Capacitores e divisores

Repito, para fazer o que quer o equipamento necessário é o crossover ativo ou processador digital. A função do equalizador é outra!
é verdade mesmo só atenua 12db ?
O equalizador FBQ3102, por exemplo, atenua cada frequência central em no máximo 12 dB. No crossover ativo, a atenuação ocorre A CADA OITAVA, ou seja, em cada vez que a frequência dobra. Entendeu a diferença?;)

Em um filtro passa-baixas (LPF) Linkwits Riley de 24 dB/oitava com frequência de corte em 100 Hz temos:

frequência de corte: 100 Hz: -6 dB
primeira oitava: 200 Hz: -30 dB
segunda oitava: 400 Hz: -54 dB

Para entender melhor, leia o manual deste crossover da Ciclotron (a partir da página 2) e o conteúdo do outro link
www.ciclotron.com.br/manuais/ciclotron/CPX-2341_SG.pdf
http://www.studior.com.br/sistproc.htm
 
Última edição:
boa noite, consegui para fazer um teste e ver como vai ficar o sistema um crossover Behringer modelo CX3400, porém alguém sabe se tem o manual pra ele ? se poder me passarem o link. Abraços!
 

A resposta é não! Obrigado pelo questionamento e correção @andry110 , aprendi que a regra tantos dB/oitava começa valer exatamente a partir da segunda oitava:cool:.

Fiz um programinha no octave para calcular o módulo da função de transferência em dB. Obtive como resultado:

frequência de corte: 100 Hz: -6.0206: -6 dB
primeira oitava: 200 Hz: -24.609: -25 dB
segunda oitava: 400 Hz: -48.199: -48 dB
terceira oitava: 800 Hz: -72.249: -72 dB
quarta oitava: 1600 Hz: -96.330: -96 dB

Segue o código do programa:

w=frequency/cutoff_frequency; #normalized frequency
s=w*i;
H=1./(s^4+2*sqrt(2.)*s^3+4*s^2+2*sqrt(2.)*s+1.);
gain_H = -20*log10(abs(H))
 
Última edição:
Precisamente seria -6db /100Hz , -24db/200Hz e etc..
É uma das características de filtro Linwitz-Riley : - 6db em ponto X e fase "quase" perfeita.
Ou seja : "A matematica ajuda mas quem manda é a mãe fisica !"
Abcrs,
andry110
 
Olá, boa tarde, testei o crossover e gostei muito do resultado, vamos optar pela compra dele, agora é só dar mais alguns ajustes no sistemas e ira ficar muito bom, obrigado pelas dicas. abraços
 
só mais alguma pergunta, como faço pra escolher o melhor fio pra ligação do driver e alto falante

Se estiver referindo sobre a bitola adequada do cabos, certamente, você encontrá essa informação no manual do seu amplificador. Caso não encontrar, aqui no fórum tem bastante informações sobre isso. Pesquise sobre bitola de cabo....
 
abidiel disse:
só mais alguma pergunta, como faço pra escolher o melhor fio pra ligação do driver e alto falante​
Se estiver referindo sobre a bitola adequada do cabos, certamente, você encontrá essa informação no manual do seu amplificador. Caso não encontrar, aqui no fórum tem bastante informações sobre isso. Pesquise sobre bitola de cabo....
Na realidade , boa pergunta...
Com bitola tudo ok , sem problema.Vai achar fácil aqui ou nos outros recursos e etc.
Mas...
Pouca gente fala coisa com coisa.
Quando se fala da bitola de amp apra caixa de som - OK.Quando se-fala do fio de instalação interna de caixa de som - começam "mastigar meleca" e falar besteiras. É simples : o fio tem que ser mais grosso e mais curto possível para corrente "proporcional" a potência de altofalante e ser "MAXIMO POSSÍVEL" no quesito de flexibilidade !!! Ter pouco peso e ser flexível ajuda muito.Por isso ninguém de "cabeça boa" usa cabo PP dentro de uma caixa de som.Ou cabo de cobre maciço_Ou algo do gênero.
Resumindo : colorido , grosso (1..2 mm² normalmente atende ;)), flexivel ..
Tipo desse , kkk :
http://www.e90post.com/forums/attachment.php?attachmentid=151085&stc=1&d=1209780395


Abrcs,
andry110
 
Obrigado pelas respostas tinha achado mesmo alguma coisa já mas nada sobre o que vai dentro da caixa iria colocar PP também, porém qual o nome desse fio Andry ? Vou usalos internamente mesmo, a conexão vai ser speakon de duas vias uma pra o alto falante e outra para o driver, e teria alguma problema se do amplificador até a caixa usar um fio com a bitola diferente do que vai dentro da caixa? Do amplificador a caixa vou usar PP de duas vias provavelmente de 4mm.
 
Desculpem a demora, a gravação do clipe foi uma coisa que demandou dedicação na pré-produção. Mas agora acabou rsrsrs

O grau de H(s) é definido pelo grau do polinômio do denominador, ou seja, pelo grau de X(s).

Por exemplo, se X(s)= s^3+s^2+1

X(s)= s^3+s^2+1 <- Isso é uma fórmula ou um exemplo teórico?

Se for uma fórmula, o que seria S?

E...

Peguei um PA LS, e vi alguns presets interessantes no processador que acompanha. Por exemplo, puxaram uma frequência de XHz (hipotético, não lembro qual era), no sub, e cortaram YHz. Comentaram algo sobre "girar fase". Alguém saberia dizer a razão disso?

Que é pra alinhar eu sei :D, me refiro a razão física/acústica, sempre pensei que no alinhamento se fazia cortes nas freq que sobram... E sobre "girar fase" eu sei do lance de que um eq torce a fase (em função da latência de um caminho mais longo, pelo que imagino).
 
Olá @Don Ismah, tranquilo! Também estive bastante enrolado nesses dias com os meus afazeres ;)!

Em relação as suas perguntas:
X(s)= s^3+s^2+1 <- Isso é uma fórmula ou um exemplo teórico?

Se for uma fórmula, o que seria S?

Apenas um exemplo ilustrativo do que seria uma função de transferência de terceira ordem.

Agora, H(s)=Vout/Vin = 1/(1+s) é a função de transferência para o filtro passa-baixas BW de primeira ordem. Sendo

s = w*i : a variável complexa onde w=2*pi*freq (frequência angular)
i^2=-1 (unidade imaginária*) e pi = 3.1416.

* https://pt.wikipedia.org/wiki/Unidade_imaginária
https://pt.wikipedia.org/wiki/Número_complexo

Caso tenha interesse em entender mais sobre esse assunto, veja este link
http://backstage.com.br/homero/?p=99

Por exemplo, puxaram uma frequência de XHz (hipotético, não lembro qual era), no sub, e cortaram YHz. Comentaram algo sobre "girar fase". Alguém saberia dizer a razão disso?
.

Como assim: "puxaram" uma frequência XHz e cortaram YHz?:confused: Ou:
  1. Selecionaram a frequência de corte XHz e um filtro de YdB/oitava?
  2. Selecionaram a frequência XHz e a atenuaram em YdB?
  3. Nenhuma das alternativas anteriores? rsrs
Sobre o giro de fase, pode acontecer de se precisar inverter a polaridade de uma das vias (que corresponde a um giro de fase de 180º) para que haja acoplamento acústico entre elas na frequência de cruzamento. Ainda sobre o giro de fase, para corrigir o problema da diferença entre a distância da bobina do woofer e do driver em uma caixa de duas vias; atrasa-se eletronicamente a via que estiver mais adiantada (em geral a via do driver) para que ambas as vias cheguem em fase em relação a um ponto P de audição ou medição.
 
Peguei um PA LS, e vi alguns presets interessantes no processador que acompanha. Por exemplo, puxaram uma frequência de XHz (hipotético, não lembro qual era), no sub, e cortaram YHz. Comentaram algo sobre "girar fase". Alguém saberia dizer a razão disso?
Legal este negocio : entregar uma granada com manual na língua estranha..
OU : sistema "ajustado"e "completo" oferece inversão de fase?!!So se a coisa esta incompleta ou esta no meio de caminho.Ai sim :pode precisar.Mas tem que SABER USAR..
Ai vem a logica : sei usar mas não sei pra que serve.Tentando reclamar - o fabricante fala : marca boa so que usuário não presta...

