Choque ao tocar

mariomalta

New Member
E aê galera...

Neste sábado estive fazendo som pro grupo vocal que temos aqui...
utilizamos o som de um irmão da igreja (irei postar algumas fotos em breve)...
qdo eu estava começando a montá-lo na sexta a noite para o ensaio...começou um temporal...vento...etc...
é comum isso aqui no sul....
esperei terminar a chuva pra ligar a eletricidade....qdo liguei....e fui conectar os microfones, me dava choques leves...percebi que só dava qdo eu encostava em alguma parte do mic ou outro equipamento e no cão da igreja (piso de cerâmica)....
no ensaio, alguns diziam que estava dando choque tbm...mais sem eles encostarem em outra parte ou estarem em contato direto com o piso, apenas segurando o mic...

sei que eu deveria saber isso....mas...alguém sabe me dizer oq pq?
:D :oops: :roll:

Um forte abraço !

Obs.: W.Christian.....teremos progresso....rsrs....só falta falar com o pastor...rs
 
mario...
mariomalta disse:
e no cão da igreja
vixi... expulsa o cão da igreja irmão!! :mrgreen: brincadeirinha...

sua igreja tem um bom aterramento ? pq aconteceu isso comigo a pouco tempo com um som de fora lah na minha igreja, tava dando choque direto nos mics e o cara teve que improvisar um aterramento lah com uma barra acho q de ferro msm de uns 1 m e meio +/- todo enfiado no chão e ainda com um pouquinho de agua, depois disso parou de dar choque...até um hummmmmm que tava dando nos retornos parou... bem legal !!

soh n entendi muito bem essa parte...

mariomalta disse:
alguns diziam que estava dando choque tbm...mais sem eles encostarem em outra parte ou estarem em contato direto com o piso, apenas segurando o mic...
eh tipo... eles estavam deitados nos bancos ?!?!!?!?!
 
Victor disse:
eh tipo... eles estavam deitados nos bancos ?!?!!?!?!

Provavelmente calçados...

Não tem aterramento na minha igreja, e isso é comum quando tem muitos microfones ligados(e sem chuva alguma). A solução é simples, aterramento.
 
Provavelmente o Phantom estava ligado.
Tenho esse problema, aliás, se alguém puder ajudar, seria muito bom:

Quando encosta-se no globo do microfone e em um aparelho elétrico toma-se choque (com o PP ligado), ou quando se encosta em um globo de um microfone com uma mão, e em outro globo com a outra...

Ah, se alguém estiver descalço no ensaio também toma...
O que poderia ser???
Aterramento???


Abraços
 
Pois é...o meu caso é parecido com o do Isinho....
Sempre cantamos em igrejas diferentes...
eu cheguei a perguntar pra um irmão dessa igreja....e ele disse que não sabia se tinha aterramento ou não...
vou conversar com o pastor daquele distrito, que mora no mesmo condominio que eu e perguntar....se ele não souber, eu indico à ele fazer aterramento...

ah, o Phantom não estava ligado....
creio que seja aterramento mesmo...

Abração !
 
Pra instalação móvel a solução é um módulo isolador, já debatido por aqui:
<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=23&t=746&hilit=m%C3%B3dulo+isolador" onclick="window.open(this.href);return false;">viewtopic.php?f=23&t=746&hilit=m%C3%B3dulo+isolador</a><!-- l -->
Mesmo assim não é tão eficiente quanto a instalação fixa, mas é o que podemos fazer...
 
Era isso que o Menino postou que eu tava tentando lembrar. Como ele disse, não é a melhor opção mas é melhor que nada.
 
Muito cuidado com isso gente, assim com pode dar choques leves, ja vi situações em que a pessoa que segurava o microfone se "entronxou" todinha devido a um descarga eletrica, graças a Deus nao foi com nosso equipamento!!
Bom vou dizer o que nos fazemos e sempre deu resultado: Tambem somos grupo vocal e cantamos atualmente com 07 microfones, ja usamos 12!! La atras na mesa, eu tenho um estabilizador de 1.2KVA e um condicionador de energia de 15amp da SANSON, ligamos tudo nele, mesmo assim esses choqueszinhos as vezes nos pertubam e olha que aqui em Recife a voltagem é 220 !!!! Bem depois de tudo montado, ligo a mesa e nosso homem da eletricidade, o Ivan, vai la na frente devidamente calcado e isolado, pega um dos microfones e com a palma da mao virada contra o corpo toca levamente no piso. Por que toca no piso com a palma da mao virada para o corpo ? Se existir choque, o espasmo trará a mao dele para o lado contrario ao piso evitando que o mesmo, fique agarrado na origem da tensao! Por favor observem que o Ivan é formado em eletrica e tem experiencia com isso e que graças a Deus nunca passou de pequenos choques!!! Bom constatado o choque, nós simplesmente desligamos os aparelhos e invertemos a ligacao da tomada principal que alimenta toda a estrutura, repetimos o teste e pronto nao tem mais choques!!!
Ahhhh antes de ligarmos a tomada la esta o ivan medindo com um voltimetro as tomadas que vao alimentar todo o sistema!!!
E caso tenha alguma coisa ruim, ele avisa logo e toma as devidas providencias!! Espero te ajudado, caso alguem nao tenha intendido, eu vou tirar fotos de todo o processo e posto aqui !!!
 
Cara, não quero que soe de maneira errada, mas isso beira a paranóia!!!
hehe

Outra coisa, o estabilizador não serve pra nada, só um fusível a mais para queimar antes de ser seu equipamento!
 
Bom, se as tomadas não tiverem o devido fio terra ligado, não servirá ligar nenhum condicionador de energia ou estabilizador, pois se o vazamento elétrico estiver na mesa de som ou em algum periférico?

Quanto as tomadas de três pinos, de acordo com a norma internacional, a disposição dos condutores devem ser a seguinte:

Olhando para aquele fucinho de porco temos por nome de tomada tem que ter no buraco superior do lado esquerdo o Neutro, do buraco superior direito a fase e no buraco inferior centralizado o terra.

Para relembrar, chegue de frente para a tomada e diga a frase: Não (neutro), ferre (fase) o Técnico (Terra), não tem como esquecer.

Exsitem equipamentos que possuem um relé de aterramento e se essas posições estiverem invertidas ou se o terra for ausente o equipamento não liga. Seria bom se todos fossem assim.

Abraço,

Marcelo
 
Paulinho,

Com todo o respeito a todos os profissionais do área elétrica, esse procedimento adotado de testar possíveis descargas com a palma das mãos não é muito seguro. Sugiro adotar um novo procedimento, utilizando instrumentos adequados.

Agora, a solução de inverter o plugue da tomada, essa sim é correta! Mas só vale para os plugues antigos de dois pinos (e também fora de norma ABNT).

Abraços,

Eduardo
 
Só explicando melhor, infelizmente aqui no Nordeste as condicoes da maioria de nossas igrejas é péssima ! Aterramento ? isso aqui é raro em 98% de nossas igrejas, apenas as igrejas mais estruturadas dispoem desse recurso! Outra coisa, é comum termos aqueles ventiladores de mesa pendurados nas laterais das igrejas mais simples daqui ou aqueles de teto que parecem uma helice de helicoptero kkkkkkkkkkkkkkkk imaginem !! haja motor !!! e ja vimos ventiladores desses pipocarem assim que sao ligados, dai da pra ter uma ideia !!! Quando falei sobre o Ivan ir testar com o voltimetro as entradas onde vamos ligar o equipamento é por que em diversas igrejas aqui ja encontramos tensao variando muito a mais e a menos !! Dai um pouco de cuidado em assegurar o funcionamento dos equipamento que nos custou muuuito caro nao pode ser confundido com paranoia. Sobre a nossa "TECNICA" (risos) em detectarmos os choquinhos, temos conciencia que não é segura, observem que grifei em negrito que o Ivan é uma pessoal especializada e sabe o que ta fazendo e observem tambem que antes de ligar o equipamento ele mediu a tensao da rede, entao ele previamente sabia que estava tudo ajustado! Bom resumindo, como falei é o procedimento que anula em 100% os incovenientes choquinhos e graças a Deus nossos cantores e quem pega em nossos microfones nao passam por essa experiencia!!! Abraços a todos!

Ahhhhh "Seguro" morreu de velho !!! risos !!!
 
Olá gente,

Bom constatado o choque, nós simplesmente desligamos os aparelhos e invertemos a ligacao da tomada principal que alimenta toda a estrutura, repetimos o teste e pronto nao tem mais choques!!!

Realmente, isso funciona e inclusive ajuda a tirar possíveis ruídos do sistema (hhhuuummm). Às vezes inverter um único aparelho entre toda uma série resolve o problema.

Mas só vale para os plugues antigos de dois pinos (e também fora de norma ABNT).

Sim, os plugues novos de 3 pinos exigem padrões. Mas na prática... é um tal de colocar adaptador, não testar polaridade...

Eu acho que tenho um artigo sobre o porque dessa inversão publicado em alguma revista SomTrês (década de 80), guardado lá e casa. Sinceramente, não estou com muito tempo para pesquisar. Alguém poderia explicar melhor os porquês disto?

infelizmente aqui no Nordeste as condicoes da maioria de nossas igrejas é péssima ! Aterramento ? isso aqui é raro em 98% de nossas igrejas

Paulinho, isso aí não é só no Nordeste não, pode ter certeza.

