Como Adaptar Gooseneck em Púlpito

Marlon Benedet

New Member
Olá a todos. Há muito tempo já venho acompanhando o site 'Som ao Vivo' na qual aproveito para elogiar os administradores pelas matérias aqui postadas sendo de fácil compreensão. Porém nunca me registrei como usuário, mas uma construção de um novo templo de adoração numa cidade vizinha me levou a fazer isso para postar essa matéria que visa ajudar a adaptar microfones do tipo gooseneck em púlpitos.
Pois bem, a aquisição do gooseneck da TSI modelo MMF-302 feita a 1 ano e meio foi devido aos elogios dados pelo Fernando neste artigo: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=67">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=67</a><!-- m -->

Então, local de adoração novo significa tudo novo, menos a parte sonora pois ja estávamos contentes com o som proporcionado por nosso equipamento no antigo local (uma sala comercial de 7X4), e isso foi bom pois toda economia é bem vinda. Assim teríamos um novo púlpito, e a idéia foi manter a qualidade mas sem interferir na beleza da tribuna, precisava ter um visual bonito. Foi aí que veio a mente usar somente o microfone na tribuna e manter a base junto aos demais equipamentos sonoros, e aproveitar para o alimentar através do phanton-power que a mesa (uma Phonic MM 1202) disponibiliza, já que no antigo local usávamos a própria fonte da base para isso.

O problema surgiu ao vermos a nova tribuna, ficou claro que o MMF 302 mesmo tendo 60cm não daria na altura. Então procurei por todo o pátio algum tipo de cano para usar como prolongador já que o clima era de construção e essas coisas sempre sobram e ficam jogadas por aí. Assim estou postando algumas fotos de todo processo de adaptação (ou gambiarra caso queiram chamar).

Esse é o microfone em questão:
5731525b5b2c58bdc7782a505e9ff894.jpg


É preciso tirar a parte em que o microfone encaixa e é rosqueado:
17acc4909bcf039bcf6004ae1e04f429.jpg


Basta abrir a base e retirar uma porquinha:
2913501a1461fd020efb78a26b705328.jpg


A peça que interessa é essa:
cb1c471d02c607b951317e99d1b415f9.jpg


Pegue o cano, corte na medida desejada e lixe a parte interna da borda do cano onde entrará a peça da base. Quanto ao cabo, aqui foi retirado aquele cinza fininho e colocado um RFS, que está curto porque vai até chão mesmo onde há um XLR de embutir e aí o cabo vai até a mesa (uns 10mt). Depois lixe o exterior do cano com lixa d'água para receber a pintura:

324003837e6ec4bd8ee169f18cf8de27.jpg


Para prender o cano ao púlpito basta pegar uma luva e cortar os anéis que encaixam no cano e também lixá-los para pintar, o meio é descartado:
b971b8c7d6b5f48fb81bc801f9205027.jpg


O aspecto dele pintado é esse. Um dos anéis não foi pintado pelo fato de que vai por baixo claro:

c9f2a796933575659ff452463e21ad8e.jpg


Então basta fazer um furo na tribuna e encaixar nosso prolondagor:
128b70aa531daa3ba726077904d31e5e.jpg


Aqui o anel de baixo que além de entrar com pressão foi utilizado colas do tipo super-bond e araldite para garantir que não se soltará com o tempo:
a7e05ac3fbea28ef3956863047cb367a.jpg


Por fim basta fazer o conector que nesse caso foi usado amphenol e colocado espaguete termo-retrátil em cada pino e um para cobrir tudo, isso foi feito em todos os conectores para garantir que o phanton não vá nos surpreender algum dia caso ocorra algum curto devido ao manuseio dos cabos que por sinal foi usado Santo Ângelo pra todos microfones:
aa6c7f19dd440bab41c32db1616adb7d.jpg


Numa visão geral ficou como esperado, um aspecto belo e limpo:
9ca3603a1e3c4108c88ee8391cab8d1c.jpg


Ficou tão bom que parece que nosso prolongador caseiro foi comprado justamente para esse objetivo. O ajuste agora pode ser feito para pessoas de qualquer altura:
2d4440a3357dbb7ff73633af4046ffaf.jpg



Fica aí a dica pra quem tá pensando em colocar gosseneck e precisa fazer adaptações (mesmo que absurdas) para adequá-lo ao púltito .
Fecho essa minha primeira participação aqui no fórum esperando ser bem recebido por vocês. :lol:

Abraço a todos.
 
Participação boa em.

Mas o que fez com a parte da base, esse microfone é de eletreto ele não pode receber 48v, a base pega o phantom e transforma para 1,5v ou 3v de acordo com a capsula.

Afinal esse microfone não é muito bom para aqueles pastores que adoram andar .
 
Olá Marlon Benedet, seja muito bem vindo ao SomAoVivo.

Para primeira postagem, você está de parabéns, nota 10! O serviço ficou muito, muito, muito profissional.

