Como "casar" as potências do Woofer, Mid-range e super twitter?

Tatui

New Member
Tenho uma dúvida a muito tempo: qual é a regra para casar os alto-falantes de 15" com os médios e com os super twitter? Quanto cada um deve ter de potência? Eu tenho aqui em casa duas caixas três vias. Cada caixa tem um falante de 15" 150W RMS antigo (um novik e outro selenium, ambos recomdicionados a pouco tempo) e um Jbl Selenium 8pw8 8 Pol 350w Rms. Agora, estou querendo colocar um super twitter e pensei no St200 70w Rms ou no St 400 300w RMS. Lendo os posts aqui, principalmente este, fiquei sem saber como dimensionar as potências dos super twitter e também já não sei se os meus velhos e amáveis Novik e Selenium de 15" poderão ficar no conjunto. Além disso, cada uma das caixas tem um divisor Nenis DF453L de 450 W. Poderia me ajudar indicando como ajustar corretamente as potências dos twitter e se poderei usar os velhos de 15"? Caso seja necessário, posso trocar os dois de 15 e os dois divisores. Muito obrigado.
 
Novik de 15'' 150w
Selenium 450w
St200 70w
total 670w
Como vê ultrapassou a potência suportada pelo Nenis DF453L de 450w.

Ou você coloca este tweeter de 70w e continua com este divisor e com um amplificador de no máximo 450w em 4ohm.
Ou começa trocando o divisor.

Re projetando ...
Vai gastar mais grana, consertando tudo; Do que vendendo, o que tem.
Venda o que tem. Juntando com o valor disponível na reforma.
Compre novas caixas montadas corretamente.
Vai sair mais em conta.
 
Muito obrigado, DJ GARAM. No meu caso, como eu já tenho os de 15 e os de 8 polegadas, não vale a pena vender e investir em uma caixa nova completa. É mais econômico comprar os super twitter e trocar os divisores, se for o caso. Minha potência é uma ciclotron 6800. A minha maior dúvida era como casar as potências dos entes do conjunto. Por exemplo, posso por os twitter de 300 Watts? Ou tem que eles tem que ter potência menor do que os de 15 e do que os médios? Existe alguma regra? Isso que eu queria aprender. Muito obrigado pela sua ajuda!
 
Tatui, a potência suportada pelo tweeter não é o mais importante, preocupe-se com a sensibilidade de cada transdutor (falante/tweeter) e deixe para o divisor de frequencia a tarefa de fazer cada um trabalhar dentro da sua faixa de resposta. Fica difícil dizer aqui faz isso ou faz aquilo mas o ideal é montar, por pra tocar e ir ajustando conforme sua necessidade, atenuando aquele que estiver se sobressaindo.
 
Back
Topo