Caixas de Delay

... no caso citado pelo rafael o importante seria ter as bobinas (drive e woofer) alinhadas... para isso o painel frontal que ele citou deveria ter um recuo... sobre os divisores nao tenho conhecimento de algum que faca essa correcao :?... acredito que so fisicamente mesmo.
 
Eletricamente tem jeito sim, basta usar um processador ativo, queria ver se tem como fazer isso passivamente.
 
A PAZ


Espero que eu não esteja falando asneira, mas se não há engando é isto que acontece com as KF's, elas tem um processador passivo que acompanha as originais e é por isto que as genéricas tem uma diferença gritante.


Heriberto
 
A PAZ


Guilherme, tem e tambem pode ser usado os da Klark, techinick etc.etc.,,mas eu não encontrei um orientação que o Walter falava exatamente sobre este processamento passivo, ele falava sempre em uma placa interna, e vendo o formato das caixas eu me lembrei.


Heriberto
 
UX8800 processador da EAW modleo novo.....agora oq acho mais bacana....tem gente q tem preconveito contra KF....ms acho q se fose ruim..a EAW já teria parado de fabricar ela a 20 anos atras...e estão até hj ai rodando e continua vendendo.
 
Olá,

o Efeito Haas ou Efeito de Precedência tem seus fundamentos na Psicoacústica e na característica do ouvido humano de perceber sons diferentes com atraso de até 20ms (milissegundos, 0,020s) como sendo um único som.

Acima disso, o ouvido começa a perceber dois sons distintos. Quanto mais alta a diferença de tempo, mais o ouvido percebe os sons como sendo distintos.

Essa teoria é extremamente importante em áudio. Muitas vezes, por uma série de motivos, precisamos colocar caixas acústicas afastadas uma das outras, ao longo do comprimento de um local. Em muitos casos, a implementação de um sistema de delay é necessário.

Mas antes de continuar, vamos ver uma coisa:

Se em 1segundo (1000ms) uma onda sonora percorre aproximadamente 344metros, então em 20ms, a onda sonora percorrerá aproximadamente 7metros.

Vamos imaginar uma igreja com X metros de comprimento, com um par de caixa na frente (distância =0) e um par de caixas situados a até 7metros do primeiro par. Um ouvinte situado no fundo da igreja perceberá um único som, já que a diferença de tempo entre uma fonte sonora e outra é de 20ms.

A partir de 7 metros de distância, este ouvinte começa a perceber dois sons. Quanto mais distante as caixas, mais facilmente será notada a diferença entre os sons. Neste momento, haverá a necessidade de implementar o delay.

Caso não fazermos isto, estaremos separando a imagem sonora da imagem visual. Veremos a pessoa no palco, mas o som vindo de outro local.

Em campo aberto, implementar delay é muito importante, faz muita diferença. Em locais fechados, a necessidade é menor, pois a reverberação já dá a impressão do som continuado.

Implementar delay é importante para a acústica. Imagine um local com acústica muito ruim. Sem delay, reverbera não uma, mas várias ondas sonoras, equivalentes ao número de caixas. Com o delay acertado e bem configurado entre as várias caixas acústicas, a reverberação diminui, pois agora há um única onda sonora para reverberar.

O melhor exemplo que já vi de torres de delay foi feito no show dos Rolling Stones em Copacabana, onde havia caixas acústicas espalhadas de 100 em 100metros, por um quilômetro de praia. Todas elas foram reguladas de forma que, em qualquer posição, a pessoa sempre percebe-se o som vindo do palco.

-------------------------
Centralizar as bobinas dos falantes é algo importante e todo projetista de caixas decentes sabe e faz isto. Um ressalto na madeira, uma corneta com comprimento diferente, e está resolvido.

Por outro lado, é possível sim ajustar isto eletronicamente. É possível inserir uma série de filtros que atrasam o sinal. Isso pode ser feito de forma passiva (alguns divisores passivos fazem isto, geralmente são MUITO caros) ou ativa, através de gerenciadores de caixas acústicas, tipo Behringer DCX, dbx, XTA, Dolby, etc.

