Chiado P.A.

Boa tarde, de uns tempos para cá o p.a. da minha igreja começou a dar uns chiados que só somen quando desligo o amp dele,para não fazer isso eu abaixo o volume do amp eque melhora o chiado mas obviamente deixa o p.a. baixo.
Alguem tem ideia do que pode ser e como resolver?
 
Olá Paulo...

...não apenas um, mas alguns fatores causam estes problemas...então traga pra gente mais informações sobre o tipo de "chiado" que tá ocorrendo, tem roncos também?...enfim...qual faixa de frequencia atuante...ou seja, é mais pro's graves, médios...agudos...como é... relata melhor que certamente vamos te ajudar....

Ô amigo ANDRY110.... puxa, to passando por aqui rapidinho... ando meio apressado e sem um tempo decente aqui pro SAV por estes dias... :cry: ...
... mas se vc passar por aqui e sendo possível, é a sua vez hein!! :mrgreen: dê uma força básica ao colega Paulo aê...
...e caros amigos do SAV, vamos lá hein...

Até breve...
Grande abraço :wink:
 
Você precisa verificar se o chiado está chegando no amplificador, ou se está sendo gerado nele.
Se for a primeira opção, provavelmente é cabeamento.
Se for a segunda opção, é manutenção nele.
 
Opa..ainda bem que o Gabriel já deu uma moral pra gente...

...como tenho um tempinho disponível agora, vamos nós então...


Hummm....é um chiado mermo...ou algo ainda mais estranho???? :roll:

Paulo, não sei direito dos fatos... mas independente disso, vou trazer aqui alguns conceitos básicos sobre os sintomas que vc relata...até mesmo pra efeito de, como dizer... de referência ... ah, pra vc, pra gente mesmo tentar entender e diagnosticar esta ou futuras e eventuais causas prováveis.

Bom, como não sei a faixa frequencial atuante do ruído, primeiro vamos tentar diferenciar as coisas:

Normalmente chamamos ou denominamos os ruídos indesejáveis de chiados...o que não é correto, pelo menos num ponto de vista técnico!

Para ser denominado "chiado" o ruído deve ter uma sonoridade mais pro's agudos... como se fosse um rádio ou uma tv[Visualmente falando, seria aqueles chuviscos que tomam posse da tela inteira...que se deixar, tomam conta até da sala inteira(corrigidos pela tela azul hoje em dia)], quando estão fora de sintonia. Ex: chhhhhhhhhhhhiii...ou ssssssss, ... onde este espectro sonoro, por sua vez, tem nome e até cor... comumente chamado de ruído branco ou, com pequenas variações(atenuações), ruído rosa....(obviamente estes cobrem todas as frequências...mas a sensação auditiva do ruído branco tende as altas)...

Diferentemente do chiado, nós temos os roncos ou zumbidos....ou pra muitos “ hammer, rami, râmi...etc”. onde o ruído seria do tipo zuuuuuuuummmm na faixa de graves(baixas freqüências em 50 ou 60 Hz)...

Assim, tentando exemplificar a dica do Gabriel...
Você precisa verificar se o chiado está chegando no amplificador, ou se está sendo gerado nele.
Se for a primeira opção, provavelmente é cabeamento.
Se for a segunda opção, é manutenção nele.

...se vc tem, em seu sistema, zumbidos em 60Hz.... observe por onde anda, corre ou passa o cabeamento...verifique algo que possa estar criando um campo(EMI) que esteja interferindo em seu sistema.... fases elétricas e/ou ausência do terra....aterramento deficiente(ground loops)....
Como vc relata que o ruído surgiu recentemente, é novo...talvez, houveram mudanças/alterações em suas instalações elétricas...fiações novas, porém mal projetadas ou desfocadas(Deixando sequelas); equipamentos geradores de EMI próximos ou em cadeia na rede, etc ...(Verifique o que há de novo em seu ambiente).


Sendo chhhhhiiiiiiiii (que está na região mais elevada)...alta freqüência...faixa entre 2000 e 8000 Hz....verifique, dentre outras possibilidades, como anda a manutenção do seu amplificador...tempo de uso, limpeza dos circuitos, conectores, potenciômetros(se houverem).....etc.etc...

Lembrando que não sei exatamente do que se passa na realidade...então, como disse antes, se ainda for necessário, tente relatar melhor o tipo de ruído... e caso já tenha resolvido, traga pra gente como foi a solução do caso.

Se não houver solução técnica aí já sabe, né? É um ruidoso tentando se promover em seu equipamento hein...jejum e oração nele! :mrgreen:

Enfim, grande abraço :wink:
 
Ziel, voce é uma figura hein! cada post seu é um livro!!! :mrgreen: :mrgreen:

Mas sendo mais direto, concordo com o Gabriel, melhor isolar as possibilidades, verificando se o problema esta nos cabos ou no ampli, aqui na igreja o ruido de fundo produzido naturalmente pelos equipamentos se concentra mais no EQ, por isso abro o minimo necessario do level dele...
 
Grande Fabio....tudo bem?...Graça e paz!!

Rapaz...acho que foi trauma!!...não que eu esteja velho, mas nos anos 80 e 90(tempo de escola...longe da era dos net's) alguns colegas falavam que eu só respondia com SIM ou NÃO...

Era mais ou menos assim: Gesiel, como fazer isto?.. NÃO sei. Gesiel, vc tem problema ?.. SIM ! rssr :mrgreen:

aê...deu no que deu!....rsrsrs

Bom falar contigo irmão....grande abraço :wink:
 
gabriel_equalize disse:
Você precisa verificar se o chiado está chegando no amplificador, ou se está sendo gerado nele.
Se for a primeira opção, provavelmente é cabeamento.
Se for a segunda opção, é manutenção nele.
O chiado vem do amplificador.Então qual seria o tipo de manutenção mais correta?
 
Quando você zera o volume ou retira o plug de sinal de entrada do amplificador, o chiado some?
Já observou a estrutura de ganhos?

O ruído está sendo gerado antes do pot do amplificador, pelo seu 1º post, e geralmente esse pot é ligado quase que diretamente ao sinal de entrada.
Tem pouca coisa que pode gerar ruído nessa parte.
Se a resposta pra minha primeira pergunta for NÃO, então dá uma checada nos capacitores e componentes do ampli, se possível dê uma manutenção.
Se o ampli tiver aí alguns anos de estrada sem nunca ter dado manutenção, pode ser hora de trocar os capacitores.
 
Back
Topo