Caixas de Delay

VictorDalmaso

Active Member
Olá amigos,


estava conversando com uma amiga e derrepente veio a dúvida:
O que é uma caixa de Delay?
Alguém pode responder??
Tem a ver com correção no alinhamento, ou no espaço fisico do local?

Abraço
 
Não sei se estou certo, mas acho que é pra espaços muito grandes, monta-se essas torres de delay, pq já que o local é grande acho que tem um atraso no som, usa-se essas caixas pra resolver esse problema
 
Olá

Algumas considerações:
(posso estar errado, isso é bem comum...)

Não necessariamente são torres, podem ser apenas caixas colocadas a meia distância no ambiente. Na verdade, elas não entram por causa do delay, mas sim porque o som se torna fraco, perde volume; assim, se faz necessário um reforço sonoro.
O delay é a consequência de se colocar essas caixas, porque assim o som da caixa mais próxima chega antes que o produzido pela mais distante, sendo necessário intruduzir um atraso no sinal da caixa mais próxima para que o som chegue a seus ouvidos juntamente com o som produzido pela outra.

Expliquei, compliquei, ou errei?

:D

Abraços

isinho
 
isso mesmo...o delay é para compensar o atraso do p.a....é somente um reforço...em som profissional não colocadas a 50metros do p.a...e outras a cada 30metros....na igreja..nomalmente são colocada a cada 20mts....lá na pib pelo menos é a 20 mts. Mas a idéia principal é reforço..como isinho falou
 
... bem explicado isinho... definicao de delay: eh o termo tecnico usado para designar o retardo de sinais em circuitos eletronicos, geralmente o atraso de som.
 
Outra coisa, a partir de 7 metros já dá pra sentir o atraso (de forma mínima, quando perceptível), já a partir de 20 metros, se torna indispensável...
 
A PAZ


Nadico
Na minha igreja temos 2 caixas distatantes do P.A 9,5mt, e aplicamos delay nelas.

Uma vez na audio list me orientaram que até 6m pode ficar sem delay, mas a partir desta distancia ai sim é necessário.


Heriberto
 
A aplucação de delay vai variar de igreja p igreja e som p som, exemplo...9 metros p mm é mto pouco p delay....temos uma capela na igreja p 500 pessoas lá tem 1 par de bose 802, e não precisa de delay, eu só vejo a aplicação de delay p cima de 17 metros, até ai...o p.a principal temque dar conta.
 
heriberto disse:
A PAZ


Nadico
Na minha igreja temos 2 caixas distatantes do P.A 9,5mt, e aplicamos delay nelas.

Uma vez na audio list me orientaram que até 6m pode ficar sem delay, mas a partir desta distancia ai sim é necessário.


Heriberto

Que diferença uma vez me diceram que som precisaria de delay apartir de 20,00m, mas eu não quiz acreditar, foi bem feito.
 
A aplucação de delay vai variar de igreja p igreja e som p som, exemplo...9 metros p mm é mto pouco p delay....temos uma capela na igreja p 500 pessoas lá tem 1 par de bose 802, e não precisa de delay, eu só vejo a aplicação de delay p cima de 17 metros, até ai...o p.a principal temque dar conta.

Na minha igreja na há como uma caixa cobrir bem 17 metros, o pé direito dela é de apenas 3,8 metros.
 
A PAZ

guilhermeiav


temos uma capela na igreja p 500 pessoas lá tem 1 par de bose 802, e não precisa de delay, eu só vejo a aplicação de delay p cima de 17 metros, até ai....

Guilherme, nesta bose não será parecido com um "Line"?

Heriberto
 
A PAZ

Perguntei por ter achado a um tempo atrás esta informação:
De: alvaroneiva§yahoo.com.br
Data: 17/08/05 14:55

Henrique,

As Bose 802 formam um sistema com seu controlador, um equalizador dedicado que reforça e filtra baixas e altas freqüências, compensando características dos alto-falantes usados e conseguindo o resultado de que você se lembra. Sem o controlador, o resultado seria decepcionante.

As caixas tem um projeto bastante inteligente e com algumas características muito interessantes:

a) São 8 alto-falantes em série, descobri quando um queimou e todos pararam, isto pode ser confirmado na patente da caixa.

b) Os alto-falantes não recebem todos o mesmo sinal, existem capacitores que desviam altas freqüências de alguns para tornar a resposta polar mais suave.

São caixas com sensibilidade relativamente baixa, e capacidade de potência moderada, não sendo indicadas para níveis elevados de SPL. Não se comportam muito bem em ambientes reverberantes, pedindo empilhamento.

Abs.
Álvaro Neiva

este foi o motivo que me deixou um pouco em dúvida, mas ele mesmo fala que a sensibilidade é baixa e isto já difere de um Line. certo?

Heriberto
 
Aproveitando o topico, tem como se montar um divisor de frequencia passivo e ele mesmo fazer o alinhamento fisico do woofer com o driver? Imaginem uma caixa duas vias, a parte frontal da caixa é uma chapa de madeira, o woofer e a corneta fixadas na frente da caixa, o driver enroscado na corneta, suponhamos que a corneta tenha 12cm de profundidade, o som do woofer teoricamente chega primeiro que o som do driver. Acho que deu pra entender, tem como fazer essa correção? Ou a mesma devido a distancia nao se faz necessária.
 
Se não me engano, line arrays tem esse tipo de correção; já caixas comuns, não sei.
 
tem como se montar um divisor de frequencia passivo e ele mesmo fazer o alinhamento fisico do woofer com o driver?

Sim. A EAM fabrica algus divisores assim, inclusive com correção de impedancia e frequencia, são chamado de Divisores Passivos Processados (P.A.P.).
 
Mas não estamos falando de frequência ou impedância, e sim de tempo (delay). Como fazer o sinal sair atrasado com um circuito passivo? Lembremos que o sinal se propaga à velocidade da luz no condutor.
 
Back
Topo