Agora, a pergunta. Faz diferença nessas caixas meia-boca que existem por aí? Muito pouco, geralmente os outros componentes fazem muito mais diferença. Por outro lado, caixas de primeira linha levam isto em consideração sim. Em sistemas multivias e/ou line-arrays, o processamento eletrônico das vias faz o alinhamento.

Um abraço,

Fernando
 
Vivendo e aprendendo, cada erro que cometo aprendo mais no fórum...
Sem contar verdadeiras aulas como essa...
 
Há dois acréscimos que quero fazer ao post do Fernando:

1) É importante, quando se usa delay, que as caixas que estão atrasadas tenham volume, pelo menos, 10 dB menor que as caixas da frente, exatamente para se evitar deslocar a imagem sonora das caixas principais, que estão mais longe, para as de delay.

2) Sempre que se implementa um sistema com caixas distribuídas tem-se que analisar cuidadosamente os efeitos resultantes do comb filtering.

Quero destacar, que minhas observações são para locais fechados.

[]'s
 
Rafael escrevel

Mas não estamos falando de frequência ou impedância, e sim de tempo (delay).

Foi o que eu disse. Respondi que sim, e que os divisores vinham também com correção de impedância e de resposta de frequência.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.eam.com.br/pdf/VBT115A2EAM.pdf">http://www.eam.com.br/pdf/VBT115A2EAM.pdf</a><!-- m -->
 
Valeu mesmo pela aula....
temos pequenas dúvidas e vocês respondem com muitas informações e grandes aulas. Pequenas dúvidas, porque eu que não sei muito, pergunto aos poucos.... rs
Mais uma vez, temos de agradecer ao pessoal do Som ao Vivo.
 
Olá gente,

isto aqui é o que o Nadico.Ba quis dizer:

divisor_eam.jpg


Está lá no artigo indicado por ele. Um divisor interno de 2 vias, mas que usa processamento passivo para fazer ajustes de atraso, correções nas respostas de frequência, etc.

Pela foto dá para ver que é um divisor especial, na verdade específico para aquele projeto. Já ouvi, a caixa tem uma sonoridade maravilhosa, e o divisor é também responsável por isto. O artigo mostra muito bem a diferença que o divisor faz.

Entretanto... qualidade custa caro. Não me espantaria um divisor desses estar na casa dos R$ 400,00 ou mais (eu não sei o preço).

Para efeitos de comparação, vão lá no site da Nenis e dêem uma olhada nos divisores "genéricos" (não específicos para nenhuma caixa - não quer dizer ruins, eu mesmo uso e gosto muito) deles. Muito mais simples e também muito mais baratos.

<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.nenis.com.br">www.nenis.com.br</a><!-- w -->

Um abraço,

Fernando
 
Nesse artigo que o Nadico indicou tem uma parte que fala assim:

"A correção do delay entre as vias pode ser feita alterando-se a ordem dos filtros ou, quando o orçamento permitir, através do emprego das redes Lattice, balanceadas e precisas, que permitem a obtenção do retardo desejado, sem produzir alterarações na resposta em freqüência."

Alguem conhece algo sobre essa rede Lattice? Procurei na net mas não achei nada.
 
raphael leal disse:
Nesse artigo que o Nadico indicou tem uma parte que fala assim:

"A correção do delay entre as vias pode ser feita alterando-se a ordem dos filtros ou, quando o orçamento permitir, através do emprego das redes Lattice, balanceadas e precisas, que permitem a obtenção do retardo desejado, sem produzir alterarações na resposta em freqüência."

Alguem conhece algo sobre essa rede Lattice? Procurei na net mas não achei nada.

Eu Achei isso

"A distribuição simétrica das misturas dentro desse espaço é conhecida como rede (lattice), onde uma mistura pode ser um elemento puro ou interações binárias ou ternárias entre os mesmos"

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0366-69132001000300008%094">http://www.scielo.br/scielo.php?script= ... 300008%094</a><!-- m -->


e mais isso
... na qual fez uma análise crítica sobre o comportamento das vibrações da rede (“lattice”) em equilíbrio térmico e em baixas temperaturas. ...

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.seara.ufc.br/folclore/folclore208.htm">http://www.seara.ufc.br/folclore/folclore208.htm</a><!-- m -->
 
Back
Topo