Abrcs,
andry110
 
Como assim: "puxaram" uma frequência XHz e cortaram YHz?:confused: Ou:
  1. Selecionaram a frequência de corte XHz e um filtro de YdB/oitava?
  2. Selecionaram a frequência XHz e a atenuaram em YdB?
  3. Nenhuma das alternativas anteriores? rsrs

Ai ai ai... Escrevi isso meio dormindo rsrs
Deram gás, ganho, boost, como quiser chamar, numa freq XHz, e um corte em YHz. (tal que X<Y)
O tipo de filtro era um VEQ.

Acho que na sequência vc acertou: foi usado o EQ pra atrasar a fase dessa freq e gerar acoplamento.
Mas porque ganho ou corte? (Considere que é um preset de fábrica do processador!!!).

Agora, H(s)=Vout/Vin = 1/(1+s) é a função de transferência para o filtro passa-baixas BW de primeira ordem. Sendo

Hoje é sexta já, preciso de um café, papel e caneta pra assimilar tudo. Falamos mais pra frente disso novamente.


sei usar mas não sei pra que serve.Tentando reclamar - o fabricante fala : marca boa so que usuário não presta...

Essa bomba não estoura na minha mão rsrs
Eu sou roadie, me preocupa o palco, e estarem os instrumentos afinados, monitores (ear) que os caras se escutem e já era...
Chega que tive de trocar 4 vezes a mesma corda na última gig rsrsrs
 
abidiel disse:
só mais alguma pergunta, como faço pra escolher o melhor fio pra ligação do driver e alto falante​

Na realidade , boa pergunta...
Com bitola tudo ok , sem problema.Vai achar fácil aqui ou nos outros recursos e etc.
Mas...
Pouca gente fala coisa com coisa.
Quando se fala da bitola de amp apra caixa de som - OK.Quando se-fala do fio de instalação interna de caixa de som - começam "mastigar meleca" e falar besteiras. É simples : o fio tem que ser mais grosso e mais curto possível para corrente "proporcional" a potência de altofalante e ser "MAXIMO POSSÍVEL" no quesito de flexibilidade !!! Ter pouco peso e ser flexível ajuda muito.Por isso ninguém de "cabeça boa" usa cabo PP dentro de uma caixa de som.Ou cabo de cobre maciço_Ou algo do gênero.
Resumindo : colorido , grosso (1..2 mm² normalmente atende ;)), flexivel ..
Tipo desse , kkk :
http://www.e90post.com/forums/attachment.php?attachmentid=151085&stc=1&d=1209780395


Abrcs,
andry110
Muito obrigado, sempre usei pp almak de 4mm crente que estava bem servido.
Apenas retirei a camada dos meus pp e enrolei igual, mesmo sem saber o porque.
Já tinha notado algumas caixas de renome com esses cabos de sua foto, nunca consegui saber quais cabos são esses e nem porque eles são enrolados um no outro.
Poderia dizer que cabo é esse?
 
O tipo de filtro era um VEQ.

VEQ ou PEQ??
O único VEQ que conheço não é um tipo de filtro, mas sim um plugin de equalização que fornece vários tipos de filtros.

foi usado o EQ pra atrasar a fase dessa freq e gerar acoplamento.

De onde você tirou essa conclusão? Acho pouco provável que tenha lido isso no manual do fabricante.

Se for possível, compartilhe conosco o link do manual que contem e descreve essa tabela de processamento. Creio que fez confusão.

Em geral, utiliza-se PEQs (atenuação e ganho) para corrigir a resposta de frequência em relação a resposta desejada.
Agora, para mexer diretamente com a fase de uma das vias e "gerar acoplamento" com a sua via adjacente na frequência de crossover, aplica-se delay (na via que estiver mais adiantada) de forma que ambas as curvas de fases se sobreponham nessa frequência...
 
Última edição:
Back
Topo