caixas de som Bose

Olá Rafael,

A MA12 tem 160 graus de dispersão horizontal e ZERO graus de dispersão vertical. Por isso que ela funciona tão bem em lugares de alta reverberação e com pé direito alto...logo de cara a MA12 esta eliminando algumas das principais refleções problemáticas (do teto e do chão), pois ela não esta mandando o som para estas áreas.

Inclusive, os zero graus de dispersão vertical é uma das características mais notáveis para os nossos clientes quando eles escutam o MA12...muitas vezes eles dizem "Nossa, vcs diminuiram a reverberação! Incrível!...". É claro que não é o caso, reverberação é um aspecto físico e só mudará com alguma mudança física no local (como tratamento acústico ou lotando o local com pessoas, etc.), mas, só por não "ativar" estas refleções problemáticas no local, a MA12 já resolve muitos dos problemas na acústica do local sozinha.

Acoplando um MA12 em cima da outra não afeta a dispersão da caixa, porém afeta o "tiro". O MA12 é um line array "de verdade" (afinal, existem muitos line arrays falsos), ou seja, ele cria uma onda cilindrica e perde apenas 3 dB a cada dobro de distância em vez de 6 dB como uma caixa convencional. Quando vc acopla duas ou mais caixas MA12, vc "foca" esta onda cilindrica e consegue um tiro bem maior. Este "tiro" é um dos outros aspectos mais notáveis do MA12, pois, em muitos casos conseguimos reduzir a quantidade de caixas necessárias para sonorizar um ambiente devido ao "rendimento" da caixa.

Se vc compara diretamente com caixas convencionais, a MA12 é ainda mais impressionante:

Uma caixa convencional, em média, possui entre 40 a 80 graus de dispersão horizontal e 40 a 60 graus de disperção vertical. Ou seja, logo de cara, uma caixa MA12 equivale 2 a 3 caixas convencionais em termos de dispersão. Isto sem acionar aquelas refleções mais problemáticas do teto e do chão. Agora, quando vc considera que o MA12 tem metade da perda a cada dobro de distância que uma caixa convencional, aí fica impressionante mesmo, pq, no caso, estamos falando que ele vale não apenas 2 a 3 caixas convencionais na dispersão, mas, também vale 2 x caixas convencionais no tiro pois possui o dobro do tiro. Então, cada MA12 equivale de 4 - 6 caixas convencionais...por isso que ela é tão famosa e por isso que é a caixa mais vendida pela Bose Pro atualmente. Também é por isso que existem tantas companhias tentando clonar o MA12. O fato que ela possui uma sonoridade incrível e tem um som mais homogêneo devido a onda cilindrica são apenas "bonuses", rsrsrs.

Espero que expliquei bem, são 7 da manhã e ainda estou semi-dormindo, rsrs. QQ dúvida, pf entre em contato.

Abs
 
Ami

para um "gringo" (você que falou assim, sem ofensas), tá melhor que muito brasileiro.... heheheh.

E sim, esse "sisteminha" (diminutivo carinhoso) da Bose é F-A-N-T-A-S-T-I-C-O. Os clones já são muito bons, imagina o original.

O único detalhe fica por conta da dispersão horizontal de 160º. Em igrejas estreitas, vai acabar jogando muito som nas paredes lateriais, o que não é bom.

Um abraço,

Fernando
 
Olá AMI.


Eu já trabalhei com sistemas da Bose (802) e realmente o som é muito bom.


Agora, falando um pouco da MA12 e line array. Quando pegamos um line "convencional", com caixas na horizontal, visto que para se ter um bom acoplamento é necessário um mínimo de 4 caixas, podemos escolher volumes diferentes para cada caixa, como se diz na gíria, para o 1º andar, o 2º andar e por aí vai, visando a área/distância a ser atingida/coberta.


Com funciona essa questão com a MA12 ?


Grande abraço.
 
Olá Fernando,

Na verdade depende. Geralmente, em Igrejas é benefico a dispersão larga horizontal pois, vc consegui cobrir uma área maior com menos fontes sonoras, ou seja, vc diminui a quantidade de refleções.

Independente d'isso, a proposta da Bose é bem diferente que as outras marcas. O Dr. Bose quando montou a companhia originalmente levantou a proposta que som indireto pode soar melhor, bem mais homogêneo e é bem menos agressivo que som direto. Sendo que na vida real, som é sempre direto e reverberante (menos se vc mora em uma câmara acechoica...é assim que escrevi em port.?) foi uma ideia revolucionária em termos de sonorização. Inclusive, hoje em dia, todas as marcas grandes copiam esta ideia original do Dr. Bose.

Então, quando o Dr. Bose cria caixas, ele considera as refleções beneficas da caixa também. No caso do MA12, possui 160 graus de abertura horizontal, porém a maioria das refleções da parede são beneficas. É claro que depende do ambiente e é por isso fazemos os projetos de sonorização. Mas, para 95% das Igrejas, só instalando caixas MA12 já melhora o som significativamente. Geralmente, quando temos problemas em instalações é devido a instalação incorreta e não refleções das laterais, etc. Talvez mais interessante é que em casos a onde tratamento acústico é necessário utilizando caixas MA12, geralmente (cerca de 99% do tempo), o tratamento é localizado principalmente na parede de fundo e na parede de fundo do altar que são as piores refleções. É muito raro que precisamos tratar as laterais utilizando caixas MA12, pois, como mencionei, a maioria das refleções são beneficas.

