Carro de Propaganda

Gustavo Sousa

New Member
Olá Pessoal,

Recebi uma proposta para ganhar um extra agora na campanha politica, tenho um classic e vou montar um som para fazer a propaganda.
o negocio é o seguinte, fui em uma equipadora e o cara me deu um orçamento de 3.000,00 reais com os seguintes equipamentos:

01 caixa com 1m de cumprimento, 90cm de largura e 80 de altura,
04 alto falantes de 15''
02 cornetas (ja tenho duas)
04 tuites
01 modulo taramps 1500 rms
01 bateria de 150amp

a primeira duvida fica em relação ao preço
a segunda e principal fica em relação a qualidade e a potencia desse som, esse som vai ficar falando bem alto ou só aquele ruidinho de som ruim?
agradeço desde já
 
Tópico movido por não se tratar de um problema/dúvida de acústica.

Amigo Gustavo, primeiramente seja muito bem vindo ao SAV!
Somos um fórum destinado a som profissional, poucos (pra não dizer ninguém) aqui tem vivencia com som automotivo, acredito que seria melhor pedir ajuda em fóruns especializados sobre som automotivo.

Porém eu já tive algum contato com som automotivo, e mesmo que não tivesse, não vejo necessidade de se gastar demais e prezar por qualidade para propaganda política!
Me desculpe mas “Qualquer porcaria” está ótimo para eles.
Sendo assim, qualquer coisa que o instalador fizer vai estar bom.

Mas se quer algumas dicas para melhorar a qualidade vamos lá!

Referente às CAIXAS.
A litragem da caixa (dimensões) não é receita de bolo, ela varia de acordo com o modelo do auto falante, então consulte o site do fabricante e verifique a litragem necessária para o falante assim você saberá se a caixa favorecerá o rendimento do falante ou se ela precisará ser ajustada (para mais ou para menos).
Outro detalhe, não compartilhe a cavidade do falante com os drivers. Faça uma “corneteira” à parte e posteriormente prenda esta a caixa dos falantes.

Referente ao/s módulo/s.
Módulo para falante não é o mesmo para drivers, em som automotivo eles vendem como MONO (para sub) e STEREO (para drivers/twitters).
Então se quer mais qualidade, separe os módulos, um para os falantes e outro para a corneteira.
Quanto à potência deles observe novamente o site do fabricante e veja qual é a potencia necessária para o bom rendimento dos transdutores.

E para terminar, divisor de frequência.
Bastante importante, enviar para o transdutor apenas o necessário.
Ele é responsável por selecionar as frequências que serão direcionadas para o transdutor, aumentando a qualidade, rendimento e vida útil dos transdutores.
Também é possível corrigir ganho "volume" por vias, equilibrando melhor a diferença de sensibilidade entre falantes e corneteira, aumentando também a qualidade.

Desculpe mas é o máximo que posso fazer por você.
 
Vai ser posto em cima do carro,ou no porta-malas?eu treaelhav ea com uma cx com dois falantes de 12,2 cornetas e 2 super tweeter e me atendia bem.agora entenda dificilmente um instaladir automotivo vai ter montar qualidade,preferem barulho.
 
pTjz disse:
Tópico movido por não se tratar de um problema/dúvida de acústica.

Amigo Gustavo, primeiramente seja muito bem vindo ao SAV!
Somos um fórum destinado a som profissional, poucos (pra não dizer ninguém) aqui tem vivencia com som automotivo, acredito que seria melhor pedir ajuda em fóruns especializados sobre som automotivo.

Porém eu já tive algum contato com som automotivo, e mesmo que não tivesse, não vejo necessidade de se gastar demais e prezar por qualidade para propaganda política!
Me desculpe mas “Qualquer porcaria” está ótimo para eles.
Sendo assim, qualquer coisa que o instalador fizer vai estar bom.

Mas se quer algumas dicas para melhorar a qualidade vamos lá!

Referente às CAIXAS.
A litragem da caixa (dimensões) não é receita de bolo, ela varia de acordo com o modelo do auto falante, então consulte o site do fabricante e verifique a litragem necessária para o falante assim você saberá se a caixa favorecerá o rendimento do falante ou se ela precisará ser ajustada (para mais ou para menos).
Outro detalhe, não compartilhe a cavidade do falante com os drivers. Faça uma “corneteira” à parte e posteriormente prenda esta a caixa dos falantes.

Referente ao/s módulo/s.
Módulo para falante não é o mesmo para drivers, em som automotivo eles vendem como MONO (para sub) e STEREO (para drivers/twitters).
Então se quer mais qualidade, separe os módulos, um para os falantes e outro para a corneteira.
Quanto à potência deles observe novamente o site do fabricante e veja qual é a potencia necessária para o bom rendimento dos transdutores.

E para terminar, divisor de frequência.
Bastante importante, enviar para o transdutor apenas o necessário.
Ele é responsável por selecionar as frequências que serão direcionadas para o transdutor, aumentando a qualidade, rendimento e vida útil dos transdutores.
Também é possível corrigir ganho "volume" por vias, equilibrando melhor a diferença de sensibilidade entre falantes e corneteira, aumentando também a qualidade.

