como colocar um baixo numa mesa para ele ficar com qualidad

everton

New Member
eu tenho um baixo gianini de 4 cordas e uma mesa wattson de 12 canais.
Queria saber como eu faço para deixa-lo com um som melhor possivel?
 
Everton, seja bem-vindo ao SomaoVivo (copiando as boas vindas do bersan, hahaha)

Cara, primeiramente, instale um Direct Box. Como sua mesa não tem phantom power, você precisará de um DirectBox Passivo! Há opções bem baratas no mercado... procure um intermediário.

Em segundo lugar, a qualidade do baixo depende ABSURDAMENTE da qualidade dos PAs e da presença de um Sub-Woofer...

Trabalho com um sistema ElectroVoice, excelente, mas mesmo assim às vezes é complicado equalizar o contra-baixo sem amplificador...


Pelo tamanho da mesa-de-som, suponho que vc trabalhe num ambiente pequeno... Recomendo o uso de Amplificador!
 
ahh, outra dica..

caso queira MESMO ligar na mesa, existem uns pedais da Behringer (e também de outras marcas mais caras) que fazem uma pequena equalização gráfica para o baixo... Uma boa opção, já que sua mesa, sinceramente, não é boa...
 
Olá Everton,

sua Wattson seria alguma AMBW, CMBW, AMW, CMW ou MXS? Se for, uma excelente idéia para melhorar não só o som do baixo, mas de tudo, é trocar de mesa. A sonoridade delas é horrorosa.

E o Gabriel falou tudo: a qualidade do baixo dependerá de todo o sistema. Como são suas caixas? Alto-falante grandes (12" ou 15")? Existe subwoofer?

Como eu acredito que não, talvez uma solução mais interessante seja tirar o baixo do PA e usar um cubo específico para baixo, apenas.

Uma idéia, há várias, mas precisamos de mais informações.

Um abraço,

Fernando
 
Ola Pessoal ,

eu também estou com o mesmo probleminha..
eu tenho um baixo e uso ele numa beheringer sl2442fx pro , tenho um PA com 2 falantes de 450 wats e um drive de titanium de 100w amplificador europower 2500 da bhr. uso em 4 ohms numa ligação paralela..
 
Contrabaixos produzem sons em frequências muito difíceis de serem respondidas por caixas "normais" (4 cordas - "fala" a partir de 40Hz, 5 cordas a partir de 30Hz). Por causa disso, usamos sub-woofers, que são caixas específicas para responder a estas frequências.

Evidente que depende da caixa. Tenho um par de caixas de grife que respondem muito bem desde 50Hz (50Hz-18KHz +/- 3dB), e com elas nem precisa de sub-woofer.

Na falta de caixas com boa resposta de graves (quanto melhor a resposta de graves, provavelmente mais cara será a caixa), um cubo apropriado (um alto-falante construído especialmente para esse tipo de instrumento) é a melhor solução.

Precisamos lembrar que a qualidade do som depende de vários fatores. Do próprio instrumento (um baixo Washburn soa bem diferente de um Gianinni), da mesa de som, das caixas.

Se usarmos um pedal equalizador pode ser interessante, mas nada adianta se a caixa não responder graves satisfatoriamente. Trocar a mesa pode ser uma boa solução, mas também não adianta se as caixas forem ruins. Também nada adianta ter caixas com graves enormes se não temos uma mesa de som com boa regulagem de equalização.

Gosto muito da solução de cubo para o contrabaixo. Quando tem um bom cubo, nem ligo o instrumento no PA, deixo no cubo. Claro que isso é possível de ser feito em determinados ambientes, em outros não.

Um abraço,

Fernando
 
Oi!

Everton e Mario,

Já pensaram em usar fones de ouvido, além de ser leve, barato(amp de fone + fone em realação ao cubo) te um som muuuuuiiitttooooo bom.

Pra variar, teste o modelo Porta Pro, da Koss.
Dá uma pesquisada:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewforum.php?f=5">http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewforum.php?f=5</a><!-- m -->

Ja foi dita muuuita coisa sobre isso aqui.

Abçs e sucesso na empreitada!
 
Aproveitado o tópico........

