Canais de mesas

VictorDalmaso

Active Member
Ola a todos!
Estive trabalhando em um evento e tive uma mesa em minhas mãos sedida por um amigo. A marca n vem ao caso neste momento. Essa mesa tinha alguns canais q estavam escritos assim, por exemplo:
canal 8/9, 10/11...
enfim, o evento foi bom....sem problemas, Graças a Deus...porém tive esta dúvida de o pq dos canais estavam escritos assim e se os msmos podem ser usados com mais de um intrumento.
grato!
 
Sao canais estereo, voce pode ligar por ex. um teclado ou alguma outra fonte sonora que tenha saida estereo.
 
então se escreve 8/9. 10/11 para designar q o canal é estéreo? então qdo eu ver uma mesa q tenha escrito assim...esta saída é estereo neh?
 
Vitor,

sempre que você ver 2 números juntos (8/9, 15/16, 23/24, 47/48, etc), indica que o canal é estéreo.

São feitos para ligação de instrumentos também estéreos: teclados (todos), e alguns módulos de guitarra e contrabaixo tem saídas estéreo também. É sempre entrada de LINHA, logo não são feitos para microfone.

Vou lhe dizer logo o que muita gente pergunta "dá para ligar 2 instrumentos iguais em um único canal estéreo? Por exemplo, se você tiver 2 violões, pode ligar os dois no mesmo canal? O tecladista usa 2 teclados, pode ligar os 2 no mesmo canal da mesa?

A resposta pode ser sim ou não.
Ligando ambos no mesmo canal, a equalização, volume, ganho, é tudo uma mesma coisa, o que nem sempre é interessante.

Segundo, porque cada entrada só encaminha o som para o Master correspondente. O violão que entra em L só sai o som no Master L. Já o violão que entra em R só sai o som no Master R. Dependendo da configuração dos seus masters, você pode ter problemas... como o som do violão base saindo na caixa da frente e o som do dedilhado na caixa de trás, ou esquerda-direita.

Agora, se a mesa de som tiver saída MONO OUT (soma L+R), e você não se importar em ter uma mesma equalização em ambos os instrumentos, dá para usar tranquilo.

Um abraço,

Fernando
 
Bersan,

Aproveitando, a Yamaha MG24 que compramos tem saída ST MAIN e MONO OUT, estamos usando a ST MAIN para o PA, em estéreo mesmo.

Teria alguma utilidade essa saída MONOUT?
 
Teria alguma utilidade essa saída MONOUT?

ls.bastos, a saida mono out serve para ligar subwoofers pois seu sinal deve ser mono, ou então caso você use apenas uma caixa ligada na mesa.

abraços,
Lucas.
 
Re: Teria alguma utilidade essa saída MONOUT?

lucas--rocha disse:
ls.bastos, a saida mono out serve para ligar subwoofers pois seu sinal deve ser mono, ou então caso você use apenas uma caixa ligada na mesa.

abraços,
Lucas.

Ah sim! Mas no caso a Yamaha MG24 acho que tem tambem uma saída SUB OUT, se nao me engano!
 
A Behringer SL2442FX é bem parecida em recursos com as MG da Yamaha, também tendo saídas L/R, Mono Out e Sub-out (configurável até 200Hz, crossover interno).

Bem, tirar o som pelo L/R e pelo Mono Out são coisas bbbeeemmm diferentes. O L/R te permite implementar estéreo, um som de um lado e outro do outro. O Mono Out não. Mas se pararmos para olhar que quase todo o som ao vivo que fazemos é mono, então, não tem muita diferença.

O que realmente importa é que, quanto mais controles temos disponíveis, mais versátil fica o equipamento.

Vou dar um exemplo útil em uma igreja feita em L. Há uma nave maior, com 2 caixas na frente e 2 atrás, e outra nave lateral, menor.

Master L => amplificador 1 canal A => caixas da frente nave principal
Master R => amplificador 1 canal B => caixas de trás nave principal
Mono Out => amplificador 2 canal A => caixas nave lateral

Nesse esquema, pela mesa podemos mexer em tudo o que quisermos. A igreja está vazia e a nave lateral não tem ninguém? Então podemos deixar o Mono Out abaixado. Etc.

Mas há diversas formas de fazer a mesma ligação. Poderia-se fazer assim:

Mono OUT => Amp1 canal A jampeado com Amp1 canal B jampeado com Amp2 canal A. Nesse caso, o Mono Out seria o único volume, e se quisermos alterar o volume em algum lugar, faríamos pelo ajuste do amplificador.

Um abraço,

Fernando
 
Então não tem uma regra unica de usar as saídas SUB OUT, MONO OUT, ST MAIN, certo, as saídas estão ali para o que bem nos servir melhor, certo?
 
Ls. Bastos,

as saídas estão ali para o que bem nos servir melhor, certo?

Você chegou ao ponto! Se você der o mesmo equipamento para 10 pessoas e pedir para elas montarem o som em um determinado local, você provavelmente terá 4 ou 5 formas de montagem diferentes, e todas funcionando! Som tem essas coisas.

Tudo vai depender do nível de conhecimento de cada um, da simplificação (ou complicação) que cada um vai implementar, etc. Em todas, encontraremos vantagens e desvantagens.

Lembra do caso do Aux Pré ser para Monitor e Aux Pós ser para Efeito? Apesar disso ser o mais comum, no seu caso específico (você relatou em outro tópico), usar Aux Pós para Monitor ficou muito melhor para você.

Não tem "quem está certo e quem está errado". Cada caso, um caso.

Só tenha cuidado com o Sub OUT. Como essa saída é filtrada (só saem graves por ela), ela só serve para alimentar subwoofer.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo