caixas de som Bose

v_souza2004

New Member
Pessoal como todo mundo sabe as caixas de som da bose são as melhores do mundo principalmente as com o sistema line-aray.
Eu tenho essas caixas na minha igreja mas quando eu faço os cortes no eq. das frequencias que estão sobrando, perco totalmente a qualidade do som ta apitando muito e quando eu tiro essas frequencias que estão sobrando perco a qualidade, o som só vem com peso e com qualidade quando eu dou muito volume, só que ai reverbera muito e ai vem as microfonias, já diminui a taxa de compressão, aumentei o volume no eq, no compressor e nada parece que só piora.
Socorro o que eu faço???
 
Seu problemas parece ser acustica, de nada adianta ter as melhores caixas do mundo se a acustica do local nao permite com que elas mostrem do que sao capazes. Discordo quando voce disse que Bose sao as melhores do mundo, no que se diz respeito a som residencial esta entre as melhores sim, mas em Pro audio tem muita marca boa acima da Bose.
 
ola!
eu falo uma coisa , mais não me leve a mal , pois eu acho q é uma pequena falta de experiencia , pois quando tenho isso aqui eu fico uma tarde inteira mais consigo , troco cortes no processador , eq , ganho e etc..., mais nisso só vc quem pode resolver ou contratar um profissional . abs!
não me leve a mal desculpe.
 
v_souza.

Quais caixas da Bose vc usa? A MA12 ou a 802? Ambas têm ângulos de cobertura horizontal muito abertos... a MA12 tem 160º de dispersão horizontal, enquanto a 802 tem 120º. Provavelmente seus mics estão dentro do campo de projeção das caixas.

De qq forma, o revendedor Bose que instalou o sistema deveria tê-lo alinhado corretamente para vcs... chamem-nos e peçam para acertar o problema.

[]'s
 
Irmao,

conheco uma igreja que usa caixas bose MA12, e acontece exatamente isto que voce falou. Infelizmente nao adiana cortes nem nada. o que adianta eh tratar acusticamente a igreja e aplicar a caixa corretamente. Nesta igreja que me refiri o vendedor instalou a caixa na lateral da igreja, entao, metade do som dissipado pela caixa reflete na parede, diretamente, a menos de 40cm. As duas de cada lado, entao o som reflete tanto que dá cancelamento de fase, o que dificulta a regulagem(impossibilita). O vendedor disse que os microfones antigos nao eram compativeis, por isso o som estava embolando, pois bem, trocaram todos, depois continuou embolando, entao o vendedor disse que o amplificador estava ruim, por isso estava embolando, tirou um appotek e colocou um oneal. conclusao, nem piorou nem melhorou, e finalmente mandou que tirasse a mesa de som da parte de baixo do templo e colocasse na galeria, onde a caixa nao alcanca bem, dizendo que lá o tecnico teria mais "recursos" para regular o som. Bom, vendedor é isso. agora a igreja está lá, com quase 40 mil gasto em som e morrendo e saudades da caixa stanner de 3 vias(aquelas grandonas que sao boas), mas nao tem coragem de tirar os 40mil gastos e voltar as caixas velhas que nao valem 1mil.

bose nao serve para igrejas, acreditem nisso. Nao serve porque nao justifica o valor delas. com o valor delas comra-se coisa muito melhor e mais adequado para igrejas.

Se alguem um dia te disse que bose é a melhor caixa do mundo, desacredite dele na hora. pois nao é mesmo. procure nos muitos foruns de audio existente na internet.

abracos.
 
v_souza2004 disse:
Pessoal como todo mundo sabe as caixas de som da bose são as melhores do mundo principalmente as com o sistema line-aray.


Quem te disse isso te iludiu.
Um grande erro da Bose é não ter consultores. Alguém que REALMENTE se preocupa em fazer projetos sob medida para os clientes. A escolha das caixas acaba ficando a cargo dos lojistas, e já vi algumas barbaridades por aí.

A Bose tem bons equipamentos sim, mas não é a melhor. Perde de longe para a EV, Norton, Adamson e outras. Até alguns sistemas da JBL eu creio que são superiores.
 
bose nao serve para igrejas, acreditem nisso

Amigo, tenho de discordar de você...

Um de nossos colégios utiliza PA's Bose para toda a igreja, mais de 2.000 pessoas; e o som é simplismente perfeito. O problema só "colocar" as caixas, sem estudo nenhum, afinal, ninguém faz milagres!

