Calibração do sistema com tweeter piezo elétrico

digosoul

New Member
Eu estava agora a pouco navegando no Audiolist e me deparei com esse texto do Edu Silva:

Eis um parágrafo:

Sim, mas nem precisa tanto treinamento. O piezo aqui é utilizado para denunciar os harmônicos de um sinal senoidal distorcido, cuja frequência fundamental (400 Hz) está abaixo de sua capacidade de resposta. Esse é o "truque". Qualquer um pode ouvir essa distorção.


Pelo que entendi é uma técnica de calibração do sistema (estrutura de ganho) utilizando um tweeterzinho desses leson de 10 reais, alguém já usou essa técnica, o que me dizem?

para quem quiser dar uma olhada no texto do Edu Silva na íntegra:
http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=141
 
Amigo esses tweeter de piezo são especiais para responder frequencias de 4khz até 16khz ou até mesmo os sub sonicos 22khz.

Eles trabalham em uma frequencia que atinge os harmonicos da voz,harmonicos de um violão ou guitarra, slep do baixo(tem uns baixos ativos que em uns solos soltam agudos da batida da corda) , brilho dos pratos da bateria, se for pegar uma orquestra ou violinos e sax soprano acho que eles chegam a essa frequencia também...

Bom se entendi essa forma de calibrar seria mais ou menos Equalizar o canal(apartir de 4khz) e colocar o fader em 0DB se der clip de + 4DB vai diminuindo aos poucos o nivel do fader...
 
Olá gente,

o procedimento proposto pelo grande mestre Edu Silva é extremamente simples e interessantíssimo, e usa um tweeter ligado diretamente na saída de equipamentos em nível de linha (mesa de som, equalizador, crossovers, etc. Não tem nada a ver com caixas de som e amplificadores, por exemplo.

Por outro lado, se seu equipamento tem as luzes indicativas de pico, (Peak, Overload, OL), só acompanhar as luzes que dará o mesmo resultado...

Um abraço,

Fernando
 
bersan disse:
Por outro lado, se seu equipamento tem as luzes indicativas de pico, (Peak, Overload, OL), só acompanhar as luzes que dará o mesmo resultado...
Mas que equipamento não tem uma luzinha de OL? Até AMBW tem.
 
Boa Gabriel...

chegou exatamente nas "entrelinhas" do que eu pensei.... O Edu trabalha com áudio há décadas, e podemos chamá-lo de maior educador de áudio do Brasil de todos os tempos. Então ele pegou muito equipamento antigo, SEM LUZES de pico. Um Cygnus PA-400, um Polivox PM-5000, etc, etc, etc. Nesses, o procedimento descrito por ele funciona e muito bem, aliás é o único que funciona.

Já para a galera que trabalha com equipamento mais novo (menos de 20 anos de fabricado), a luz de pico tem se tornado bem mais comum. Aí você lê o texto dele, substitui a expressão "o tweeter começa a apitar" por um "a luz de pico começa a acender" e pronto, faz o ajuste da estrutura de ganhos de forma idêntica.

Um abraço,

Fernando
 
Eu nunca tinha ouvido falar dessa técnica,
Achei bem interessante.

Realmente uma mão na roda em casos como este, com o equip sem luz de clip eu nunca imaginaria que existisse esse procedimento.

Eu sinto falta as vezes de uma luz de 0dB em um equalizador aqui da igreja, a única informativa nele, além da que indica que o equip está ligado e a de Peak.
 
Back
Topo