Como calcular delay?

brank!nho

New Member
Eu queria saber como se calcula delay para caixas de reforço.
Há alguma apostila, ilustração ou tópico no site q me explique isso?
agradeço desde já.
 
O procedimento é relativamente simples.
Meça a distancia entre o PA e a torre, converta esse valor para MILISEGUNDOS e acrescente mais 20 ms (Efieto Hass).
Depois disso calculado, ajuste o volume até ter a impressão que as torres de delay desapareceram. Os delays não devem parecer que estão ali.
A sequencia de calculo é mais ou menos a seguinte :

- Distancia PA-> Torre : 100 metros (digamos)
- DELAY -> Velocidade do Som = Espaço (distancia) DIVIDIDO pelo Tempo, logo TEMPO = Distancia / Velocidade do som.

A velocidade do som varia com a temperatura, mas para fins praticos vamos adotar C = 344 m/s

Assim TEMPO = 100 metros / 344 m/s => ou seja : Tempo = 0.291 SEGUNDOS ou 291.00 milisegundos, mais o efeito Hass fica : 310.70 mS

Essencialmente os calculos são esses.
Lembando, ainda, que as torres de delay não deve sr montadas em llinha reta em relação ao PA mas sim formando um arco em relação a este. Tipo uma circunferencia que tem o palco como centro.

Abs
 
Prof. Ullmann:

Não conhecia o Efeito Hass, esse seria a peca de sinal entre os cabos?
Uma outra duvida que tenho e tinha vergonha de perguntar , por saber algumas coisas na teoria e poucas na pratica é que:

Uma vez montei um sistema para uma igreja, que teria um evento, duas caixas para PA e duas de delay, como eram todas ativas, liguei a saída de uma na entrada da outra, como deve proceder para fazer a ligação correta usando o mesmo LR da mesa entre o PA e o Delay e onde eu aplico este atraso, para que assim esteja tudo em fase?
 
James
PERCA não existe, PERDA sim ! O efeito HAAS é puramente acustico, e de forma muito simplificada seria uma forma de enganar os ouvidos, relaciona-se à forma como nossos oouvidos "_entendem_" certas reflexões e a nossa localização dentro de um campo sonoro.
A segunda parte é bem mais complicada, qdo vc m,onta um delay vc esta pressupondo que vai haver um atraso entre as fontes, de forma que a informação sonora chegue a um ouvinte exatamente ao mesmo tempo, como se ela particisse de um unico ponto.
A forma como vc montou, não existe propriamente um delay, pois o ouvinte vai ouvir primeiro as caixas mais proximas a ele e depois o sinal das mais distantes. Ai ele vai ter a impressão de estar ouvindo um reverb, um echo. Se este eco vai estar ou não em fase isso vai depender de certos fatores, tais como distancias e posições das caixas.
A unica forma de vc ter um torre de delay em fase com o sinal principal é usando um DELAY mesmo, e lembre-se que as ciaxas mais afastadas devem sere atrasadas em relação ao principal, não o contrario.
Ou seja, na derivação do sinal seria insertado o aparelho de delay, que enviaria o sinal para as outras caixas.
Mas o melhor mesmo é logo a saida da mesa, instalar esse aparelho e dele derivar os sinais diretos e com delay, mais facil, mais pratico, mais rapido.
A PAZ
 
Obrigado Prof Ullmann.
tinha ouvido falar mas nunca
Obrigado pela Correção e Explicação, como falei tenho pouca experiencia não me atenteia ao fato do Equipamento Delay, ja tinha ouvido falar mas nunca vi nem usei, sei como liguei não era delay, apenas falei para se ter uma ideia de como liguei.

Mas uma Vez Obrigado.
Obrigado a Você, ao Bersan, ao David, e todos do SAV.
 
Olá gente,

só complementando uma coisa.

A velocidade do som varia com a temperatura. 344m/s é a 25ºC, temos outros valores para diferentes velocidades:

0ºC = 331,4m/s
15ºC = 340,5m/s
30ºC = 349,6m/s

Notem que a diferença é miníma, mas existe. E por existir, ela faz diferença.