Quem utiliza o contrabaixo no PA, via mixer, usa alguma compressão?

A mesa Behringer SL2442FX possui no seu processador de efeitos internos um tipo de compressor, alguém já usou o sinal do baixo neste mixer usando esta opção? Como ficou? O próprio manual do equipamento sugere esta alternativa de ligação.

Valeu, agredeço a ajuda.

Eduardo.
 
A compressão vai ajudar a segurar os picos, se o músico der uma "empolgada".

A compressão embutida nas mesas não é lá grande coisa, mas vale a pena testar. Mas, "segurando" os picos, o músico vai pedir para aumentar o volume.

Um abraço,

Fernando
 
contrabaixo na mesa

Prezados, eu tenho este mesmo problema, usamos um xenyx 2442 fx, ligo meu baixo na mesa com um direct box bem simples, meu baixo é um Ibanez 5 cordas. Tenho tentado ajustar o som dele desde que compramos os novos equipamentos e confesso que até hoje não consegui por alguns motivos:

1 - O baixo fala de 30 Hz a 15KHz (slap).
2 - Não possuimos subwoofer embora as caixas de PA serem boas os graves não respondem muito bem uma vez que elas estão em Fly.
3 - Quando consigo equalizar a faixa de agudos eu estrago os graves, ou quando ajusto os graves estrago os agudos, as bandas de equalização da mesa não se adequam as frequências do contrabaixo.
4 - Falta "punch" pegada forte, literalmente pancada, por parte das caixas, pois se eu abrir a potência e os graves necessários para que isso fique agradável, vou estragar todo o PA e ainda correr o risco de queimar alguma coisa.

Resumindo: Acredito que a melhor opção é um bom cubo para contrabaixo, nem precisa ligar em linha, pois a igreja está num salão para 200 pessoas, um cubo de 200Wrms vai dar de sobra!
 
Marcelão, é isso mesmo.

é muito difícil ter o baixo do jeito que o contrabaixista quer nas nossas caixas full-range típicas de PA, que quase sempre deixam a desejar na questão dos graves (a não ser que se tenha um sistema com sub, crossover, etc). Seus exemplos dessa dificuldade são perfeitos.

Para igrejas pequenas, aconselho sempre a usar um cubo que tenha uma sonoridade agradável, um cubo especializado em contrabaixo. Então nem precisa colocar o baixo no PA, assim como você fez. Isso é possível dado a característica dos sons graves serem ominidirecinais (se espalham por todo ambiente) e dificilmente são absorvidos.

Para igrejas maiores, aí eu prefiro indicar um fone Porta Pro com amplificador de fone. O Porta Pro tem um "punch" e os agudos que qualquer baixista quer, e então deixa livre para o operador de som regular o baixo da forma mais apropriada.

Mas só para acertar um detalhe, o baixo fala até 5KHz, no slap, e não 15KHz.

Um abraço,

Fernando
 
Precisa então de um baixista que não aumente demais o amplificador, senão só vai aparecer o baixo na hora do louvor. Como um músico assim é difícil, ainda acho que vale a pena adquirir um sub e implementar um retorno via fone. Ainda mais que um bom amplificador para contrabaixo não é muito barato, e acredito que passa fácil dos R$1000,00.

Abraços,

Eduardo.
 
Eduardo,

sim, usando cubo sem ligar na mesa você precisará de um baixista bem educado. Na falta disso, a implementação de retorno por fones pode ser bem mais barata (100,00 do amp + 150,00 do Porta Pro) que um cubo bom.

Agora, um sub... um bom sub ativo ou passivo com amp, mais equipamento que faça o corte (crossover, etc) ao meu ver será bem mais caro que um bom cubo (1.000,00).

Um abraço,

Fernando
 
A PAZ

Arre, que agora pegou, encontrar baixista que tenha noção de como deixar no equilibrio é dificil, e põe dificil....acredito que estamos entre a cruz e a espada.
Eu falo isto pq já tivemos algumas vezes baixista com cubo, Irmãos pense em uma coisa tenebrosa, a igreja toda se virava pra mim e eu ficava com aquela cara de bobão sem puder fazer nada.....em nenhuma das vezes q aconteceu isto eu tive a felecidade de escutar legal o baixo com o agravante que sumia quase todo resto, ou seja era um louvor de um instrumento só rs.rs.rs.rs.rs.
 
