Certo ou errado na instalação elétrica

laercio.chargas

New Member
Olá pessoal !

Eu gostaria de saber se, instalar um disjuntor ao contrario ele nao funcionara corretamente?

Por favor me corrige se eu estiver errado.
O disjuntor tem duas indicação: linha e carga.
eu sempre instalei os disjuntores na seguinte forma:
alimento o disjuntor pela linha e a carga so é alimentada quando o disjuntor é ligado.
 
Está correto:

Linha vc liga a(s) fase(s), ou seja, o fio que dá choque, que tem energia.
Carga vc liga o(s) fio(s) que vão para os circuitos ou aparelhos.

O borne carga deve ficar desenegizado quando o dijuntor estiver desligado
 
alan_lima disse:
Está correto:

Linha vc liga a(s) fase(s), ou seja, o fio que dá choque, que tem energia.
Carga vc liga o(s) fio(s) que vão para os circuitos ou aparelhos.

O borne carga deve ficar desenegizado quando o dijuntor estiver desligado


e se por qualquer motivo ligarmos ao contrário? que efeito teremos?
perguntei a um eletricista o cara me enrrolou e não me respondeu!!
 
Bom, teoricamente pode afetar o desarme do dijuntor em caso de curto, porém sinceramente nunca vi isso acontecer o dijuntor desarma do mesmo jeito. O que é pior pra mim é que olhando rápido o dijuntor armado vai parecer que está desarmado e vice-versa. Mas como é uma coisa muito simples o melhor é seguir a orientação do fabricante e ligar o dijuntor corretamente para evitar problemas.
 
alan_lima disse:
Bom, teoricamente pode afetar o desarme do dijuntor em caso de curto, porém sinceramente nunca vi isso acontecer o dijuntor desarma do mesmo jeito. O que é pior pra mim é que olhando rápido o dijuntor armado vai parecer que está desarmado e vice-versa. Mas como é uma coisa muito simples o melhor é seguir a orientação do fabricante e ligar o dijuntor corretamente para evitar problemas.


sim, o melhor é seguir o padrão dá menos trabalho na hora de fazer manutenção ....
é como cabo de rede, voce pode montar como quiser desde que seja igual nas duas pontas ... mas vai dar suporte depois ...
 
Uma coisa ruim é que, mesmo quando o disjuntor desarma (no fio negativo), a corrente elétrica do fio positivo vai continuar passando.
 
Olá.

Quanto a proteção, não há problema algum, contudo pode induzir a erros operacionais por estar fora do padrão, por exemplo: o excelente e capacitado eletricista vê o disjuntor desligado e conclui, sem realizar nenhuma medição, que a parte de baixo está desenergizada, aí mete mão e leva uma descarga elétrica...........

Abraços,
 
gabriel_equalize disse:
Uma coisa ruim é que, mesmo quando o disjuntor desarma (no fio negativo), a corrente elétrica do fio positivo vai continuar passando.

Ola Gabriel, Te admiro pra caramba nos seus comentarios sobre Audio. Tenho aprendido muito com vocês aqui do SaV e particurlarmente gosto muito dos seus comentarios.

Mas neste caso de Eletricidade, (no caso específico deste tópico) você foi muito infeliz com seu comentario.

1 - Como o colega citou, não se usa o termo negativo e positivo em correntes alternadas (padrão das nossas concessionarias de energia), e sim neutro e Fases (A, B e C), ou (R, S e T).

2 - Como outro colega também citou, nunca, mas nunca mesmo devemos interromper o neutro do circuito (seja através de disjuntores ou outro meio). Isto pode causar muitos danos às instalações e equipamentos, principalmente quando a rede é trfifásica (três fases).

3 - Qualquer disjunttor, em sua normalidade, mesmo estando invertido, não pode passar por ele nenhuma corrente ou tensão.


Agradeço a oportunidade de comentar e espero ter colaborado

Gabriel, nada pessoal.
 
Bom dia Laércio. Hoje em dia os padrões dos disjuntores melhoraram sensivelmente. Ao ligar um disjuntos a tecla é mais pesada e aparece uma tarja vermelha indicando que o sistema está vivo, ao desligar, a tecla é liberada com mais facilidade apresentando a tarja verde.
Na ausência das tarjas verde e vermelha, para o lado que a tecla é mais pesada é a entrada da linha.

Existem essas pequenas chaves de fenda de teste rápido ( R$1,99) para teste de tomada. Observe este smilles e imagine uma tomada vista de frente :roll: 1º olho neutro > 2º olho fase e a boca haste terra. Pode ter certeza que todos os componentes eletrônicos do mundo, contam que você fará este tipo de ligação.

Existem Estados e cidades que possuem fase1 e fase2 para fechar tensão de 220v observe o próximo smillies :shock: os olhos representam f1 e f2 e a boca a haste de aterramento. Nestes casos não há necessidade de saber quem é f1 ou f2, pois você não está balanceando rede elétrica.

A Haste de aterramento padrão possui 2,40m de comprimento a um preço médio de R$17,00 com olhal de fixação, sempre a conduza pra sonorização com cuidado evitando acidentes no transporte. Durante o uso, o melhor é deitar a haste a uma superfície de grama ou em local mais úmido, porém utiliza uma capa de isolamento em função do movimento de pessoas e principalmente mantenha afastado de crianças . Mesmo que o neutro esteja aterrado, este não consegue impedir 100% as correntes de fuga. Não esqueça, corrente de fuga se elimina com aterramento.

Os componentes eletrônicos são grandes geradores de correntes de fuga, quanto mais possante, mais problema. Estas correntes são gerada pela velocidade em que os pulsos circulam pelas trilhas. Quando um pulso elétrico sai da trilha ele fica muy loco!, bem doidão, afim de detonar o primeiro transistor que aparecer. Aí só tem um jeito... haste de aterramento.
 
.[/quote]

Gabriel, obrigado mano pela dica do DBX 231, fiz mais de 3 horas de pesquisa de preço, encontrei por R$825,00, entrega imediata e frete gratis na foxtrot.com.br, embora ainda estou pensando sobre a aquisição valeu muito. Paz mano!
 
Back
Topo