Lá no Anfiteatro trabalho com delay. Por duas vezes, já, em dias que tiveram madrugadas bem frias, tivemos problemas com o delay. Temos de vez em quando a realização de seminários, com aulas que vão de manhã cedo até a noite. Deixamos nosso aparelho ajustado e calculado para 25°, mas notamos que as primeiras aulas, ainda com o tempo frio, estavam com problemas. Em vez de delay bem ajustado (ou seja, ouvindo um único som), era claramente perceptível a diferença de sons. A solução foi diminuir a temperatura no ajuste do aparelho, e voltou a ficar bom.

E olhem que os volumes do fundo estavam -10dB em relação às caixas de trás.

Com o dia esquentando, voltamos o ajuste para 25º.

Usamos um Behringer DEQ-2496. Ele tem ajuste de delay em milisegundos ou metros, e ajuste fino de temperatura.

Um abraço,

Fernando
 
bersan disse:
A velocidade do som varia com a temperatura. 344m/s é a 25ºC, temos outros valores para diferentes velocidades

Só uma pequena correção. A velocidade do som de 344 m/s é a 21ºC. A 25ºC, o valor da velocidade é 346,65 m/s. Há uma fórmula bem simples para este cálculo:

Vsom = 331,4 + 0,61*T, onde T é a temperatura em graus Celsius.

[]'s
 
bersan disse:
Não. Ele faz a equalização e também atrasa as caixas de trás.

Um abraço,

Fernando
... nao entendi :? ... ele soh tem duas saidas ... bom, ah nao ser que vc use o sinal L para frente e R para as caixas de tras (mono) :? ??? ... pode explicar como vc liga ele usando PA e DELAY ???

[ ]'s
 
amarildo santana disse:
... nao entendi :? ... ele soh tem duas saidas ... bom, ah nao ser que vc use o sinal L para frente e R para as caixas de tras (mono) :? ??? ... pode explicar como vc liga ele usando PA e DELAY ???
Além da saída Main, também há uma saída auxiliar. O delay pode ser configurado para a saída principal ou aux.
 
carlosecg disse:
amarildo santana disse:
... nao entendi :? ... ele soh tem duas saidas ... bom, ah nao ser que vc use o sinal L para frente e R para as caixas de tras (mono) :? ??? ... pode explicar como vc liga ele usando PA e DELAY ???
Além da saída Main, também há uma saída auxiliar. O delay pode ser configurado para a saída principal ou aux.
... legal ! reparei agora, o AUX tem conectores P10 ... muito bom hein, o DEQ vale cada centavo !

[ ]'s
 
Eu faço o seguinte:

- equalizador para ambos os canais (L e R)

Só que para mim L é frente, e R é fundo.

- aplicou delay no R.

Como o Carlosecg comentou, existe uma terceira saída, que pode receber delay. Só não a indico porque não recebe equalização. É uma saída auxiliar e sim, ótima para subwoofer. Mas não tem corte de frequência....

Um abraço,

Fernando
 
bersan disse:
É uma saída auxiliar e sim, ótima para subwoofer. Mas não tem corte de frequência....
Então precisaria de um divisor, né??

E tanto faz usá-lo antes ou depois do equalizador? Digo, entre as saídas principais da mesa e o equalizador ou entre a saída auxiliar do equalizador e as caixas de Sub..

Me parece dar na mesma, na primeira opção você deixa de aproveitar a saída auxiliar do Equalizador e na segunda você deixa de aproveitar as saídas principais (já sem grave) do divisor, certo??

Isso faz alguma diferença?
 
Rafael,

MESA > EQ L/R > AMPS> CAIXAS

MESA > SAÍDA AUX (que sofre apenas delay, não eq nem mais nada) > AMP > CAIXA DE SUB COM DIVISOR

Repare: foi feita pensando em alimentar os subs, os quais geralmente não são equalizados. Mas tem a necessidade de delay para alinhamento com as caixas top.

Um abraço,

Fernando
 
hum, entendi.. O grave continua indo para as caixas L/R, certo? Mas as altas frequências não vão para o Sub, correto? Qual a vantagem de se ter um Sub sendo que as caixas principais também "falarão" o grave? Só uma resposta mais eficiente?
 
Você pode fazer um roll off nos graves para as caixas de alta; e o ganho se resume em: Já viu alguma caixa de PA responder até 35hz? hehe
 
ressucitando o tópico...

ô Bersan ou alguem que tenha o DEQ:

Podiam fazer um passo a passo para o delay através do DEQ.

Estou usando ele da mesma maneiro que você ligou(Foi até sugestão do Bersan....rs)


Abraços
 
Back
Topo