Um abraço,

Fernando
 
Me permitam desenterrar o tópico p/ tirar uma dúvida aqui. É o seguinte:

Recentemente constatei que um microfone aqui, um LeSon SM52 (sim, sim, sim, eu sei :oops: ), tava com o jumper que liga a carcaça ao pino 1 rompido.

Então, reconectei o danado, e aí começaram os problemas: a carcaça do mic tá ficando energizada, com os 110 V da rede AC.
Se eu desconectar a carcaça do pino 1, resolve-se o problema.

A grande questão é que outro mic aqui (modelo diferente, um MC100, mais vergonhoso ainda que o anterior :| ) tá conectado exatamente do mesmo modo, mas não dá os choques.

Porém, notei uma diferençazinha: mesmo devidamente montado, não existe contato elétrico entre a carcaça e o pino 1 (há o jumper, o parafuso que faz -- ou deveria fazer -- contato entre a carcaça e o terminal jumpeado ao pino 1, mas nada de contato elétrico).


As dúvidas:

- Isso pode ter a ver com o fato de a linha não ser balanceada (ou seja, o cabo é daqueles com o pino 1 e o 3 jumpeados)?

- Devo realmente manter a carcaça do mic desconectada do pino 1 (já que "resolveu" o problema)?

- Nos microfones decentes (e usados em linhas balanceadas, claro), como é feita a ligação do pino 1? Na carcaça, mesmo?



Desconectar o pino 1 da carcaça me pareceu a solução (quero dizer, os choques pararam), mas preferi entender a questão antes de agir.

Antes de eu mexer no jumper, o mic funcionava sem choques.

O plug é metálico, e não tem jumper entre o pino 1 e sua carcaça.


Como proceder?


Preciso estudar muito sobre essas questões, ainda.

Valeu.
 
poderia ser problema de falta de aterramento + neutro e fase trocados na tomada + o fabricante da mesa que conecta o terra da alimentação ao terra do sinal.

São especulações vindas de alguém com um conhecimento "mais ou médio" de eletrônica (mais do que a maioria, bem menos de que eu queria), posso estar completamente errado. O que acontece ao inverter o plugue do AC da mesa (isso mesmo, tirar, girar 180º e colocar de volta)?
 
Olá gente,

questão complicada essa. Gente já morreu por causa disso....

Equipamento dando choque = sinal de falta de aterramento, isso já ficou claro na série de mensagens mais antigas. Mas faltou uma pergunta: o que pode levar um equipamento a dar choque?

A resposta é: defeito! Defeito do tipo: a energia de entrada, que deveria estar isolada, não está. Um exemplo: a fase que alimenta o transformador do aparelho pode estar encostando na carcaça, que por sua vez é conectada à malha (nos equipamentos com entradas/saídas balanceadas) ou ao negativo (equipamentos não balanceados). Resultado: chocão 110V/220V. Outro exemplo: algum componente eletrônico está vazando tensão.... resultado: choquinho (geralmente as tensões são bem mais baixas do que 110V) no usuário. Ainda assim, perigoso, porque uma hora ele vai "abrir" (romper-se) e vazará 110/220V....

O PERIGO Nº 1 - pela malha/neutro, a energia vai para todos os outros equipamentos. Sai queimando tudo. Pessoal que tem locadora com equipamento velho (principalmente amplificadores velhos, décadas de uso) tem muita história para contar sobre isso. Eu já vi um Micrologic M1000 queimar outros 3 amps e o DCX onde estava ligado, e o cara agradeceu a Deus não ter levado a mesa digital junto...

O PERIGO Nº 2 - pela malha/neutro, a energia vai para todos os usuários... Sai dando choque em todo mundo.

Se tiver aterramento, não queima nada nem dá choque em ninguém, pois há lugar para onde a energia vai se esvair. Na falta do terra.. (99% das igrejas e locais onde fazemos som...) o risco é grande.

Solução imediata: tomou um choque? Teste os equipamentos, descubra quem é a causa e substitua o equipamento. Pode ser choquino, chocão, o que for, mas simplesmente ENCOSTE-O até descobrir o que está acontecendo. Não tem reclamação, pastor falando que não pode ficar sem (por falta de backup - sempre tenha equipamento de backup), retire o equipamento de uso e leve-o para conserto.

--------------------------------
Tailan, a questão do microfone.....

voltemos a estudar o Phantom Power...

