Caixas Passivas + Caixas Ativas - como ligar?

Valozi

New Member
Olá galera,

Sou novo aqui no fórum e tenho uma dúvida em relação à possibilidade de ligação de algumas caixas de som.

Caso eu tenha postado essa mensagem em local errado, me desculpem.

Hoje possuo um mixar ligado ao amplificador WVox Machine A1000, que alimenta 02 caixas de som passivas.

Eu gostaria de saber se há a possibilidade de ligar mais duas caixas de som ativas nesse meu conjunto.

Se sim, como devo prceder?

Lembrando que meu mixer tem apenas uma saída stereo (L R), na qual eu ligo o amplificador.

Muito obrigado e um grande abraço a todos,

Valozi
 
Bom dia Valozi, seja bem vindo ao Som ao Vivo!
Geralmente há outras possibilidades de endereçamento por onde você pode enviar uma cópia do sinal L/R.
Pode nos dizer qual o modelo do seu mixer?
 
você como a maioria dos usuários aqui deve mixar seu som todo em mono, se não faz isso deveria por uma série de motivos que abordarei em mensagem mais oportuna, voltando, considerando que mixe em mono ou seja que os botões de pan de sua mesa estejam todos "no meio", logo oque sai pelo canal L é o mesmo que sai no canal R, logo mande só o um dos canais para os amplis do seu sistema passivo, e o outro para o sistema ativo e tenha em sua mesa atravéz do master controle individual para esses dois sistemas, imprtante se for para caixas de delay por exemplo..

Antes que pergunte como faço pra ligar duas caixas com um cabo só, normalmente os amplificadores tem uma saída paralela a entrada de sinal um send return ou coisa assim, faça um cabo pequeno e tire o sinal deste canal do ampli para o outro de uma boa olhada no manual e entenda bem oque falei antes de ligar pra não ocorrer de pegar o sinal amplificado do ampli e ligar na entrada de sinal do aoutro canal ou vai danificar seu amplificador...
 
aproveitando o tópico, para não ter que abrir outro com o mesmo tema.

Temos uma mesa yamaha mg24/14fx , caixas ativa/passiva Attack mp404 ti , deq 2496.

Vamos instalar o sistema ativa/passiva e mais um conjunto ativa/passiva pra delay através do DEQ.

Pela minha ignorância ser enorme, preciso da ajuda dos irmãos daqui.

O controle de volume da mesa é unico para L e R. Como farei o ajuste de volume no delay? O DEQ, além do atraso, tem essa possibilidade?

Abraços a todos...
 
sim no ganho do eq, ele não está lá para esse fim e sim para corrigir o ganho final depois de atenuar algumas frequências por exemplo mas serve para oque quer, só não lembro se o deq tem delay?? dcx2496 tenho já usei várias vezes pra esse fim inclusive pra tirar atraso de sonofletores instalados na mesma caixa mas o deq 2496 não lembro de ter essa função...
 
O Valozi deve ser DJ, pois o mixer dele...

post-15-1129698397.jpg


é para DJs. Nesse caso, estéreo é sempre importante.

Bem, o melhor é fazer um cabo Y, parecido com esses:

cabo_insert.gif


PA270082.jpg


(não esses, é só para mostrar a ideia).

Uma ponta vai ligar o amplificador, outra ponta vai para as caixas ativas, do outro lado você ligue no mixer. Funciona sim.

------------------------------------

O Lucas está correto quanto ao problema da impedância, mas em 99% dos casos isso só dá problema lá pela 10ª ligação... (há um tópico aqui sobre isto, da StudioR. A saída de uma mesa em 20KOhms poderia ser ligada a até X amplificadores, no tópico eles mostram como fazer os cálculos).

------------------------------------

Arleypol,
A solução de usar o PAN (no caso dele, Balance) é elegante e funciona que é uma beleza, mas perde-se o estéreo, tem que se usar em mono, exatamente como você citou.

Quanto a sua solução de fazer um jamper a partir do amplificador, está correta, mas um cabo Y vai funcionar tão bem quanto e sem o risco de pegar o sinal do lugar errado (leia-se: saída de potência), pois acredito que esse modelo tem saídas para caixa P10, é um amp simplesinho, de só 350W.

Um abraço a todos,

Fernando
 
Bersan,

Muito obrigado pelo auxílio!

Entretanto, estive analisando meu mixer e notei que ele possui mais duas saídas stereo (L R) chamadas REC (para gravação).

Daí surgiu a seguinte dúvida, posso ligar minha potência (com as caixas passivas) na saída Master (L R) e mais 02 caixas ativas na saída REC (L R)?

Muito obrigado!

Valozi
 
Poder pode. Mas esse tipo de saída não tem nenhum controle. Nem de equalização nem de volume. É basicamente uma cópia da saída geral..
 
Uma das poucas aplicações que o estéreo realmente faz falta no PA: Música eletrônica

Para DJ a melhor maneira é oque o Bersan falou mesmo!!!

Para os PAzeiros de plantão ainda é melhor continuar mixando em mono e usar dois canais da mesa para somar o R e o L das gravações...
 
meninodosom disse:
Poder pode. Mas esse tipo de saída não tem nenhum controle. Nem de equalização nem de volume. É basicamente uma cópia da saída geral..

Meninodosom,

Grato pelo comentário.

Entretanto, devo discordar. Pelo menos, nesse mixer, a saída de REC tem a mesma equalização da saída master. O mixer da Stanton equaliza os graves, médios e agudos das duas saídas.
 
Mais uma dúvida...

Agora ainda estou usando apenas as duas caixas passivas.

Vamo o sistema Ativa/Passiva, sendo instaladas nas laterais da igreja. No meu caso, que uso as caixas da Atack MP 404 e 400 ti, quando eu ligar a passiva na ativa, o som será o mesmo nas duas?? Digo o volume, pois terei que ter o mesmo nas duas laterais...

abraços
 
Se usarem o mesmo falante (se for par uma da outra) sim vai ter o mesmo "volume" ou a diferênça,devido a distância do amplificador vai ser muito pequena, nada que vá notar.
 
Back
Topo