Abraços

Israel
 
Pessoal como todo mundo sabe as caixas de som da bose são as melhores do mundo

bose nao serve para igrejas, acreditem nisso.

Puxa, isso é que são opiniões divergentes.

Gente, tanto em um quanto em outro caso, está claro o problema: caixas de som somente não resolve nada. É a questão dos elos:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=100">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=100</a><!-- m -->

Nada adianta ter ótimas caixas se instaladas erradas. Se o projeto não foi bem feito, vai dar problema mesmo com Bose, Nexus, D.A.S ou qualquer outra coisa.

V_Souza,

quando eu faço os cortes no eq. das frequencias que estão sobrando, perco totalmente a qualidade do som ta apitando muito e quando eu tiro essas frequencias que estão sobrando perco a qualidade, o som só vem com peso e com qualidade quando eu dou muito volume, só que ai reverbera muito e ai vem as microfonias

O David foi em cima. Provavelmente, suas caixas estão jogando som para cima do palco/microfones, situação que não deveria acontecer. Estude o manual do produto para ver o ângulo de dispersão sonora do seu modelo de caixa, e leia isto aqui também:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=104">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=104</a><!-- m -->

e depois isto (nesta ordem)

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=93">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=93</a><!-- m -->

e você terá idéia então da causa das microfonias.

Stract,

Nesta igreja que me refiri o vendedor instalou a caixa na lateral da igreja, entao, metade do som dissipado pela caixa reflete na parede, diretamente, a menos de 40cm. As duas de cada lado, entao o som reflete tanto que dá cancelamento de fase, o que dificulta a regulagem(impossibilita). O vendedor disse que os microfones antigos nao eram compativeis, por isso o som estava embolando, pois bem, trocaram todos, depois continuou embolando, entao o vendedor disse que o amplificador estava ruim, por isso estava embolando, tirou um appotek e colocou um oneal.

Na hora em que li que o vendedor colocou a culpa nos microfones antigos, já imaginei a situação. Quando ele falou que tinha que trocar o amp de um Appotek por um Oneal, então eu tive certeza do problema: é caso de mal projeto (péssimo). Neste caso, deve-se acionar o distribuidor Bose do Brasil (se não me engano, é a AMI, <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.amimusic.com.br">www.amimusic.com.br</a><!-- w -->), e eles devem refazer o projeto, inclusive sobre as expensas (custo) do vendedor original. Provavelmente, após a solução do problema eles vão até descredenciar o vendedor.

Grandes empresas fazem isto, pois tem um nome a zelar.

Quando uma empresa honesta e idônea vende uma solução que custa algumas dezenas de milhares de reais e envolve uma das grandes empresas do mundo na sua área, deve entender que o resultado tem que ser magnífico, por dois motivos: primeiro, para mostrar que o seu produto realmente vale o quanto custa. Segundo, porque um projeto magnífico chama outros projetos.

Só que a solução não é somente caixas. É estudar o ambiente, levantar a acústica, fazer simulações, e inclusive treinar pessoal. A igreja contratante deve saber exatamente o que vai esperar de resultado ao final da implementação do projeto.

Por outro lado, quem compra um sistema de som de milhares de reais, precisa entender que tem que comprar a solução toda, não dá para ficar economizando nos detalhes, porque serão eles que vão fazer a diferença.

Se a empresa indica, no projeto, que o cabeamento tem que ser trocado, então tem que trocar o cabo. Se a caixa tem que ficar na posição X, é ali mesmo que tem que ficar, mesmo que comprometa a estética. Se diz que as pessoas tem que fazer um treinamento, então tem que fazer mesmo. Tudo isto é necessário para alcançar o resultado esperado.

Isso tudo deve estar previsto em contrato (olha meu lado advogado escrevendo agora). A empresa contratada (o vendedor) só deve receber a última parcela de pagamento após o sistema estar perfeito. A contratante (igreja) tem que ter penalidades caso não cumpra com as suas obrigações também.

Um abraço,

Fernando
 
Agora que reparei numa coisa....

Potência Oneal pra tocar caixas Bose!!!!
Fala sério!
Nossa editora utiliza um sistema Bose em sua capela, mas as potências são todas Yamaha....

microfones antigos nao eram compativeis

Senhor; cada atrocidade que se vê...
 
A do microfone até dava para engolir. Dependendo da posição das novas caixas, eles poderiam solicitar a mudança dos mics cardióides para supercardióides, por exemplo.