Não é algo muito legal de fazer não, mas eu tive problema semelhante e mandei todo mundo conversar com o baixista, dizendo que o som dele era independente, não passava por mim.

Ou seja: o problema é com outro, se virem com ele.

Mas não gosto de fazer isso, é último caso. É jogar a filosofia do "trabalho em equipe" no lixo.

Um abraço,

Fernando
 
contrabaixo na mesa

Bom pode ser difícil achar um contrabaixista, mas acho mais difícil ainda achar tecladistas e bateristas que tenham senso de volume. Para não correr riscos no caso do uso do Cubo, existem no mercado alguns cubos muito bons e de média potência, cerca de 60Wrms.

O Max 112 da Peavey com 35Wrms e o Max 115 também da Peavey com 60Wrms, modelos muito bons, vem até com drive para os agudos.

Dependendo do salão da igreja não dá pro baixista estrapolar com essa potência, daí é só ligar na saída de linha pra complementar a potência que faltar no cubo.

Marcelo
 
Preciso saber..
Como já disse antes em outros assuntos usamos uma mesa Berhinger SL3242 na igreja. compramos powerplay ha8000(vocal) e directbox DI800 para jogar os instrumentos na mesa, como o baixo tbm vai entrar na mesa e ela já tem phantom, precisarei colocar o baixo no DI800 antes de ir para a mesa ? outra coisa que compressor posso usar no canal insert da mesa para o baixo (uma dica de quem sabe)...
 
Leonardo Go disse:
Como já disse antes em outros assuntos usamos uma mesa Berhinger SL3242 na igreja. compramos powerplay ha8000(vocal) e directbox DI800 para jogar os instrumentos na mesa, como o baixo tbm vai entrar na mesa e ela já tem phantom, precisarei colocar o baixo no DI800 antes de ir para a mesa ?

O baixo já tem phantom power? Como assim? Não entendi... o seu baixo já tem saída balanceada? É isso?

O normal é conectar o baixo num DI e do DI distribuir para o amp de fones e para a mesa (via multicabo). Mas se seu baixo já possui saída balanceada (isso é uma verdadeira raridade... não conheço nenhum que tenha... já vi violões com saídas XLR balanceadas, mas baixos...) vc pode ligar direto sim.

Leonardo Go disse:
... outra coisa que compressor posso usar no canal insert da mesa para o baixo

Qualquer um dependendo do seu bolso. Se vc quer boas marcas, procure dbx, HotSound, Drawmner, Manley, Art, Klark Teknik etc... todos de primeira linha... mas se a grana estiver curta, há os Behringer, Samson etc... o Samson S-Comp 4, de 4 canais, é razoável... dá prá trabalhar com ele... é um pouco melhor que o equivalente da Behringer.

[]'s
 
Ola David..
é a mesa que tem phantom... (como o baixo tbm vai entrar na mesa e ela já tem phantom) - mas já entendi.. obrigadão..
ha outra coisa , uso um multicom Pro XL Berhinger nos canais de saida para PA e Retorno, acho então que não vou precisar de um compressor só pro baixo né..!! ??? ou vou precisar mesmo assim ainda..??
 
Leonardo,

vou usar uma analogia que aprendi com o Fred Júnior, do IATEC. Ele comparou doenças com compressão.

Para dor de cabeça, aspirina
Para dor nas costas, Voltarem
Para dor de barriga, antiácido.

Mesmo sendo tudo dor, cada doença específica exige um remédio específico.

Compressão é a mesma coisa. Cada instrumento exige uma compressão diferente de outro. Tresholds, ratios, attacks e releases diferentes.

Logo, a compressão deve ser usada canal por canal, via Insert. Não em PA, onde a aplicação de um único ajuste de compressão para todos os canais pode trazer resultados ruins.

Aliás, na Idade Média era costume aplicar-se um remédio para toda e qualquer doença. Ainda bem que não vivemos mais nela!

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo