Cálculo e análise do SPL máximo. Como não sermos enganados?

Olá Pessoal,

Criei este tópico para quem quiser continuar ou começar a discussão sobre a análise e cálculo de SPL máximo de caixas como SKY 600, RCF art310, ProMaxX14 da FBT, SKY 2200 e etc.

Para fazer tal cálculo, considero importante a leitura do texto do link a seguir, particularmente, do item 12
http://www.somaovivo.org/artigos/potencia-uma-coisa-mais-que-complicada-parte-vi-conclusao/

O SPL máximo é dado pela equação:

SPL máximo = Sensibilidade + 10*log(Potência Aplicada)

O que ditará se o SPL MÁXIMO será o SPL MÁXIMO DE PICO ou o SPL MÁXIMO CONTÍNUO, será a natureza da potência aplicada (ou seja, se estamos tratando com a potência de pico ou com a potência contínua)

Deixo aqui também este texto publicado pela Mackie
http://www.mackie.com/products/hdseries/pdf/hd_real_spl.pdf
Se alguém puder traduzí-lo, teremos um material muito bom em português.

Como cada fabricante pode usar o seu próprio critério (muitas vezes, desconhecido por nós) para calcular este SPL, assim, comparação do SPL máximo entre caixas de fabricantes diferentes, torná-se inviável. Por exemplo, um considera o valor da potência aferida pela norma X o outro pela norma Y, um considera a potência total da caixa, enquanto o outro somente a potência da via de graves...

Para quem quiser começar a colocar a mão na massa e, possívelemente, está agora com os dedos inquietos para fazer as contas, rsrs, deixo este exercício

1) Calcular o SPL máximo (cont e de pico) da caixa passiva ProMax14 utilizando as informações do arquivo disponível no link
http://www.fbt.it/ENG/PAE/DOWNLOADS/Datasheets/ProMaxX-14_data-sheet1.pdf

datasheets_ProMaXX14_zpsa40227af.png
 
Para ter um valor confiável, temos que fazer a medida. Mas quem aqui vai ter condições de realizar medições de diferentes caixas antes de comprar?

Por isso acho que temos que confiar nos dados do fabricante até certo ponto. Se os dados estiverem errados, já é propaganda enganosa.
 
Concordo Carlos. Teríamos que medir todas as caixas de interesse sob as mesmas condições.

No próximo teste de caixas do SAV, se for possível, poderia-se medir o SPL de algumas caixas quando o limiter de cada caixa começar a atuar. Assim, teríamos uma noção do SPL relativo entre elas o qual poderia ser comparado com os datasheets.

Acredito que mesmo comparando o valor do SPL máx. cont. da caixa do fabricante A com o valor do SPL máx. cont. da caixa do fabricante B, temos que tomar uma certa cautela para não compararmos alhos com bugalhos. Pois, se as potências dessas caixas forem aferidas utilizando normas diferentes, como vamos compará-las somente com os datasheets? Por exemplo, 1000 W na norma X pode ser equivalente à 1400 W na norma Y pelo fato da norma Y exigir menos do amplificador na aferição da sua potência. Como o valor de SPL máximo depende da potência, teremos dois valores diferentes de SPL máximo calculado para uma mesma caixa.
 
bom uma pergunta, creio eu que também está no contexto


Um amplificador que consome 640 VA, tem capacidade de gerar quanto watts rms?
 
Para esta resposta precisa de mais dados:
fator-03.jpg



mas.... para caixas ativas temos muitas outras variáveis que essa conta não se aplica..... exemplo: QSC K12 (já tivemos inclusive uma discussão sobre o consumo / potência da mesma).
 
Um exemplo de amplificador de mercado internacional que "desafia" os calculos de consumo/potencia entregue são os powersoft...
 
Powersoft é engenharia pura.... bem diferente... exemplo: http://www.powersoft-audio.com/en/touring/k-series#K20
 
muito apropriado em falar sobre essas normas,
Inclusive o Bersan até publicou algo sobre esse assunto, e inclusive nos dá uma idéia de como certos ampli/caixas tem um consumo de energia e as vezes tem a potencia informada até 4 vezes o consumo.

http://www.somaovivo.org/artigos/potencia-uma-coisa-mais-que-complicada-parte-ii/

abs savianos.
 
Back
Topo