Calculo de SPL com 8 woofers

grangran

Member
Olá Pessoal

Tenho uma dúvida em um calculo de SPL, poderiam me auxiliar?

Seguinte, supondo que tenho um woofer de 35w e com spl de 88 e que como cada vez que dobro a quantidade tenho um ganho de 3db, qual seria o SPL total de 8 unidades? De que forma devo calcular?

1. Calculo o ganho no final do calculo?
((Log 35)*10)+88 = 103db
Como tenho 8 unidades, eu dobro a quantidade de woofer 3x. Como cada vez aumenta 3db teria no total 103 + 9 = 112db

Ou

2.Calculo o ganho no inicio?
Como o woofer tem 88db + 9 = 97db e a potencia total seria 35w x 8 = 280w
((Log 280)*10)+97 = 121db

Fiquei com essa dúvida, pois a diferença é muito grande.

Obrigado
 
A cada dobra de potência se ganha 3db.

Logo o total é 97db

Visto que 2 caixas tem o dobro de potência de 1 só, vira 88 + 3 = 91; Para se ter o dobro de novo precisa de 4 caixas, logo 91 + 3 = 94; Para se ter o dobro de novo precisa de 8 caixas, logo 94 + 3 = 97db.
 
Ok,
Desta forma então como a caixa teria 8 woofers teriamos uma potencia total de 280w, assim teria SPL máximo de 121db? Certo?
 
Não, se o SPL que você indicou já é maximo, ou seja, 88db para 35W, se você colocar 8 woofers vai ter um SPL máximo de 97db, e não 121db.

Recomendo este artigo do SAV: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.org/artigos/o-decibel-e-seus-misterios-parte-i/">http://www.somaovivo.org/artigos/o-deci ... s-parte-i/</a><!-- m -->

Repare em um trecho, retirado dele:

"a) Imagine um amplificador de sonorização que esteja produzindo um volume de 90 dB utilizando para isso 40W RMS. Se dobrarmos a potência, teremos então:

dB = 10 x log 80W/40W = 10 x log 2. Na calculadora do Windows, descobrimos que o log de 2 na base 10 é 0,301. Então

dB = 10 x 0,3 (arredondando) = 3 decibéis

Então, se com 40W RMS estamos produzindo 90dB, com 80W RMS estamos produzindo 93dB.

Repare só: se dobrarmos a potência, temos um incremento de 3dB no nível de volume. Poderíamos ter feito o contrário. Se reduzirmos a potência pela metade, o som vai ser diminuído de 3dB (se quiser fazer a conta, experimente calcular o log de 0,5, que é a relação das metades das potências).

b) Imagine agora um amplificador de sonorização que esteja produzindo um volume de 90 dB utilizando para isso 40W RMS. Se quadruplicarmos (4x mais) a potência, teremos então:

dB = 10 x log 160W/40W = 10 x log 4. Na calculadora do Windows, descobrimos que o log de 4 na base 10 é 0,602. Então

dB = 10 x 0,6 = 6 decibéis

Então, se com 40W RMS estamos produzindo 90dB, com 160W RMS estamos produzindo 96dB.

Repare só: se quadruplicarmos a potência, temos um incremento de 6dB no nível de volume. Já se reduzirmos a potência pela quarta parte, o som vai ser diminuído de 6dB (se quiser fazer a conta, experimente calcular o log de 0,25, que é a relação de um quarto das potências)"
 
Na primeira equação que o grangran apresentou, 88 dB representa a sensibilidade do falante, então, 103 dB é o valor do SPL máximo calculado.

Vejam este tópico <!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.org/forum/viewtopic.php?f=21&t=4425&start=30">viewtopic.php?f=21&t=4425&start=30</a><!-- l -->

quando se dobra o número de falantes, o ganho total é de 6 dB se os mesmos estiverem acoplados acusticamente e satisfizerem as outras restrições colocadas pelo Ullmann.
 
Back
Topo