Mas trocar Appotek logo por Oneal... é literalmente 6 por meia dúzia. E Appotek é usa os projetos Cygnus, não é nenhum StudioR e Hotsound mas tem muito mais tradição e confiabilidade que Oneal.

Um abraço,

Fernando
 
v_souza.

Vc ainda não nos disse quais caixas estão usando (MA-12 ou 802) e como está configurado o sistema (tem processador ou cartão de equalização?). De qq forma, contate a AMI. São eles que desenvolvem os projetos para os lojistas. Se vcs seguiram à risca as orientações do projeto, foi erro de projeto... eles têm de consertar. Se o lojista não ofereceu o projeto, foi omissão dele... ele tem de consertar. Mas se vcs alteraram as recomendações do projeto, sugiro que voltem a elas.

Outra coisa... se alguém pretende adquirir sistemas da Bose, recomendo sempre ter um consultor externo, pq a AMI tem interesse que os sistemas sejam vendidos tanto quanto têm os vendedores... às vezes eles exageram na quantidade de caixas para um ambiente.

Quanto à questão dos microfones e amplificadores, vou me abster de comentar.

[]'s
 
As caixas MA-12 e tem sim um processador, mas a loja que vendeu as caixas travou eles e não temos acesso porque os tecnicos antigos da igreja foram mecher e não sabiam, e deixaram o som pior do que ja esta.
Quando disse que são as melhores do mundo, disse porque fui buscar informações e a maioria delas me disseram isso.
Quanto a falta de experiência; pode ser afinal eu trabalho com sonorizaçao em igreja ( ambiente fechado ) a apenas sete anos, e por isso me cadastrei nesse website, para que eu possa tirar minhas duvidas e que meus irmãos em cristo possam me ajudar com as suas experiencias.
Obrigado a todos que me ajudaram eu ja tenho alguma idéia do que fazer.
Trocar as caixas estão fora de cogitação porque infelizmente na minha igreja eu não decido isso, sou um mero empregado que tenho que fazer milagre com o que tenho.
Meu pastor foi muito iludido quando comprou essas caixas e ele quer o resultado que disseram que ele teria, mas o cara que indicou esse equipamento para ele hoje não esta mais na igreja, e eu acabei abraçando o rojão.
obrigado a todos.
Assim que puder mando algumas fotos da minha igreja
Abraços
 
As caixas MA-12 e tem sim um processador, mas a loja que vendeu as caixas travou eles e não temos acesso porque os tecnicos antigos da igreja foram mecher e não sabiam, e deixaram o som pior do que ja esta.

Bah, muito estranho... a igreja comprar um equipamento e não ter acesso a ele... não me parece coisa de uma loja correta.
 
Mas no manual (ou consultando à fábrica) deve haver um jeito de fazer reset e voltar às configurações de fábrica.

V_Souza,

Quanto a falta de experiência...

Não tem o que se deculpar nem achar que a culpa é sua. Como disse, um projeto desses deve envolver todas as etapas, incluindo todas as explicações e os porquês de cada coisa. Se não foi feito com você, a falha não é sua, é da empresa.

Insista em acionar a AMI. Reclame muito, até que eles façam uma visita ao lugar e refaçam as coisas.

Um abraço,

Fernando
 
v_souza.

O Bersan está certíssimo. Ligue prá AMI e reclame do vendedor. Exija (a palavra é esta mesmo) que o sistema seja alinhado corretamente pq vcs pagaram caro por ele. A AMI tem todo o interesse em que o sistema funcione corretamente. Ligue prá eles e procure o Otávio, que é o dono. Dê uma prensa nele.

David Fernandes disse:
Outra coisa... se alguém pretende adquirir sistemas da Bose, recomendo sempre ter um consultor externo, pq a AMI tem interesse que os sistemas sejam vendidos tanto quanto têm os vendedores... às vezes eles exageram na quantidade de caixas para um ambiente.

A Backstage deste mês (Jan 2009) publicou uma matéria sobre uma igreja no Guará/DF, a Igreja de Deus no Brasil, que comprou um sistema Bose, mas tinha um consultor ajudando. Quem puder, dê uma olhada.

gabriel_renascer disse:
Hahaha, o David é meio mal às vezes =)

Eu não sou mau, Gabriel... eu sou realista.

[]'s
 
Valeu pessoal, entrei em contato com o pessoal da ami, e eles me disseram que estarão vindo na minha igreja me ensinar tudo o que eu preciso saber sobre a bose, o módulo as caixas, os projetos e tudo mais, o pessoal é super bacana e me trataram muito bem
Obrigado a todos
 
Back
Topo