Uma pergunta: o que fez com a base? Realmente não ficou claro...

esse microfone é de eletreto ele não pode receber 48v, a base pega o phantom e transforma para 1,5v ou 3v

Não é bem assim não. Realmente, alguns microfones não podem trabalhar com 48V, apenas algo como 3 a 9V. Isso geralmente fica claro no manual. Nesses goosenecks da TSI, ele trabalha com 2 pilhas (3V) ou 48V sim. A placa não transforma tensão, mas sim funciona como pré-amplificador.

Eu fico mais surpreso com a falta da base (às vezes ela está no chão, o Marlon só não explicou) pela falta do pré-amp, não pela tensão!

Afinal esse microfone não é muito bom para aqueles pastores que adoram andar .

Evidente... mas para cada situação, uma ferramenta. Em algumas denominações, em determinados momentos da liturgia há a leitura da Bíblia em um púlpito. O microfone gooseneck é uma ótima ferramenta para este caso, como você viu nas fotos.

Um abraço a todos,

Fernando
 
Boa noite.

Estou grato pelos elogios vindo de alguém com tamanho conhecimento sonoro. Bom caso eu não tenha me expressado, continuamos usando a base, porém está junta a mesa, onde sai um cabo (balanceado é claro) de meio metro da mesa e entra na base do MMF onde alimenta o circuito pre do mic, e então saindo da base que está nos fundo do local junto com os demais equipamentos vai até o púlpito, são uns 8 ou 10 mts.

E quanto a alimentação tive o cuidado de conferir no site onde se encontra uma citação destacada em vermelho assim: *Para funcionamento da alimentação Phantom Power é necessário utilizar um cabo balanceado XLR que não faz parte do Kit. , neste link: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.tsi.ind.br/site/produtos-informacoes-do-produto.asp?codigo=28&categ=1&subcateg=2">http://www.tsi.ind.br/site/produtos-inf ... subcateg=2</a><!-- m -->

Quanto ao phanton da mesa tive a curiosidade de medir a voltagem e indica 21V tanto no pino 2 como no 3. Será que isso se soma resultando nos 42V ?

Um fato curioso é que ao fim de tudo pronto ao ligarmos o equipamento e acionarmos o phanton, ouvía-se um zumbido bem agudo, acredito que na faixa dos 16 ou 18 khz, e quanto mais aumentava o volume ou o ganho mais alto ficava causando uma certa irritação. :x De início achei que fossem capacitores c/ problema, então troquei 2 e nada resolveu. Aíh me veio a mente olhar a ligação dos fios na base e vi q foi feita uma certa modificação para o antigo local onde somente o fio vermelho q no caso soldei ao pino 2 é que estava alimentando o circuito, o fio branco que sai da base estava ligado àquela 'chapinha terra' (encontrada também em conectores) ou seja, a alimentação nesse fio estava morta, nisso tínhamos o som aparentemente normal porém com o tal zumbido e com a luz na cápsula acendendo bem fraca, até achei q era pelo fato de estar saindo somente 21V da mesa. Mas foi só soldar o fio branco ao pino 3 que funcionou normalmente, o zumbido sumiu e a luz acende normalmente como acontecia com a fonte.

Espero ter esclarecido a situação. Mas fica a questão dos 21V ok?

Abraços.
 
Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!Show!
 
Muito bom, parabéns. Vou ter que fazer uma "gambiarra" dessa, so que, num pupito de acrilico (transparente).

So pra constar, existe o goosneck sem base, somente o microfone.
 
pgpaiter disse:
Alto padrão!

Você pintou o cano com spray?

Olá. Si amigo, pintado c/ spray preto auto brilho sem passsar fundo pois não é algo que será manuseado, então não corre o risco de descascar, mas precisa lixar ok.

Nask disse:
So pra constar, existe o goosneck sem base, somente o microfone.

Sim, sei disso amigo, mas como mencionei antigamente ele era usado na base, mas como decidimos continuar usando-o...

Agradecimentos ao pessoal que gostou :eek:
 
Essa merece Troféu:

Prêmio de melhor "Recurso Técnico Alternativo" (vulgarmente = gambiarra) de 2010!
 
Uma gambiarra é, na sua definição formal, solução inteligente por tempo indeterminado para um problema aparentemente sem solução ou não previsto.


Gambiarra em níveis esportivos
Gambiarras são normalmente utilizadas em Desenvolvimento de Softwares quando uma determinada funcionalidade é solicitada sem análise de impacto e colocada em produção assim mesmo, mesmo que seja completamente fora do escopo do sistema. São elementos da POG e pode ser conhecida também como:
• Programação Alternativa;
• Solução Alternativa Tecnológica;
• CACA - Código Avançado Completo e Adaptável;
• TAPA - Técnica Alternativa de Programação Avançada.
• ATI - Aparato Técnico Improvisado;
• RTA - Recurso Técnico Avançado;
Também são amplamente utilizadas na eletrônica, ramo na qual normalmente é chamada de RTA (Recurso Tecnológico Alternativo), para reduzir custos e tempo de trabalho. Por exemplo, ao invés de se trocar uma placa de celular, pega-se um pequeno fio, e faz-se um jumper no ponto avariado.
Mas não para por aí... É utilizada em vários ramos profissionais.

