Cálculo errado em caixa de fábrica?

cos

Member
Saudações,

Estive estudando a caixa de Sub ativo que usamos atualmente:

Attack VRS1810A,

E surgiram algumas dúvidas:

Segundo informações do fabricante, o amplificador dessa caixa possui 1000W RMS @ 4 ohms, tendo uma saída para caixa passiva, sendo que quando ligada sozinha possui 600W RMS (@ 8 ohms).

Acontece que ao abrir essa caixa, pude verificar que a mesma possui um AF de 8 ohms por 800W, a mesma potência que é especificada na caixa passiva que o fabricante recomenda usar,

ou seja,

se o amplificador possui 1000W RMS @ 4 ohms, como é indicado pelo fabricante que ele sustente 2 AF de 800W RMS cada?

Sendo assim, pelo que aprendi aqui no SAV, para alimentar corretamente esses 2 AF, teríamos que dispor de um Amplificador de tenha o dobro da soma da potência dos AF conforme a sua impedância: 3200W RMS @ 4 ohms,  

Certo?

:huh: :huh: :huh:
 
cos disse:
Saudações,

Estive estudando a caixa de Sub ativo que usamos atualmente:

Attack VRS1810A,

E surgiram algumas dúvidas:

Segundo informações do fabricante, o amplificador dessa caixa possui 1000W RMS @ 4 ohms, tendo uma saída para caixa passiva, sendo que quando ligada sozinha possui 600W RMS (@ 8 ohms).

Acontece que ao abrir essa caixa, pude verificar que a mesma possui um AF de 8 ohms por 800W, a mesma potência que é especificada na caixa passiva que o fabricante recomenda usar,

ou seja,

se o amplificador possui 1000W RMS @ 4 ohms, como é indicado pelo fabricante que ele sustente 2 AF de 800W RMS cada?

Sendo assim, pelo que aprendi aqui no SAV, para alimentar corretamente esses 2 AF, teríamos que dispor de um Amplificador de tenha o dobro da soma da potência dos AF conforme a sua impedância: 3200W RMS @ 4 ohms,  

Certo?

:huh: :huh: :huh:
 
rvtsom disse:
cos disse:
Saudações,

Estive estudando a caixa de Sub ativo que usamos atualmente:

Attack VRS1810A,

E surgiram algumas dúvidas:

Segundo informações do fabricante, o amplificador dessa caixa possui 1000W RMS @ 4 ohms, tendo uma saída para caixa passiva, sendo que quando ligada sozinha possui 600W RMS (@ 8 ohms).

Acontece que ao abrir essa caixa, pude verificar que a mesma possui um AF de 8 ohms por 800W, a mesma potência que é especificada na caixa passiva que o fabricante recomenda usar,

ou seja,

se o amplificador possui 1000W RMS @ 4 ohms, como é indicado pelo fabricante que ele sustente 2 AF de 800W RMS cada?

Sendo assim, pelo que aprendi aqui no SAV, para alimentar corretamente esses 2 AF, teríamos que dispor de um Amplificador de tenha o dobro da soma da potência dos AF conforme a sua impedância: 3200W RMS @ 4 ohms,  

Certo?

:huh: :huh: :huh:

Vou acompanhar as outras respostas, mas acredito que nenhuma caixa ativa utilize um amp com o dobro da potência. 
A propósito, o que você acha desse sub ? utiliza ele com bandas ? Estou pensando em comprar ativos, e ele está na minha lista de opções. 
 
Olá rvtsom,

temos esse sub há algum tempo.

Temos nossa própria aparelhagem, somos uma banda evangélica e fazemos nosso trabalho na rua. Usamos esse sub e uma RCF ART715, porém o sub não acompanha a RCF. Então pensei na possibilidade de um upgrade adicionando a caixa passiva se acordo com a recomendação do fabricante, mas me deparei com essa situação.

Nunca trabalhei com outro sub. Creio que para um ambiente fechado, ou para poucas pessoas, esse da Attack responda bem.
 
Saudações!

Alguma luz no fim do túnel?  :idea:

Será que o fabricante/engenheiro errou no projeto?   :huh:

Ou foi um pouco caso, ou reaproveitamento de materiais estocados, sabendo-se que seria pouco provável um profissional da área usar um equipamento assim, já que para uso profissional, geralmente necessita-se de mais potência?  :dodgy:
 
Ou o projeto está certo?  :exclamation:
 
Se vc abrir varias caixas de varios fabricantes, vc vai se deparar com essa situação. Digo potencia amp < falante, amp = falante e amp um pouco mais forte que o falante. Mas o DOBRO é dificil de encontrar.

Tem que se analisar um monte de coisas e fazer um processamento elaborado para esse lance de dobro de potencia funcionar direito. Se não tiver processamento adequado e o amp for muito mais forte que o falante; queima por excesso de potencia. Caixas simples não tem processamento, auto rampa, DSP, limiter, sistema para proteger falantes de distorção, etc.... Só amplifica o sinal e ascende a luz de clip para te mostrar quando esta exagerando e ponto final.

Imagina que o fabricante use um falante de 600w de sensibilidade X. E o fornecedor de falantes tem um falante de 800w porem muito mais sensivel 2x. E a diferença de preço entre eles é muito pequena.
Compensa mais pegar o de 800w, mesmo que o amplificador não tenha força para aproveita-lo 100%, nessa situação ele vai render mais som devido a melhores atributos.