Faz sentido que o MA12 funciona bem em Igrejas, afinal, foi desenvolvido para o Vaticano ao pedido do Papa (a onde o prototipo original é instalado).

Abs
 
Olá W. Christian,

Eu não conheço line array a onde as caixas são arranjadas na horizontal...sempre vejo no vertical.

Mas, independente disto, existem dois tipos de line array. O MA12 é um line array físico, ou seja, o espaçamento entre os drivers cria cancelamento vertical e reforça o horizontal criando a onda cilindrica. Por isso, quando vc acopla mais caixas, foca ainda mais e o tiro aumenta.

O tipo de line array que vc esta falando utiliza um guia de ondas, tecnologia totalmente diferente, mas, a ideia é o mesmo...criar a onda cilindrica utilizando guia de ondas entre as caixas.

Abs
 
Acho que ele quis dizer um empilhamento de caixas na horizontal, resultando num line vertical...
 
AMI Music disse:
sempre vejo no vertical.


O empilhamento sempre é na vertical. Quando digo horizontal, me refiro ao fato de a caixa ser "deitada". Acho que não me expressei bem.


AMI, me refiro ao tipo de cobertura. Quando empilhamos 4 caixas, por exemplo, em um line, podemos diminuir a intensidade em dB's de uma caixa para a outra, a fim de distribuir melhor o SPL para o público (frente/fundo).


Como fica essa questão com a MA12 ? Todos os componetes (drivers e falantes) funcionam em conjunto ou podem funcionar em grupos ? Digo isto no intuito de conseguir niveis de intensidade diferentes para cada grupo de falantes/drivers.


Não sei se fui claro.


Grande abraço.
 
acho q é isso que o christian quer saber de o sistema da bose ma12 faz

jbl.jpg


Fabrício Faé;

Me corrija se tiver alguma coisa errada, mas o sistem Panaray System Digital COntroller..sistema justamente para esse modelo, você consegue fazer esses ajustes. nunca usei por isso não sei corretamente.

Abraços
 
Grande ilustríssimo torcedor coxa branca,


É isso mesmo o que eu queria dizer.


[off topic] vc não respondeu o meu e-mail....



Grande abraço.
 
guilhermeiav disse:
acho q é isso que o christian quer saber de o sistema da bose ma12 faz

jbl.jpg


Fabrício Faé;

Me corrija se tiver alguma coisa errada, mas o sistem Panaray System Digital COntroller..sistema justamente para esse modelo, você consegue fazer esses ajustes. nunca usei por isso não sei corretamente.

Abraços
Eu ja ia postar essa foto, ilustra bem o que o W.Cristian tava mencionando.
 
segue hot site do produto <!-- m --><a class="postlink" href="http://pro.bose.com/ProController?url=/pro/products/panaray/panarayma12.jsp">http://pro.bose.com/ProController?url=/ ... ayma12.jsp</a><!-- m -->
 
Olá...

O W.Christian está correto.

AMI, me refiro ao tipo de cobertura. Quando empilhamos 4 caixas, por exemplo, em um line, podemos diminuir a intensidade em dB's de uma caixa para a outra, a fim de distribuir melhor o SPL para o público (frente/fundo).

Corretíssimo: nos melhores line-arrays, cada caixa é programada para ter um determinado volume, de forma a atingir cada local com o volume adequado aquele local e/ou compensar a distância.

Notem a foto postada anteriormente. Os volumes são ajustados em relação à distância: mais próximo, menos volume. Mais longe, mais volume. Resultado: mesmo SPL em todos os locais.

Foi uma discussão que eu levantei com o pessoal da Attack, quando vieram fazer uma apresentação aqui na minha cidade. O sistema demonstrado ainda era passivo, e usa um sistema de amplificação com 3 amps, um para cada via. Muito bom, mas lines ativos com processamento de volume individual por caixa são ainda melhores!

Christian,

eu acho que este sistema da Bose não deve ter a possibilidade de volumes diferentes. E, em minha opinião, nem é necessário. Não é um sistema para ficar pendurado no teto, mas sim na altura do piso, com a ideia de atender a apenas um único ambiente por caixa, e não vários, como é possível com um line pendurado no teto.

Um abraço,

Fernando
 
bersan;

Esse sistema da bose pode ser usado acoplado. Já ouvi dizer que tem igreja no USA que usa esse sistema para 7mil pessoas mais, unica coisa que não sei é se os subs funcionam bem em lugares grandes..mas as caixas de alta funcionam
 
Temos uma igreja em Hortolândia (talvez a AMI conheça) que comporta mais de 1.500 pessoas e usa sistemas Bose...
Quanto ao controle individual, a Bose tem um retorno que tem controle até dos ângulos de dispersão; não duvido se tiver controle de volume. Porém, dá pra lembrar que esse line é bem pequeno, se empilhado, esse controle pode ser feito com caixa.

Abraços

isinho
 
isinho disse:
Temos uma igreja em Hortolândia (talvez a AMI conheça) que comporta mais de 1.500 pessoas e usa sistemas Bose...
Quanto ao controle individual, a Bose tem um retorno que tem controle até dos ângulos de dispersão; não duvido se tiver controle de volume. Porém, dá pra lembrar que esse line é bem pequeno, se empilhado, esse controle pode ser feito com caixa.

Abraços

isinho

Com preguiça de pesquisar eu pergunto, qual o modelo desse retorno com controle de angulo?
 
Back
Topo