Canais queimando na Mesa Yamaha MG 24/14 fx

G.Jr

Member
Boa noite.Já acompanho ( lendo os foruns ) o Sav a muito tempo e me registrei a pouco tempo.
Tenho na igreja uma Yamaha MG 24/14 fx que tem dois anos de uso.
Pouco tempo depois da aquisição os leds de indicação de sinal dos canais 10,11,12 e 16 acionavam quando a mesa era ligada, mesmo não tendo nenhum microfone ou instrumento ligado no canal. E esses canais passaram a queimar.
Alguem que usa yamaha já passou por isso?
 
Pergunta básica

Vocês estão usando algum cabo xlr em instrumentos sem DI ? Se estiverem, estarão provocando curto no Phantom e com isso queimando os canais.

Mas se usam do modo correto e tá acontecendo isso... fico na dúvida se é uma yamaha ou uma behringer (sem controle de qualidade da fábrica).
 
D som disse:
Pergunta básica

Vocês estão usando algum cabo xlr em instrumentos sem DI ? Se estiverem, estarão provocando curto no Phantom e com isso queimando os canais.

Mas se usam do modo correto e tá acontecendo isso... fico na dúvida se é uma yamaha ou uma behringer (sem controle de qualidade da fábrica).
'E por ai mesmo.
Queimar canal de mesa da classe de MG da Yamaha 'e possivel. Mas tem que ter um dom ou talento_Ou completo descaso com tradicional e basica verificacao dos cabos/ conectores.Em 99% dos casos o problema 'e causado:
- phantom em curto
- uso de famoso Y para conectar 2,3 ou mais microfones
- ligacao de instrumento na bandeja de multicabo atraves de um cabo "estranho" ou indevido
- conexao de equipamento com problemas de atrerramento ou com loop de alimentacao entre as fases
- USO DE SINAL DE LINHA NA ENTRADA DE MIC!!!!!!!!!!!
- e etc , etc , etc...
Entre fraquesas da mesa MG podemos citar o gasto de faders e botao On/Off de canal.Mas!!!!! Para queimar (devido ao defeito) canal? Tem que ser algo de tamanho dimensão absurdo !Tipo : politico falando a verdade! OU : Flamengo caindo para Segunda! :mrgreen: :mrgreen:

Abrcs,
Andry110
 
Flamengo caindo pra Segunda kkkk essa é demais.
O problema é que já desconectei todos o cabos de instrumentos e microfones da mesa e quando eu ligo ela os leds dos canais acendem do mesmo jeito.
Quando comprei a mesa, depois de uns três meses dois canais queimaram, acionei a garantia e a loja mandou arrumar. Eles disseram que o motivo da queima de canais era o mesmo que vocês já citaram. Depois de uns quatro meses, novamente os canais queimaram. O pior é que esses canais eu quase não uso.
 
Parece-me que se trata de uma coisa rara, mas possível de acontecer com qualquer fabricante de equipamentos eletrônicos que você tem uma console que já veio com defeito de fábrica e este é intermitente para os canais citados. Se já fora arrumados e voltaram a dar defeito é porque existe um problema de orgiem maior que ainda não foi sanado.
Sugiro que contate novamente a Assistência Técnica e seja enfatizado que se trata de uma segunda vez que isto acontece. Infelizmente, terá de enviá-la novamente ao conserto, é o melhor a se fazer.
 
Nando..

Conforme o G.Jr disse, depois que foi feito o primeiro conserto ou manutenção, o defeito só voltou a apresentar 4 meses depois, é muito difícil que seja intermitente depois de 4 meses, o que se percebe é o uso indevido (incorreto) dos canais citados, como disse o Dsom.

Defeito intermitente, não é do tipo constante, mas ele apresenta algumas vezes em um curto espaço de tempo ou período, por isso dizemos que é intermitente.

G.Jr, aconselho você a estudar um pouco mais, ter mais conhecimento sobre seus equipamentos e como deve usa-los corretamente, isso lhe ajudará em sua caminhada sobre som.

