caixas para subwoofer, vamos discutir um pouco?

lordsansui disse:
Realmente exatamente foi um pouco forte, mas ambas tem o mesmo princípio.

Pode ser que o volume Vf entre o Altofalante e o bocal da corneta gere o atraso citado

Nao 'e so isso nao.. :wink: : WSX usa corneta "hiperbólica" , tem equalizador acústico na camera de compressão(!) e parâmetros T-S dos AF (em comparação com T-18) sao completamente diferentes.
ja comentei que pessoalmente nao gosto T-18 "mal clonado".Melhor um KF da vida que esse "treme tudo menos o que precisa".Pior ainda fica usando esses AF de "alta performance" que gente encontra por ai.Junto com cortes absurdos práticos pelos operadores "perdidos" tem uma mistura doida : uma caixa asmática com vibração não controlada! Eka :twisted: !

Abrcs,
andry110
 
Andry110, Você tem bons argumento, se puder publicar mais informações do seu ponto de vista.

Eu acabei de fazer um par de T-18, mas ainda não testei, não tenho muito o que argumentar. Sou engenheiro e estudei muito, mas engenharia de audio realmente é muito difícil, e a dependência de dados experimentais é muito grande, logo....
Muita gente também manifesta opinião do que achou e embora a gente não saiba exatamente como era a caixa que o sujeito ouviu, tipo, alto falante, frequencia ajustada, posição, e até mesmo se foi modificada ou não, a gente faz um tratamento estatístico e vê que na média é uma caixa de sucesso.

Eu faria a W-Horn, mas achei a T-18 um melhor custo benefícil e não muito difícil de fabricar. Fiz duas pra por em casa, acho que tenho problema mental. rs

Quanto aos ajustes da caixa para os parâmetros Thiele-Small, o assunto fica sempre no superficial e na internet só encontrei parâmetros para caixa selada, bass reflex e alguns tipos de horn, muitas vezes informação boa é paga, rs
Como a T-18 não tem volume de fundo, eu achei que ela realmente funciona tipo um megafone, logo arrisquei sem ajustes porém fiz uma caixa estupidamente reforçada e bem tratada internamente para evitar alguns problemas básicos.

Se você puder contribuir nesse tópico, tem muitos parâmetros T-S pra você argumentar em cima e predizer o comportamento da caixa.

Olha aí
<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=40&t=13761&p=156068#p156068">viewtopic.php?f=40&t=13761&p=156068#p156068</a><!-- l -->
 
Uma pergunta: Com a possibilidade que temos hoje de com o uso de processadores corrigirmos alguns defeitos típicos de caixas como as T-18 e SB1000 , não tem como amenizar essas imperfeições mesmo sendo "clones"?

Porque a pergunta? porque uso 8 delas e vejo as vantagens e desvantagens, mas gosto muito dessas vantagens (menor peso, tamanho, ganho e etc) e as desvantagens realmente precisam serem compensadas ( pico de frequencia, cancelamentos se não bem posicionadas e etc).

Desconheço uma caixa (a não ser a w-horn) que com um só falante faça o que a T-18 faz!
 
D Som, dando mais suporte a informação que você passou, deixo abaixo o gráfico de resposta em frequência dos projetos originais da T-18 da Electro Voice e da W-Horn do Keele, é possível ver que realmente a T18 possui um pico de amplificação nos 150Hz, por isso eu vi muita gente no forum dizendo que embora a caixa suporte 200Hz como indicado o som não fica bom acima de 130Hz, muita gente descobre isso pela prática e adiquire esperiência, por isso tento unir o teórico ao prático. É possível ver também que a W-Horn tem uma resposta um pouco mais plana embora não tanto. Ja a WSX da martin eu não encontrei o gráfico, mas no datasheet está indicado como resposta em frequencia de 35Hz a 150Hz, ou seja, as caixas tipo cornetas de primeira linha devem ser muito similares. Talves com um equalizador seja possível planificar um pouco a resposta delas.

Favor conferirem as escalas dos gráficos para interpretá-los bem.

Manual para a caixa WSX
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.martin-audio.com/products/datasheets/WSXdatasheet.pdf">http://www.martin-audio.com/products/da ... asheet.pdf</a><!-- m -->

Resposta em frequência para caixa T-18
Resposta_T18.png


Resposta em frequencia para caixa W-horn
Resposta_W_Horn.png
 
reativando o tópico pra nao poluir o forum, estou cogitando fabricar 8 caixas (4 w-horn pra ambientes abertos, e 4 T-18 pra ambientes menores)

gostaria de saber se alguem ja utilizou os woofers selenium WPU1807 nestas caixas, e qual o resultado.

eu realmente gostaria de montar com o 18sw3P, mas o valor se diferenciaria muito do WPU1807

Os WPU eu encontro em fornecedores da minha loja, e os 18SW3P infelizmente nao tem em nenhum, entao eu teria que compra-los no varejo, o que elevaria o custo.

pelo projeto original da selenium whorn, os falantes que ela recomenda sao o WPU1805, WPU1807, WPU1809, 18SW1P, 18SW2P e 18SW3P
 
Back
Topo