Como captar o som de guitarras

Pessoal... como vcs costumam captar guitarras? Eu particularmente prefiro sempre um microfone colado no amplificador... O que vcs acham? Ou preferem ligar em linha, ou saindo da pedaleira/pedais direto na mesa...
 
Eduardo:

O guitarrista da igreja onde congrego não troca o amp microfonado por nada, e acredito que esta seja realmente a melhor forma de captar o som de uma guitarra.

Na falta de um bom amp ou de um local muito pequeno, um DI resolve o caso ou mesmo uma pedaleira em linha (desde que ela tenha recurso para isso). Acredito que em cada situação existe uma melhor solução, mas "dentro de um ambiente ideal" o melhor realmente é captação do Amp através de microfone.
 
Microfonar o amp é a melhor solução...
MASSSSSSSS, a depender do AMP e do MIC a ser usado para captação, fico com sinal em linha! Se for pedaleira então...
 
Pra igrejas, o ideal seria não ter o amp de guita devido as reclamações por parte dos lideres que "sabem tudo sobre o som"......

Mas para se ter um bom resultado, não pode se descartar a utilização de um bom amp (valvulado de preferencia) e um mic que seja adequado para captar o que o guitarrista está ouvindo / transmitindo.

Hoje utilizo para a captação do som da guita o CabGrabber da Audix com o mic i5, como podem ver nas fotos:

IMG-20140601-WA0000_zpsb1625be5.jpg


IMG-20140713-WA0006_zpsbc8ceb29.jpg


Quanto ao posicionamento, vai depender muito de diversos fatores, desde o resultado até o som que estão tirando...


A utilização de DI´s não gosto muito, mas se tiver um bom set de pedais ou uma pedaleira descente (LINE6 HD500 ou uma GT100 por exemplo) o som até vai rolar, mas não de uma maneira satisfatória no meu ponto de vista.... utilizei já com DI ativo e passivo, sempre preferi o resultado com DI passivo (principalmente com um IMP2!rsrs)
 
Eu costumava fazer o pessoal levar pedaleiras. Amplificador sempre deixa margem pro guitarrista sentar o dedo no volume e na minha antiga igreja amplificadores geravam bastante problemas. Jogando da pedaleira direto pra mesa o som ficava bem melhor do que microfonando amp.

Mas, isso vai depender de caso pra caso. Faça um teste com as duas opções.
 
Sempre consigo bons resultados com o Gi100.
Meu guitarrista tem uma Gt-100 e mesmo assim a simulação simples da BEH soa mais natural que as simulações da propria pedaleira, nós deixamos ela como sinal de um pedal normal, sem nenhum simulação na saida passando por um Gi-100.
Tanto no fone quanto no PA o resultado é bem legal.
 
Back
Topo