Desculpe mas é o máximo que posso fazer por você.




Acredito tambem que pra esse tipo de divulgação qualquer porcaria ha de servir, porém vou entrar no ramo da publicidade volante apos esse periodo e acredito que qualidade sempre é bom no que vc faz, por isso que quero um negocio bom
 
Se quer para utilizar como negócio, é bom ter um bom conhecimento...

http://afaunanatal.wordpress.com/fiscalizacao/poluicao-sonora-veicular-art-228-do-ctb/
 
Deixa eu pegar uma carona aqui nesse tópico, já que é sobre som automotivo.

Alguém saberia me dizer se adicionando um amplificador no carro, mas mantendo todos os autofalantes e rádio originais, se é possível uma melhora na qualidade e em SPL?

Eu tenho um carro que depois que eu instalei uma central multimídia o som não está me agradando. Distorce nos últimos volumes e mesmo em baixo volume a qualidade deixa a desejar.

O profissional da loja que eu levei quer que eu compre um amplificador JBL 5 canais por R$ 1.000,00, alegando que o SPL e a qualidade irão melhorar, mesmo se eu não trocar mais nada.

Aí para trocar os outros autofalantes e colocar um subwoofer no porta malas sairia mais uns 800 reais.
 
É possível que melhore a qualidade sim, se a central tiver uma saída de linha ou paralela para ser usada em amplificadores externos.
Se for utilizado a mesma saida que vão para os falantes (saida amplificada) creio que a qualidade melhore muito pouco.
 
Ele falou que seria saída RCA da central. Não sei mais detalhes.

Estou com um medo do cacete de ser 1.000 reais jogados fora.
 
Primeiro você precisa saber porque o som nos falantes estão distorcendo. Situação 1 - os falantes não suportam toda a potência entregue pelo amplificador do aparelho: Limite o volume a um nível aceitável por você e pelos falantes, porém, se precisa de mais SPL, será necessário trocá-los. Situação 2 - Os falantes estão "rachando" porque não conseguem reproduzir as frequências mais graves: coloque um amplificador e subwoofer ligados na saída específica da central multimidia (praticamente todas a possui) e libere os demais falantes do carro para tocar graves, médios e agudos. Em qualquer uma dessas opções não precisará desembolsar mais do que R$500,00.
 
Falo pelo meu antigo carro.
Troquei o radio original por uma central multimídia e o som ficou uma bosta...
Então devolvi a central, comprei uma da Pionner e resolvi o problema! :)
 
É, eu já estava por dentro sobre essa questão de central vs sistemas da pionner.

Porém, a central, específica para o meu carro, possui milhoes de funcionalidades e comunica-se com o computador de bordo. Então tive que optar por essa.

Jefferson,

Obrigado pela ajuda. Como antes da central o som não distorcia e o SPL era mais alto, provavelmente não é problema dos autofalantes não suportarem a potência. O sinal que deve sair porco mesmo, não sei.

Fora que meu carro não tem nem sub. São 2 tweeters e 4 autofalantes, que acredito eu são coaxiais.

Posso até ver a instalação de um sub, que não é o que eu quero porque vai ocupar espaço, mas o SPL dos médios e agudos vão continuar baixos. Por isso minha dúvida se o amplificador sozinho vai melhorar isso.
 
Caro XXNSRA: Colocar um um amp pode até melhorar, mas sem saber onde realmente está o problema, o risco de jogar dinheiro fora é grande. Se o sinal da sua central sai porco, provavelmente com a instalação de um aplificador você terá um "porco amplificado". Pelo visto, o som anterior do seu carro lhe agradava e isto significa que os falantes estavam corretamente dimensionados ao seu som. Descubra se a potência de ambos os aparelhos (novo e anterior) são compatíveis. Se forem, o problema está na qualidade no sinal entregue pelo novo aparelho. Se disponível (difícil em som automotivo), compare nos manuais alguns dados técnicos como distorção harmônica - THD (quanto menor, melhor) e relação sinal-ruído - S/N (quanto maior, melhor). Se tiver sorte e estes dados forem confiáveis, poderão lhe dar uma pista se você comprou ou não um "mico multimídia".
 
Já procurei em tudo quanto é lugar essas informações, e não acho.

Sobre o antigo som me agradar, também não agradava. Faltava SPL, grave e qualidade.

Mas agora piorou demais, em tudo!

Voltando agora do trabalho, acabei de perceber que mal instalei a central (1 semana atrás) e o autofalante direito da mala estorou na reprodução do grave. Me fud...

Acho que vou trocar tudo mesmo então. Deve ser a única solução.

Meu medo é trocar amplificador, autofalantes, colocar sub, mas o sinal ser ruim da central ao ponto de não deixar ter qualidade, mesmo com tudo sendo bom.
 
Back
Topo