Cancelamento de fases.

Lucas Ferreira

New Member
Boa tarde pessoal !!

Lendo um livro que se chama a arte de mixar li um trecho muito interessante e achei que alguns iriam gostar de saber.

"Existem pessoas que a construção dos seus próprios ouvidos gera cancelamento de fases."

Caramba.. o livro ainda diz que isso não permite que as pessoas formem em suas mentes uma imagem real de oq está acontecendo na musica.

Que triste.
 
Eu entendi mais pro lado psicológico da coisa, tipo aquela pessoa que se acostumou a vida toda com um som ruim, sem definição, mas ainda acha que está bom, quando ele ouve algo realmente de qualidade ele fala que o antigo era melhor.
 
Cara, pode ser tbm, mas acredite o cara deixou meio sub entendido que o caracol formado na orelha da pessoa pode gerar cancelamento de fases.
 
Hmm... eu já estava achando que um ouvido podia ser diferente do outro, com isso gerando algum atraso e assim cancelamento... mas acho que a não tem nada a ver, só faria uma bagunça na percepção espacial do som...
 
"Polaridades" invertidas entre um ouvido e outro?? Chega a formar uma defasagem "extrema", tipo 180°, ou perto disso?

Pq se for, suponho que seja fácil de detectar, com aqueles trechos de áudio p/ verificação de polaridade das caixas (tipo aquele da mulher falando "this track is used to determine relative polarity...", hehe).

De fato, muito interessante!


Abraço.

Tailan
 
Não acho que seja isso não...

Lembrem-se que ondas possuem comprimento próprio, e as voltas do ouvido; por mais que atrapalhem (atrasem? Não há meio disso acontecer, como citado acima) não geraria cancelamentos (a meu ver). Acho que isso é um sentido totalmente figurado...
 
isinho disse:
Não acho que seja isso não...
....Acho que isso é uem um sentido totalmente figurado...
concordo com o isinho pois o ouvido humano não tem ligação interna, o som só se encontra no celebro quando é interpretado. rss tanto que aquela "mágicas" de passar o fio entre as orelhas é imposivel fisicamente.
E se por acaso ocorresse mesmo a pessoa nunca iria ouvir determinadas freguencias medianas. 8) 8)
 
Olha, pelo oq eu entendi é isso mesmo, ele está falando sobre formação de imagem da musica na nossa cabeça. Dentro da mixagem isso é muito utilizado para se ter uma percepção geral de volumes, pan, efeitos... ou seja, quanto "espaço" um som ocupa na mixagem. Isso ajuda a evitar mascaramentos.

-A arte da mixagem
-Autor: David Gibson

"Imagem requer imaginação ativa existente. As ondas sonoras não."

Existem pessoas que não conseguem construir essa imagem. Existem pessoas que simplesmente não tem consciência dela e outras cujo próprio formato de suas orelhas provoca cancelamento de fase. Esta diferença física destrói a capacidade física de construir imagens sonoras.
As pessoas se relacionam com o som de duas formas: a sensação das ondas sonoras físicas e/ou percepção da imagem. Embora engenheiros profissionais utilizem ambos os metodos para se obter o máximo de informações possível, ele utilizam o método de observação das dinâmicas que existem no âmbito imaginário da imagem. "

Essa deficiencia que causa cancelamento de fases é física e atrapalha na forma física de se construir imagens sonoras. Não quer dizer que o cérebro da pessoa não perceba o som, mas isso atrapalha uma percepção mais apurada. Talvez pelo fato de nós termos esses dois tipos de percepção sonora.

Há uma parte do livro que fala que nós percebemos o som em diversas partes do corpo, devido a altura em que essas ondas costumam trafegar no ambiente (graves mais próximos do chão e agudos mais para cima).
Até mostra as regiões do corpo e as determinadas faixas de frequencia. Por exemplo no estomago nós sentimos os 400 hz.

O livro ainda diz que certos engenheiros trabalham descalços para sentir melhor os sub graves.

Achei INTERESSANTÍSSIMO!
 
HEHEHEHE

Eu to pirando aqui, comecei a ler ontem e já to na página 200

KKK
pena que "só" tem 335, já já vou ter que arrumar outro livro!!
 
Lucas Ferreira disse:
Eu to pirando aqui, comecei a ler ontem e já to na página 200,pena que "só" tem 335, já já vou ter que arrumar outro livro!!
é isso mesmo tem q ler muito rsss, pq conhecimento faz com que vc saia de "enrascadas" mais facil, rsss, e ler 300 pag por dia tem a manha rsss (trabalha n hehehe), livro de audio é o que não falta rss. 8) 8)
 
Alguém indica um livro??

Não sei se é seu caso mais vai alguns sites de pesquisa,

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/download.php?acao=pesq1">http://www.somaovivo.mus.br/download.php?acao=pesq1</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.audionasigrejas.org/Apostila/indice.htm">http://www.audionasigrejas.org/Apostila/indice.htm</a><!-- m -->

E aqui alguns manuais.
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.audionet.xpg.com.br/aptu.html">http://www.audionet.xpg.com.br/aptu.html</a><!-- m -->

Espero ter ajudado 8) 8)

Chegando em casa posto o nome dos livros pra vc.
 
Ah cara, das coisa do SAV eu já tenho tudo, só não li tudo.. hehe

mas tipo queria um livro mesmo, um livro tretero! Tipo a Bíblia do audio.
hehe

Esse apostila 6ª edição eu tbm li.. hehe
 
Acho que viajei, mesmo, quando foi falado "percepção espacial do som".

Apesar disso, continuo "processando" o assunto aqui em minha cabeça.
Se sair algo interessante, eu falo, hehehe.


Abraço.

Tailan
 
Salve galera!

Eu li esse livro, qdo ele fala em percepção espacial do som, na verdade ele quer dizer, que você a musica ouve e projeta na mente a imagem da banda tocando, e seu posicionamento no palco.
 
Back
Topo