPL) entre as caixas (mp604 e a600)!
... depois posta o resultado desta visita aqui no topico! vai ser bastante esclarecedor ... e pode mudar opnioes ... eu tenho duas MP604TI e tou esperando chegar mais duas ... com especificacao ou sem especificacao as caixas falam bem! tem otimo timbre!

[ ]'s
 
raphael leal disse:
Nask, evite postar seus comentários em negrito, ajuda a manter o padrão do fórum. :wink:

Ok Raphael, foi mal pela bola fora :wink:

amarildo santana disse:
Nask disse:
Já nas caixas de médio/agudo existe um diferença ... Entre ativas e passivas (mp604 e a600) cerca de 10dB/SPL.
Nas (mp404 e a400) a diferença é mínima ...
... nesta caso tratamos diferentes sistemas ... o ativo considerando o amp embutido, projetado teoricamente para tal sensibilidade ... jah o passivo vai depender do amp que vc utilizar, esse valor podera ser igual ou menor.

Parando pra pensar temos mais uma opção que não foi dita. line array! O que acham de trocar a caixa convencional por line array? O preço é praticamente o mesmo, sendo o line melhor por varios motivos. Pensando bem ... Line seria a melhor escolha ...

amarildo santana disse:
Nask disse:
Pelas configurações aprensentadas tenho minhas duvidas, mas é sempre bom ter uma segunda opnião.
... isso eh bom! da para formar uma opniao pessoal, eu gosto de ser assim tambem, ter uma propria ... posso adotar a A ou a B, mas, vai ser a minha.

Amarildo ja tem 3 meses colhendo dados sobre essas caixas, e não so elas, oneal, ciclotron, jbl, staner ... Essas ultimas muito caras e tocando o mesmo e ate mesmo menos que as attack. Como disse custo/beneficio das attack são melhores!


amarildo santana disse:
Nask disse:
Obs. Em breve vou visitar um represetante da marca, para ver preços, parcerias ... mas o foco sera sobre a diferença(dB/SPL) entre as caixas (mp604 e a600)!
... depois posta o resultado desta visita aqui no topico! vai ser bastante esclarecedor ... e pode mudar opnioes ... eu tenho duas MP604TI e tou esperando chegar mais duas ... com especificacao ou sem especificacao as caixas falam bem! tem otimo timbre!

Sem duvida, questão de tempo mesmo ... mas em breve estarei fazendo essa visita e postarei aqui!
 
Nask disse:
Parando pra pensar temos mais uma opção de não foi dita. line array! O que acham de trocar a caixa convencional por line array? O preço é praticamente o mesmo
... vou descordar no preco ... lines de qualidade sao beeeem mais caros que os sistemas convencionais! ... quanto a eficiencia, dependendo de onde vai usar, um ou outro vai bem.

... para o sistema que vc pretende montar, festas de pequeno/medio porte, line eh desperdicio ... imagine tambem que vc tera que levar uma "super estrutura" para armar ele! ... pense ainda que precisarah impreterivelmente de "subs" ... sera que justifica???

[ ]'s
 
amarildo santana disse:
Nask disse:
Parando pra pensar temos mais uma opção de não foi dita. line array! O que acham de trocar a caixa convencional por line array? O preço é praticamente o mesmo
... vou descordar no preco ... lines de qualidade sao beeeem mais caros que os sistemas convencionais! ... quanto a eficiencia, dependendo de onde vai usar, um ou outro vai bem.

... para o sistema que vc pretende montar, festas de pequeno/medio porte, line eh desperdicio ... imagine tambem que vc tera que levar uma "super estrutura" para armar ele! ... pense ainda que precisarah impreterivelmente de "subs" ... sera que justifica???

[ ]'s

Ja tem lines para tripe ... de varios fabricantes ... com preços similares as caixas convencionais ... Investir em qualidade nunca é exagero, principalmente se uma das minhas finalidade com o equipamento é alugar.

Ja que estamos falando de attack, lançamento da marca Versa - Vertical Array - Versa112A e Versa206A Ativas

Tem tambem a Line Array DB Line Compact é so fazer uma busca simples no google ...
 
Cara, line é beeem mais caro...
Mas sem levar em consideração preço, lines necessitam de muito mais processamento, além de ter de acoplar pelo menos umas 5 caixas para poder utilizar o "benefício" de ondas cilíndricas - que seria se ter o mesmo nível de pressão tanto perto quanto longe das caixas (afinal, uma caixa não adianta de nada...).

Sem contar que não é todo o lugar que permite um sistema ter dispersão horizontal de 120 graus (não dá pra montar essa estrutura em frente a um púlpito e tal), além de necessitar de um tripé beeeeem maior...

Abraços

isinho
 
Discordando um pouco....:D

jbl_vrx932lap_2.gif

jbl_vrx932lap_4.gif

jbl_vrx918sp_2_vrx932lap_4.gif

jbl_vrx918sp_4_vrx932lap_4.gif
 
... R$ 2.000,00 eh valor de uma caixa apenas ??? ... a Versa 206A, 2 x 6" e um drive titanio 1" ... posso me enganar, mas, para configurar realmente um sistema como "line" tera de ter pelo menos duas (ou mais) ... e ainda tem o custo fixo do sub, sem ele nao vai render nada.

