Como configurar mesa Xenyx X1832USB

Lucas Macedo

New Member
Boa noite, pessoal.

Recentemente criei dois tópicos sobre mesas de som para tirar dúvidas sobre qual comprar para minha igreja.
Bem, compramos uma Xenyx X1832 USB.

Gostaria da ajuda de vocês para configurar essa mesa de som da melhor forma possível.
Preciso conectar:
1 teclado Yamaha (apenas uma saída P10);
1 violão (saída P10 ou XRL);
1 guitarra (saída P10);
1 baixolão (saída P10 ou XRL);
2 kit de microfones UH02 Lyco, são dois mic e um receptor (1 saída P10 ou duas XRL);
2 microfones MXT com fio;
1 notebook.
--------------------------------------------------------------------------------------
Nosso PA tem a seguinte configuração:
2 caixas Attack ativas de 300RMS cada;
2 caixas Ciclotron passivas (não sei a potência, mas parecem ser de 100W);
1 amplificador Wattsom compatível com as caixas passivas;
---------------------------------------------------------------------------------------
A minha ideia é utilizar as duas caixas passivas com o amplificador como retorno e as caixas ativas presas no alto na parede como principais.
Tenho algumas dúvidas:

1- Nas caixas Attack, devo conectar a mesa na entrada XRL de MIC ou XRL de LINE das caixas?
2- para conectar os instrumentos na mesa de som, preciso utilizar um Direct Box para cada um ou preciso apenas para o baixolão e a um para a guitarra?

Desde já, grato pelo apoio.
 
Lucas, dê uma lida nesse artigo do Bersan, é extenso mas acredito que irá tirar todas as suas dúvidas: https://somaovivo.org/forum/index.p...in-em-mesas-de-som-uma-tremenda-confusão.851/

Minha sugestão de ligação é a seguinte (não deixe de ler o artigo para entender):

Canal 1 - Microfone sem fio 1
Canal 2 - Microfone sem fio 2
Canal 3 - Microfone com fio 1
Canal 4 - Microfone com fio 2
Canal 5 -
Canal 6 -
Canal 7 - Baixolão
Canal 8
Canal 9 - Violão
Canal 10
Canal 11 - Teclado
Canal 12
Canal 13 - Guitarra
Canal 14

O notebook seria ligado na 2-Track Input, via cabo P2-RCA ou até mesmo pelo USB. Porém essa entrada não tem controle de volume, que precisará que ser feito no próprio notebook.

Apesar do baixolão e do violão terem entradas XLR acho melhor deixar duas livres, vai que você precisa ligar mais microfones...

As entradas 7/8, 9/10, 11/12 e 13/14 são estéreo. Se você ligar apenas nas entradas 7, 9, 11 e 13, o canal será endereçado para as saídas L e R ao mesmo tempo. Caso você conecte alguma coisa por exemplo, nos canais 7 e 8 simultaneamente, o canal 7 irá apenas para a saída L e o 8 apenas para a R. Se ligar apenas nas entradas pares, será endereçado somente para a saída R.

1- Nas caixas Attack, devo conectar a mesa na entrada XLR de MIC ou XLR de LINE das caixas?
Line. No artigo você entende o motivo.

2- para conectar os instrumentos na mesa de som, preciso utilizar um Direct Box para cada um ou preciso apenas para o baixolão e a um para a guitarra?
Em todos que será usado o cabo P10. Você não terá entradas XLR suficientes na mesa mas as entradas P10 são balanceadas, portanto basta fazer um cabo "adaptador" de XLR para P10 TRS. Qual a distância dos intrumentos à mesa?
 
Carlos, desde já muito grato pela sua ajuda! Vamos fazer a instalação da mesa de som na igreja hoje a tarde. Os instrumentos ficarão à uma distância de 14 metros da mesa de som, conectados por duas medusas de 6 entradas cada uma, sendo 4 entradas XRL e o restante P10.

Obs.: muito boa mesmo a explicação do Bersan! Tá de parabéns!
 
Última edição:
Back
Topo