Começando um som!

G

Guest

Guest
Bom...

Eu fazia parte de uma equipe que colocava som..
Eu era tipo um responsavel pela qualidade do som!

Mas agora quero ter meu proprio som, e quero que seja FLY.
Queria uma ajuda do Forum para montar essa estrutura, o som qual eu quero começar é para mais ou menos 500 pessoas. :shock:
Queria ter informaçoes do que preciso, quantas caixas, e queria uma coisa organizada, mas com um custo ate baixo!

Brigado pela atenção! :lol:
 
Qual a finalidade?

Olá Lucas
Olha voce quer fazer um som para eventos? tipo que cada dia ta montado em algum lugar? Se for tem que pensar também na estrutura para a montagem das caixas em FLY, e o som seria somente para voz e playback ou voce quer usar para banda?

se voce puder nos passar essas informações ai da pra ver direitinho o que vai te atender melhor, também seria interessante saber quanto voce tem disponível para investir no som.
 
Olá Lucas, seja bem vindo ao SomAoVivo.

Mas agora quero ter meu proprio som, e quero que seja FLY

Antes de entrar nos outros méritos, quero deixar um alerta sobre sistemas fly. O termo "fly" (voador) vem de caixas penduradas no alto, semelhante ao que temos neste artigo:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=148">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=148</a><!-- m -->

Onde inclusive cita as inúmeras vantagens desse tipo de instalação.

Entretanto, você cita que quer montar o seu próprio equipamento de som, então entendo que quer começar a alugar, certo? Se sim, então imagino que você precisa de uma estrutura que possa ser montada/desmontada facilmente, para usar em vários locais diferentes.

fly-p.a.jpg


Pois saiba que você precisará de estruturas metálicas adequadas para suportar suas caixas e equipamento de iluminação. Podem ser andaimes, podem ser sistemas específicos, etc. Mas quero deixar um alerta é que você precisará de um pequeno caminhão (por exemplo, 608) para carregar isso tudo, um engenheiro mecânico para validar a forma de utilização (em alguns casos, você precisará até que o engenheiro assine ART - Anotação de Responsabilidade Técnica), muito cuidado com segurança (imagine caindo tudo na cabeça de alguém!!) e não vai poder economizar: não se faz gambiarra nem se economiza com segurança.

ilustra.jpg


Aliás, você precisará até mesmo se preocupar com aterramento da estrutura metálica. Veja:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=176">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=176</a><!-- m -->

O que estou querendo dizer é que isso é coisa para profissionais, ou seja, demandará altos investimentos e muito cuidado. Claro que o investimento se pagará (espera-se) com o que você cobrar, mas é bom o alerta: se entrar nessa história, esteja preparado ($$$$). Se depois disso tudo você ainda estiver querendo montar seu sistema com fly, sugiro que consulte estes fabricantes:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.penn-elcom.com.br/loja/default.php">http://www.penn-elcom.com.br/loja/default.php</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.powerestruturas.com.br/flay.htm">http://www.powerestruturas.com.br/flay.htm</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.feeling.com.br/feeling/entretenimento/produtos/sonorizacao/flypa.asp?idMenu=5&idAncora=1">http://www.feeling.com.br/feeling/entre ... idAncora=1</a><!-- m -->

Um abraço,

Fernando
 
Vc não deixou bem específicado qual a utilização que vai precisar, e alguns detalhes, fixo ou móvel, utilização em igreja, no seu quarto para assistir filme, para um ensaio de banda, ou um show ao vivo de uma banda, apenas disse que queria ter o seu próprio som, assim fica difícil de ajudar..

e quero que seja FLY.
Bem determinado vc né
eushusa
mas para isso vai ser difícil assimilar isso:
queria uma coisa organizada, mas com um custo ate baixo!
então sugiro que vá se acustumando com a idéia de gastar alguns trocadinhos a mais do orçamento previsto, ou desista do seu sonho de ter uma PA FLY..

aguardamos sua resposta com o maior número de detalhes possivel pra gente te ajudar


valew
Rodrigo
 
o_O

Sobjak, Bersan, Digosoul desculpas não ter respondido a vocês de emediato!

Pessoal é o seguinte...
Quando disse que por um custo baixo, não foi dizendo pra não ser uma coisa estravagante! Tipow.. Potencias caras se tem outras mais baratas e com a mesma qualidade, Mas por segurança não vou ter pena do meu bolso! :p

Tipow, Quero um som pra diversas coisas..
- Eventos de pequeno e Médio porte,
- Palestras, Aniversarios, talz...