Pino 2 = 48V+
Pino 3 = 48V+
Pino 1 = malha -

Porque um microfone DINÂMICO não dá problema de funcionamento na presença de Phantom Power? Porque sua cápsula é igual a de um pequeno alto-falante. E um alto-falante funciona com apenas dois fios. Em um dinâmico, você tem "som" mesmo nos pinos 2 e 3 (ficou na dúvida? Faça um teste: pegue um cabo balanceado, corte a malha fora e teste, terá som sim senhor). Como você tem nesses pinos apenas o positivo do DC, não tem um circuito fechado pois precisa do negativo, que não está presente na cápsula. O pino 1 é ligado à carcaça, por dois motivos:

- não tem necessidade nenhuma de ser ligado em qualquer outro lugar (leia-se: cápsula)

- faz o papel de aterramento da carcaça. Se um daqueles fios (2,3) se soltarem da cápsula e encostarem no corpo, o circuito "fecha" com o pino 1, e a energia volta para a mesa, onde é descarregada pelo aterramento. Note bem: se não fosse ligado à carcaça, quem fecharia o circuito seria a mão do usuário.... lá vem choque...

Porque sempre falamos que Phantom Power só pode ser usado com cabos BALANCEADOS e devidamente feitos na norma? Porque se alguém usar Phantom com um cabo desbalanceado, onde o pino 3 esteja jampeado (interligado) ao pino 1, você acabou de fechar o circuito... sua cápsula vai excursionar para a frente ou para trás (experimente testar um falante com uma pilha 1,5V... o cone excursiona e fica lá parado até você soltar a pilha)... a energia vai continuar aquecendo a bobina até que ela se rompe. Adeus microfone. Igualzinho ao que acontece com um alto-falante quando recebe DC causado por defeito no amplificador. Em alguns casos, além do mic, adeus canal da mesa!

Entendido? Agora, vejamos seu problema:

O microfone, com o pino 1 desligado, não dá choque algum. Sinal que o positivo e o negativo da sua mesa estão bons.

O microfone, com o pino 1 ligado, dá choque forte, 110V. Sinal que o aterramento do canal está contaminado com a energia da entrada....

O problema NÃO É O MICROFONE. O pino 1 deveria estar ligado na carcaça sim. O problema é na SUA MESA.

Quanto ao fato do MIC100 não dar choque, você mesmo descobriu o problema: ele não tem o contato elétrico de fábrica entre o Pin 1 e a carcaça. Esse mic é bem amador. Tem muitos anos (põe anos) que não pego em um MIC100, mas não é aquele de corpo de plástico?

Um abraço,

Fernando
 
Pegue uma lampanda coloque em serie ......... :idea: .............
caso o Local nao possua aterramento coloque uma ponta em uma janela ou algo que possoa conduzir ao solo .......... :idea: ............ com a outra extremidade vasculhe tds os equipamento passando pelos microfones etc.... note que determinado equipamento ira produzir uma pequena faisca e a lampada acendera com pouca intensidade

PULO DO GATO no equipamento em que ocorrer fato com maior intensidade devera ser invertido os polos junto a tomada onde estava NF ira fica FN com isso dimunui a intensidade do choque caso possua um multimetro coloque ele na escala de 50VCA e faça o mesmo teste no lugar da lampada

LEMBRE_SE isso apenas dimunui o problema mas nao o soluciona É muito importante o aterramento pois o mesmo salva vidas
 
Algumas informações, agora com testes mais precisos.

medrmf disse:
Qual sua mesa? Não possui entrdas de mic balancedas?
Se tivesse, eu usaria, hehe. :mrgreen:


Em 1º lugar, como vcs devem saber, as instalações são toscas até onde não podem mais. Nada de aterramento, e se falar "balanceamento" perto do equipamento, vc tá xingando.

Em 2º lugar, não posso condenar o equipamento da igreja ainda, pq constatei o "problema" em casa, e encostei o mic até resolver. Testei tudo com uma multi-uso Ciclotreco. :oops: :oops:
Não pude ainda testar na igreja.


Os testes

Mantendo a mesma orientação do plug:

- Com a caixa desligada, o corpo do mic tinha uns 45 VAC;

- Ligando a caixa, caía p/ uns 13 VAC.

Invertendo o plug:

- Com a caixa ligada, o corpo do mic tinha uns 28 a 30 VAC;

- Com a caixa desligada, a carcaça do mic tinha 0 VAC.


O mais esquisito (ou não, sei muito pouco sobre isso): com uma chave-teste digital (que uso basicamente p/ identificar o fio fase em tomadas), exceto no caso dos 13 VAC (e do 0 V, óbvio), a indicação era próxima dos 110 VAC.
Mas com o multímetro, apareceram os valores citados lá em cima. Confio mais nele que na chave-teste.


Mas... e aí??
 
Back
Topo