Quando potencia do falante > amp. O que acontece é que se gastou dinheiro a toa, pois não tem como aproveitar o falante 100%. O perigo disso, é quando você tem conhecimento que o falante é de 2000w e o amp e de 500w, você quer tirar "leite de pedra".
Você sabendo que o falante aguenta pressão e pode render mais, vc vai sempre querer "aumentar o volume" mais um pouquinho, mais um pouquinho...
Aí vc clipa o amp fraco em excesso, envia distorção e queima o falante de 2000w que você julgava impossível de queimar com um amp de 500w.
 
Amigão não sei te explicar, e nem sei se estou certo, mas acredito que esses 1000 rms, citados por eles tiveram uma forma de medição diferente, de repente até mais justa, que os outros fabricantes. Note que muitos quase todos os fabricantes, especificam a potência rms mas não especificam a forma de medição,  Que no seu caso é (Tone Burst 1kHz 33@99ms/THD+N=1%/127Vac) . Pode ser que ele tenha bem mais que 1000w, ou pode também que tenha menos. Esta é mais uma, das horas que devemos agradecer pela existência do S.A.V. Pois independente dos dados técnicos, sempre temos uma pessoa que já utilizou aquele equipamento e pode nos passar um feedback real. Além dos experts que nos ajudam muito. Aliás seria bom um aparecer pra esclarecer seu relato, pois é um assunto que muitos precisam e outros muitos vão precisar. Para entender melhor esta mecânica de ativa alimentando passiva, IN OFF Eu Evitaria o máximo fazer isto.
 
Ativa alimentando passiva não tem mistério nenhum. É só fazer o amplificador trabalhando em 4 ohms. (2 falantes)
O que eu acho sacanagem é o jeito como montam o anuncio dessas cxs ativas + passivas.

- Subwoofer de 1000w* e bem pequenininho escondido 4ohms. e a foto do produto. Aí o cara tem de ter um certo conhecimento para interpretar que esta levando para casa 1sub de 500w.
- Poderia ser Subwoofer 500w + 500w (ativa + passiva). Aí fica muito mais claro.

Imagina quantas pessoas não caem nessa pegadinha por falta de conhecimento? No audio profissional quanto maior for o numero estampado, mais vende.
 
Olá,

Então, nesse caso, o que provavelmente ocorreu foi um aproveitamento de material em estoque, ou a conveniência do momento, no caso os Alto Falantes, mas deixando ciente que o amplificador fornece somente os 1000W @ 4ohms (junto com a caixa passiva), ou 600W @ 8ohms (sem a caixa passiva)?
 
Não digo aproveitamento, pois o fabricante não vai sair fazendo o mesmo SUB, ora com o falante X e ora com o falante Y, só porque tem sobrando no estoque. Tem de ter um projeto padronizado. provavelmente todos os modelos lançados são assim. Algo levou o fabricante a escolher esse falante de 800w.
Se não me engano já li em algum lugar que a Attack faz seus proprios falantes.

Sobre a potencia do amp é isso mesmo que disse.
 
Sandro Oliveira disse:
Ativa alimentando passiva não tem mistério nenhum. É só fazer o amplificador trabalhando em 4 ohms. (2 falantes)
Amigo Sandro!
Imagine um (SOMENTE) cara subindo montanha sozinho mas levando comida e agua para duas pessoas mesmo sabendo que talvez NUNCA essa outra pessoa vai aparecer!Ele acaba levando o dobro de peso e demora mais para subir e ainda fica mais cansado sem falar que gastou mais grana para comprar as estivas.
Do mesmo jeito vejo o problema de ativa+passiva.
Uma ideia utopica e sem NENHUMA vantagem para caixas MID/HIGH. Sub - tenho que considerar plausível mas pouco eficiente (visto a historia de alpinista samaritano :D ). 
Pior ainda fica quando a caixa é bi-amplificada e processada: menos eficiência ainda , ligação "estéreo" comprometida , muito mais gasto para fonte de alimentação , acoplamento comprometido  e etc...
Pessoalmente sempre considerei essa parte de "evolução" dos sistemas de PA/SR como beco sem saída , gancho para vendas , amarração nas marcas e etc, etc...
Traduzindo de  linguagem tecnica para linguagem de bebe - coisa feia , um coco... kkkk

Abrcs,
andry110
  
 
 
Olá, Andry110.

Muito boa a sua parábola do alpinista.

O ideal, então, talvez, seria essa caixa (como tem uma potência relativamente baixa para um sub) ter um AF de 4ohms / 600W rms (que é o que encontramos normalmente no mercado), para usar o amplificador dela de forma otimizada, sem a acoplação da caixa passiva,

E caso seja necessário uma potência maior, partiríamos para um sistema diferente e mais profissional do tipo subs passivos com amplificadores "off-board", dimensionado de forma correta?

Obrigado.
 
Olá cos, tenho sub ativo da Staner e acho que é 4 ohm.... Não dá para ligar passiva e o modelo é o WHX 2000A. Salvo engano é 1000 w de pico e 600 w contínuos. Deve enquadrar nessa sua suposição.

Abc
 
Back
Topo