Enquanto a estrutura, eu tenho um colega aqui na cidade que me mostrou um sistema Fly e achei um maximo sem falar das qualificações do som, esse meu colega é um engenheiro de responsa na região!

Bom...
Queria que vocês me ajudacem nessa impleitada!

:wink: [/quote]
 
Tipow, Quero um som pra diversas coisas..
- Eventos de pequeno e Médio porte,
- Palestras, Aniversarios, talz...

Comece imaginando o que você levaria para cada evento. Por exemplo:

Palestras:
1 mic sem fio
1 mesa de som
2 caixas ativas (ou 2 caixas + amplificador)

Aniversários
1 mic sem fio
1 DJ Mixer
2 caixas ativas (ou 2 caixas + amplificador)
2 subs

Shows de médio porte
1 mic sem fio
4 caixas ativas (ou passivas + amplificador)
4 subs

Agora repare:

você sempre precisará de 1 mic sem fio, 2 caixas, e assim por diante. Então, você deve começar por estes que você sempre precisará. Para eventos maiores, você precisará de quantidades maiores, mas da mesma coisa.

Tente padronizar os equipamentos: facilitará muito também na hora de operar, principalmente se não for você.

Mas entenda: cada evento exige um tipo de aparelhagem diferente. Logo, você precisará ter vários equipamentos, cada um para uma coisa. Um DJ Mixer você não usará em um show, como não usará um DJ Mixer em um show. Não tem jeito.

Um abraço,

Fernando
 
+

Bersan...

Para uma palestra so isso serve?! Quantas pessoas?!

Tipow..
Eu estava pensando em fazer caixas que dava pra colocar tanto em pedestal (palestra), quanto para Fly PA!
Eu ja tenho duas caixas aqui modelo, vou tirar fotos depois para passar a vocês!

Bom..
Queria mais de vocês! :oops:
HAuHAuHAUHA
Queria que vocês me ajudasem por completo!
Tipow... 2 caixas para uma potencia Wattsom DBS 4000 ligando em paralelo*... :cry:


Vlw! :D
 
Lucas,

Queria mais de vocês!
HAuHAuHAUHA
Queria que vocês me ajudasem por completo!
Tipow... 2 caixas para uma potencia Wattsom DBS 4000 ligando em paralelo*...

Receitinha de bolo é complicado... depois fica ruim e você me culpa. Aliás, receita de bolo é para quem já sabe fazer bolo, só quer variar os ingredientes.

Mas vamos tentar ajudar. O que você já tem? Que caixa é essa que fica em fly e em pedestal?

Fernando
 
... (receita de bolo é para quem já sabe fazer bolo, só quer variar os ingredientes.) :shock:

E como é que aprendeu a fazer !? Tentando!? 8)

Já montei um som aqui velho, sou muito aguniado!
Tipow.. Brigadão pela ajuda de vocês!
Esse forum é muito legal, me ajudou pra caramba!

Vlw awe! :p
 
E como é que aprendeu a fazer !? Tentando!?

Sim, isso mesmo. Tentando e queimando!!!

Até a hora em que decidi parar de queimar e ler, ler e ler. Quanto mais estudei, menos queimei equipamentos e mais certo começei a fazer.

Claro que ainda queimo uma ou outra coisa (2 semanas atrás torrei um woofer*, 50,00 para consertar), não tem jeito, mas em geral quanto mais se sabe menos se gasta, porque se faz direito na primeira vez.

*inventei de mexer com eletrônica, uma coisa que não sei fazer! Mas depois dos 50,00, aprendi que testa-se amplificadores recém-"consertados" com lâmpadas, não com falantes - o amplificador não estava bom, jogou DC pela saída e torrou a bobina do woofer.

Um abraço,

Fernando
 
Lucas Queiroz NUnes

Ei Cara, eu tb sou novo aqui nbno forum e os caaras tem me ajudado pra caramba. Antes eu era o carinha do som, depois que comecei a acessar o forum , principalmente a sessão de dowloads, principalmente a apostila "Curso Completo de Sonorização ao Vivo para Igrejas ", que aborda temas espirituais , tecnicos e o pro]incipal o dia dia, depois que li essa apostila, percebi que muita coisa que nós usavamos no dia a dia estava errado e sub utilizado.

Cara, acho que vc deveria dar uma visitada na sessão tb, vai evitar de vc compra equipamento que não precisa, ou comprar errado, e principalmente, não cair no conto dos VENDEDORES....

Bom é só uma dica, e essaapostila e de leitura rápida, muito bem ilustrada... vale a pena...
 
Back
Topo