Fonte: <!-- m --><a class="postlink" href="http://desciclo.pedia.ws/wiki/Gambiarra">http://desciclo.pedia.ws/wiki/Gambiarra</a><!-- m -->
 
Isso não é gambiarra.

Foi sim uma adaptação técnica, e muito bem feita.

A conotação de gambiarra é muito pejorativa para um trabalho tão bem executado.

Parabéns cara. Trabalho muito bem feito msm. Resumindo, paguei um pau!
 
Olá gente,

a questão dos 21V deve ser algum problema com a mesa. Uma ideia é retirar todos os cabos da mesa, ligar o Phantom Power e medir quanto dá a tensão na saída. Se estiver na faixa dos 21V ainda assim, é defeito ou até mesmo característica da mesa (deveria estar citado no manual...). Se der 48V, então vá ligando mic por mic, medindo sempre, até encontrar quem está causando o problema.

Mas pouco importa, os 21V dão conta e sobra para a maioria das aplicações/microfones. E o correto seria ter 48V + 48V nos pinos 2 e três, não existe soma de tensões não. É feito assim porque existem mics cujo pino 2 é o Hot, enquanto outros cujo pino é o 3 (acreditem ou não, isso só foi padronizado totalmente em 1996, pino 2 positivo). O Phantom funciona em qualquer um deles.

Fernando
 
Ok. Grato pelo esclarecimento. Como essa mesa foi adquirida de segunda mão não temos o manual, mas encontrei um na internet e apenas para título de conhecimento sobre as mesas Phonic, realmente são fornecidos +48V.

Na especificação consta: 'Global +48V phantom power switch on 1-4 channel at master section'

Mas a idéia para se chegar a solução através da eliminação dos problemas é interessante, quem sabe quando sobrar um tempo eu faça isso. Por enquanto está funcionando bem. :)

Valew Bersan
 
Eu também não considero a solução uma gambiarra. Temos que parar de achar que tudo o que não compramos pronto é gambiarra. Mas viva o POG" :lol:
 
V. do FLY PA disse:
Participação boa em.

Mas o que fez com a parte da base, esse microfone é de eletreto ele não pode receber 48v, a base pega o phantom e transforma para 1,5v ou 3v de acordo com a capsula.

Afinal esse microfone não é muito bom para aqueles pastores que adoram andar .


No caso de uso co as pilhas, alguém sabe informar quanto tempo dura as baterias do MMF302? Estamo usando um e o manual não dá esse tipo de informação.
 
esse microfone é de eletreto ele não pode receber 48v, a base pega o phantom e transforma para 1,5v ou 3v

Não é bem assim não. Realmente, alguns microfones não podem trabalhar com 48V, apenas algo como 3 a 9V. Isso geralmente fica claro no manual. Nesses goosenecks da TSI, ele trabalha com 2 pilhas (3V) ou 48V sim. A placa não transforma tensão, mas sim funciona como pré-amplificador.

No caso de uso com as pilhas, alguém sabe informar quanto tempo dura as baterias do MMF 302? Estamo usando um e o manual não dá esse tipo de informação.
 
romulogsousa disse:
esse microfone é de eletreto ele não pode receber 48v, a base pega o phantom e transforma para 1,5v ou 3v

Não é bem assim não. Realmente, alguns microfones não podem trabalhar com 48V, apenas algo como 3 a 9V. Isso geralmente fica claro no manual. Nesses goosenecks da TSI, ele trabalha com 2 pilhas (3V) ou 48V sim. A placa não transforma tensão, mas sim funciona como pré-amplificador.

No caso de uso com as pilhas, alguém sabe informar quanto tempo dura as baterias do MMF 302? Estamo usando um e o manual não dá esse tipo de informação.

Romulogsousa, Faltou um quote ai não!?

bersan disse:
Não é bem assim não. Realmente, alguns microfones não podem trabalhar com 48V, apenas algo como 3 a 9V. Isso geralmente fica claro no manual. Nesses goosenecks da TSI, ele trabalha com 2 pilhas (3V) ou 48V sim. A placa não transforma tensão, mas sim funciona como pré-amplificador.

Eu fico mais surpreso com a falta da base (às vezes ela está no chão, o Marlon só não explicou) pela falta do pré-amp, não pela tensão!
 
ola Marlon preciso fazer um procedimento desses com um mic superlux sem base, um de 60cm na tribuna e dois de 45cm numa mesa.... to pesquisando tambem um modelo da shure... vc conhece esses dois modelos dessas marcas? vc eh TJ neh? me da uma orientacao ai... vlw abracos
 
Back
Topo