Captando som na igreja para filmagem

Ricardo Lima

New Member
Olá. Sou produtor de vídeo e constantemente filmo casamentos em igrejas católicas no Rio de Janeiro. E um problema que passo é como captar com melhor qualidade possível o som do mic do padre e noivos.
Você diria: É só ligar o meu gravador de audio (zoom H4N) na saida de linha da mesa de som e pronto. Gostaria que fosse assim tão fácil. Um problema frequente é a dificuldade de se ter acesso à mesa de som dessas igrejas. Normalmente são fechadas em um armário com cadeado e o sacristão é instruído a não permitir que mexam nela.
Estive pensando em várias formas de resolver esse problema e gostaria da opnião dos mais entendidos do assunto, pois em AUDIO eu não sou tão entendedor assim. Principalmente sobre voltagem e impedancia dos equipamentos e o risco de queimar por uma conexão errada.

Ideia 1 - Com um cabo Y e seus devidos adaptadores, ligar na saída de audio do transmissor do mic sem fio do padre. Um via continua indo para a mesa de som, enquanto a outra entra no meu gravador. (Será que funciona ou vai reduzir muito o sinal que vai para a mesa de som?

Ideia 2 - Aproveitar o cabo que vai para uma das caixas de som e da mesma forma que na idéia 1, com um tipo de cabo ou conector Y, dividir o sinal que vem pelo cabo, levando uma parte dele para o meu gravador. (Neste caso já ouvi falar que o sinal é muito forte e pode queimar meu gravador. Mas se eu usar um directbox. Será que resolve?

Peço a ajuda de todos para resolver esse dilema. Obrigado.
 
Bem vindo ao SAV Ricardo!

A opção 1 é mais viável, já que a opção 2 é um convite a incêndio, e não, directbox não resolveria pois ele trabalha com impedâncias altas e níveis baixos, a saída do ampli(ou entrada da caixa) tem impedância baixa e nível altíssimo.

Digo viável, porque o correto seria uma via da mesa, mas como não deixam, ae sobra a gambiarra mesmo.
Se for tentar, tente a opção 1. Mas veja antes qual saída estão usando na base do mic, XLR ou P10 ?
 
A opção 1 é uma boa opção.
A opção 2 é boa também se o sistema for ativo (pode até usar a saída TRHU da entrada dispensando o cabo Y), se for passivo não faça.

Mas a melhor opção de todas é visitar o local antes do evento, ver todo equipamento, esclarecer o tipo de ligação que pode ser feito na mesa do local conversar com os noivos para que eles viabilizem a utilização de uma saída de áudio para gravação.
 
Sem autorização pra mexer nos equipamentos do local, uma opção que resolve é posicionar um microfone próximo a uma das caixas de som. Coisa de um metro de distância. Aí é só ir testando, vendo um posicionamento melhor. Quanto mais longe da caixa, mais interferência do ambiente.
 
Em alguns eventos, já ví eles colocando o gravador em frente da caixa, inclusive em eventos que eu estava operando o som, quando vi eles já estavam utilizando desta maneira, nem me perguntaram se podiam ligar direto na mesa, acho que usam essa opção para não ter dor de cabeça com ninguém.
Se vc tem o zoom H4N liga o mic XY em frente a caixa e vai fazendo testes.
 
Back
Topo