Caixas "caseiras" x Crossover

estevao90

New Member
Olá, pessoal!

Sou relativamente novo no áudio, mas estou me esforçando e estudando bastante coisa. A algum tempo venho tentando realizar algumas mudanças no som da minha igreja, porém tenho encontrado bastante resistência de alguns "técnicos". No entanto, acredito que agora vai.

Minha igreja tem 2 caixas de 3 vias de fabricação caseira, sem divisor de frequência, de tal forma que o tweeter queima direto. A ideia de por um divisor de frequência passivo dentro da caixa parece ser inviável, devido ao espaço. Então, estava pensando em comprar um crossover. Gostaria de saber qual é o mais indicado nesse caso e se vale a pena, pois não posso gastar muito, uma vez que pretendo reestruturar todo o som (um projeto de 3 a 4 anos).

A caixa é composta de 2 falantes de 300W cada, um tweeter de 250w e uma corneta de 150W. Se precisar de mais alguma informação eu vou abrir a caixa para verificar.

Temos 2 amplificadores: Um Sygnus PA 400 e um Spectro 4.2 turbo (não achei ele em nenhum lugar para descobrir as especificações). Com esses amplificadores dá para ligar as 2 caixas com o crossover? Qual seria o mais adequado? Tweeter no lado A do PA 400, Corneta no lado B, e falantes no Spectro, por exemplo...

Também temos um equalizador, da sygnus, de 15 bandas.

Obrigado pela ajuda.
 
Valeu, Obrigado!

Você poderia me indicar um modelo de crossover para esse caso?

Outra questão seria em relação a ligação do amplificador às caixas. A caixa tem 2 conectores speakon. Vi aqui no fórum que é possível usar os 4 pinos e mandar o sinal da corneta e do tweeter juntos no mesmo cabo. Mas como seria a ligação no Amp?

Se alguém souber algo sobre esse amp Spectro 4.2 turbo, por favor, me passe.

Obrigado!
 
A PAZ

Voce diz que não tem espaço para colocar um divisor passivo, acho estranho pois voce informa que tem 2 woofer's na caixa.
O Atila já te deu as orientações, melhor será comprar um divisor ativo. Pesquise na internet e voce vai encontrar diversos fabricantes.
As ligações que voce estão correta, o amplificador com maior potencia voce liga nos Woofer's, pois cada para estará com 4 0hms, o PA 400 em um canal voce liga a corneta e ST liga no outro canal, ambos estarão com 4 ohms. Creio que o ST não tenha esses 250W alegados e tão pouco as cornetas tenham 150w, acredito que seja bem menos.
Por esse motivo recomendo que voce compre um divisor de 3 vias, mas se conseguir apenas um de 2 canais, então voce liga na corneta e da corneta coloca um divisor passivo para o ST.
 
A behringer possui crossovers mas nunca ouvi alguem comentando sobre eles. Eu irei dar uma pesquisada e ver depois deixo aqui. Mas a questão é quanto pode gastar? Vou estudar sobre crossovers, hoje em dia com as caixas ativa e crossovers passivos pequenos é dificil ver caixas que nem a tua. At.e hoje nunca vi nem uma pessoalmente e no forum vi só uma.
 
Estevão eu andei lendo um pouco e vi uns crossovers. Se você com a grana curta vai de Behringer CX 3400, agora se puder gastar um pouco mais vai de DCX 2496. Com esse último você terá um bom produto por um preço acessível e quando espandir tera algo util em suas mãos. Muitos dizem que a sonoridade do DCX 2496 não é aquelas coisas, só que é um preço legal. Agora se quer algo mais top tem o Dbx DriveRack 260 (se tiver grana para pegar ela, compensa você pegar caixas novas e melhores).
 
Olá, Lucas...
Essa é a minha grande dúvida: qual crossover seria mais em conta. Estive pesquisando alguns também. Esse Cx 3400 acredito que já atenderá bem, porque pretendemos reestruturar todo o som daqui 2 ou 3 anos.
Então tem que ser algo para quebrar o galho enquanto a gente não reestrutura. Os equipamentos que temos são simples.

Acredito também que, com o uso de caixas ativas, eu não irei precisar mais do crossover.
 
Como teu sistema é mono e é de 3 vias te aconselho a ver um CX2310 ele é bem barato. Sobre a questáo do DCX ele você poderá usa-lo em varias funções como RTA, feedback destroyer (apesar de demorar alguns segundinhos), equalizador, torre de delay e mais algumas coisinhas. Então vai ser algo que você usará hoje e depois com as novas caixas. Se der vai de DCX.
 
Olá, Lucas...
Na verdade o sistema aqui é estéreo, apesar de quase nunca usar o pan. No entanto, gostaria de continuar com a ligação estéreo.
 
Lembrando que o 2310, trabalhando com dois canais ele deverá ser usado com woofer e driver, para 3 vias é apenas se for mone, um canal apenas.
 
Pessoal, mais dúvidas surgiram.

Como expliquei anteriormente, as caixas possuem dois conectores speakon. Um será usado para ligar os alto falantes e o outro para ligar tweeter e corneta. Na ligação dos alto falantes, já usamos cabo PP 2x2,5mm. Para o cabo de interligação da corneta e tweeter, usarei cabo PP 4x2,5mm.
Nas interligações dentro da caixa, usarei fio de energia, de 2,5mm. Essa parte está correta? Poderia usar um fio de bitola menor dentro da caixa?

Outra dúvida, refere-se a ligação do crossover ao amp. No caso, o crossover usa conector XLR. No caso, ao ligar no amp, eu descarto o sinal do pino 1 e ligo só pino 2 e 3?
 
Back
Topo