... continuo com minha opniao, nao vai sair "barato" nao ... por outro lado, dependendo do $$$, sem duvida eh um bom investimento.

[ ]'s
 
isinho disse:
Cara, line é beeem mais caro...
Mas sem levar em consideração preço, lines necessitam de muito mais processamento, além de ter de acoplar pelo menos umas 5 caixas para poder utilizar o "benefício" de ondas cilíndricas - que seria se ter o mesmo nível de pressão tanto perto quanto longe das caixas (afinal, uma caixa não adianta de nada...).

Sem contar que não é todo o lugar que permite um sistema ter dispersão horizontal de 120 graus (não dá pra montar essa estrutura em frente a um púlpito e tal), além de necessitar de um tripé beeeeem maior...

Abraços

isinho

Eu não acho caro investir um pouco mais em melhores sistemas. Muitos falam em timbres puros, qualidade e fidelidade da caixa ao audio. Com certeza se for colocar na ponta do lapis, vai mais caro ter um sistema line. Mas, e a tranquilidade, confiança de esta operando um equipamento HD (High Definition) hehehe não compensa?! Sem desmereçer os outros equipamentos. Caixas convencionais ativas top de linha estão na faixa de R$ 2000 a R$ 3000. Justamente na faixa de valores dos lines ...

Realmente isinho, dependendo do lugar e line que você tiver, sera totalmente inviavel. Ainda bem que os fabricantes estão pensando nos tecnicos/operadores/usuarios de pequeno e medio porte (meu caso). Assim podemos trazer pros eventos menores toda tecnologia aplicada nos grandes shows. Custo/beneficio de line no tripe é muito melhor, comparado com sistemas convencionais.

Agradeço ao Raphael que postou belas imagens hehehe e dando um patamar de quanto vai custar essas belezuras.

Otima discursão ... Eventos de pequeno e/ou medio porte: Caixas Convencionais ou Line Array?!

Continuemos ...
 
Desculpem, não conhecia esse sistema, embora não veja muito "lucro" em usar apenas uma caixa dessa por lado (além da dispersão horizontal).
Mas o custo com certeza é maior. Com o preço de uma caixa de line Attack, compro uma RCF...

Mas gostei do tripé!

hehe
 
amarildo santana disse:
... R$ 2.000,00 eh valor de uma caixa apenas ??? ... a Versa 206A, 2 x 6" e um drive titanio 1" ... posso me enganar, mas, para configurar realmente um sistema como "line" tera de ter pelo menos duas (ou mais) ... e ainda tem o custo fixo do sub, sem ele nao vai render nada.

... continuo com minha opniao, nao vai sair "barato" nao ... por outro lado, dependendo do $$$, sem duvida eh um bom investimento.

[ ]'s

Esse valor é somente para uma caixa, esse sistema Versa (versátil) foi desenvolvido para compor lines de pequeno porte, no bumper original da Attack só podem ser pendurados 4 lines + 1 sub por lado.
 
Desculpem, não conhecia esse sistema, embora não veja muito "lucro" em usar apenas uma caixa dessa por lado (além da dispersão horizontal).
Pode ser bastante util em locais aberto, esse modelo que postei da JBL também foi desenvolvido para pequeno porte, ele tem até uma chave na parte de trás onde pode selecionar o "tiro" das medias altas, por exemplo, se usar um sistema com 3 lines por lado o primeiro elemento de cima pra baixo recebe uma atenuação de 3dB, o elemento do meio fica com 0dB e o ultimo fica selecionado em +3dB. Muito bem pensado pela JBL.
Picture1.png

Picture2.png


Mas o custo com certeza é maior. Com o preço de uma caixa de line Attack, compro uma RCF...
Claro que voce compraria uma RCF...:D
 
Boa

Excelente discussão, pessoal!! Raphael, quais são aqueles modelos das fotos que você postou? Tou afim de montar um sisteminha, em breve coloco minhas dúvidas num tópico aí. Abraços.
 
Olá Gabriel, seja bem vindo ao SomAoVivo.

Gostei do seu Nick, bem interessante, mas se prepare para ficar surdo no futuro! Eu já estou sentindo os primeiros efeitos com apenas 34 anos.

Rapahel,

show!!!!!!!! Rapaz, esse sisteminha JBL resolve um problema que estou sempre falando.

Em um bom sistema line array (cobertura homogênea de resposta de frequência), você deve fazer pequenos ajustes de volume entre as caixas para obter uma cobertura homogênea também em volume, já que as distâncias alcançadas por cada caixa são diferentes entre si.

Até onde sabia, isto só era plenamente atingido com caixas ativas (onde o ajuste é feito no amp de cada caixa). É a primeira vez que vejo um sistema passivo que resolve este problema.

Nota 1000 pelo post!!!! Nota 1.000 para a JBL.

Um abraço,

Fernando
 
Aeee

Obrigadão Fernando!!
Quanto ao nick, é meu nome artístico...heheh "o grave mais diferente do Nordeste"!!
Eu num sabia que a surdez chegava cedo assim...rs
Me diz uma coisa, esse sistema colocado na página anterior por Raphael é JBL? Quais modelos? Tem dele ativo, é muito caro? Vou criar em breve um tópico com minhas inocentes dúvidas, pois não entendo de áudio...abraço, amigo!!
 
Back
Topo