Dê uma passeada na área de Download e Artigos aqui do fórum, há muito material didático de grande conhecimento, para te ajudar.

[].
 
G.Jr disse:
Boa noite.Já acompanho ( lendo os foruns ) o Sav a muito tempo e me registrei a pouco tempo.
Tenho na igreja uma Yamaha MG 24/14 fx que tem dois anos de uso.
Pouco tempo depois da aquisição os leds de indicação de sinal dos canais 10,11,12 e 16 acionavam quando a mesa era ligada, mesmo não tendo nenhum microfone ou instrumento ligado no canal. E esses canais passaram a queimar.
Alguem que usa yamaha já passou por isso?
 
Como citado no inicio do tópico os leds de sinal dos canais acendem mesmo não havendo nenhum plugue TRS ou XLR conectado a nenhuma entrada da mesa.
Os led do CANAL acendem, porem, o conjunto de led usado para monitoramento ( PFL ) não registra NADA.

OBS.: Depois de quatro meses os canais voltaram a queimar. Esses canais quase não uso. Mesmo vindo da garantia os led continuavam acionando. O pessoal da loja disse que isso era normal.
 
G.Jr disse:
Como citado no inicio do tópico os leds de sinal dos canais acendem mesmo não havendo nenhum plugue TRS ou XLR conectado a nenhuma entrada da mesa.
Os led do CANAL acendem, porem, o conjunto de led usado para monitoramento ( PFL ) não registra NADA.

OBS.: Depois de quatro meses os canais voltaram a queimar. Esses canais quase não uso. Mesmo vindo da garantia os led continuavam acionando. O pessoal da loja disse que isso era normal.

Sendo assim... só resta dizer que foi falta pura de sorte ter comprado essa mesa (essa unidade). Isso serve pra sabermos que por mais que a marca seja referência, ela pode vir raramente com um produto defeituoso.
 
Entrei em contato com Yamaha e eles disseram que o problema pode ter ocorrido devido sobre tensão, aterramento irregular ou falta de aterramento.

Porem. A mesa é ligada em Modulo Isolador MIE G3 da Microsol ( Schneider Eletric ) .
Pediram para eu levar para um Autorizado, eles vão acompanhar o desenrolar da situação.

Eu só quero saber se tem solução ou não. Testei a mesa de um amigo, igual a minha, e ela liga normalmente.
Obs.: O produto já esta fora da Garantia.
 
Valeu Guga.

Liguei ontem. O cara é super atencioso. Expliquei o problema pra ele e, ele pediu pra eu falar com a Roberta. No mesmo instante liguei pra falar com ela.
Expliquei novamente o caso e ficou dela falar com os técnicos e retornar o telefone depois. Estou no aguardo.

Nesse final de 28,29 e 30/03/2014 é o Aniversário de 22 anos da Igreja. Vamos usar apenas 2 microfones um ligado em cada Samson 412 e os Instrumentos nos Cubos.
Não compensa alugar uma mesa, é muito caro. O dinheiro para alugar quem sabe dê até pra pagar o concerto. Quem sabe...
 
verifica a ligação dos cabos do multicabo, caso tenha soldado o negativo junto com o positivo fecha curto no phantom power.
ja atendi muitas igrejas que fazer esse tipo de soldagem.
 
As ligações estão todas no padrão.

Com relação a mesa. Desistimos dela. Acabamos comprando uma X32.

So pra ressaltar, estou ate hoje aguardando o contato da Yamaha. Kkkkkkkk brincadeira.
 
G.Jr,
No seu post vc quebrou 2 paradigmas..... o primeiro achou uma Yamaha com problemas de fábrica e o segundo foi trocar uma Yamaha por uma Behringer.... rsrsrs

Brincadeiras a parte não tenho nada contra nenhuma das duas.
Uso as duas marcas na igreja e não tenho nenhum problema.

Abraços.
Iriel
 
Back
Topo