Como descoobrir a potência de um amplificador sem marcação.

nomusic

Member
Amigos do forum,

Fui em uma igreja fazer manutenção, e encontrei uma potência caseira sem marcação de potência. Infelismente não sei como descobrir a real potência do amplificador (rms).
Tem como descobrir isso com algum equipamento , multímetro ou coisa do tipo? ou vou ter que levar em uma eletrônica?
 
Re: Como descoobrir a potência de um amplificador sem marcaç

humm meio complicado, eu faço assim (não é a menira mais técnica)

ligo um twiter piezzo elétrico na saída do Ampli, injeto um sinal de 440hZ em sua entrada atravéz de um pré qualquer e com os limitadores de sinal da potência todos abertos vou aumentando o sinal de entrada até ouvir o piezzoelétrico (aqueles falantezinhos de plastico da leson) apitar, oque indica o ponto de cliping, ou 0db, volto o pré da mesa até cessar o apito e então é só medir a tensão na saída do altofalante com um multimetro e a corrente passante no cabo que conduz o sinal para o altofalante com um amperímetro alicate, com os dois dados você deduz a potência.
 
Re: Como descoobrir a potência de um amplificador sem marcaç

Bom, sabemos que para se chegar a potência de um aparelho, devemos multiplicar a tensão pela corrente, isso é física.

Uma maneira mais simples que a proposta pelo Arley, porém menos precisa, seria você conhecer a corrente que o amplificador 'puxa', mas como? Com certeza ele deve ter um fusível de proteção, sugiro que dê uma olhada no valor desse fusível. Pegue o valor dele e multiplique pela tensão (127V ou 22v) de trabalho do amp, voce chegará a um número.

Depois disso, desconte cerca de 15 a 20% do valor, terá uma média da potência total dele. É mais simples, porém nada impede que alguém tenha substituído esse ítem por outro maior, superdimensionado, deixando assim a medida errônea.

Se o aparelho tiver a inscrição dos valores do fusível certo para a tensão, específica (tipo 10A- 127, e 6A 220), se torna mais confiável.

Apenas para uso como parâmetros. Tenho aqui vários amplificadores de 800 watts em 4 ohms por canal (os maiores que isso que eu tenho já não utilizam mais fusíveis, e sim disjuntores), utilizam fusíveis de 10A em 127 e 6A em 220.

Espero ter ajudado. Porém, algo preciso mesmo é meio difícil sem analisar o circuito
 
Re: Como descoobrir a potência de um amplificador sem marcaç

É Junior desse jeito é bem mais simples rsrsrs
passei o jeito mais "difícil" pois tem isso que você já comentou de o fúsivel estar superdimencionado, também tem o fato de o fusivel desarmar apenas em regime de muita exigência o ampli já estaria ditorcendo a muito tempo, levando em consideração o ponto de cliping você tem a grosso modo a potência utilizável, mas se as medidas não forem "fatais" a análise do valor do fusivel é até amis plausível
 
Re: Como descoobrir a potência de um amplificador sem marcaç

Ao meu ver vc poderia estimar o potencia que o amp consome medido a corrente que ele puxa da tomada diretamente,
caso voce tenha um amperimetro adequado, a potencia que ele exige da rede é basicamente a mesma que ele entrega
a tensão é a nominal da rede mesmo (110 ou 220)

Potencia = Tensão x Corrente

mas diga este amp caseiro tem led para indicar cliping?
 
Re: Como descoobrir a potência de um amplificador sem marcaç

A potência que ele entrega é bem diferente, e sempre menor, do que a que ele consome.
 
Re: Como descoobrir a potência de um amplificador sem marcaç

normalmente não muito menor mesmo amplis ruins costumam ter eficiência em torno de 80%, são os 15 ou 20 por cento que o Júnior falou que tinha que descontar, só que o ampli para consumir potência tem que que ter uma carga, e tem que ter certesa que está incitando o ampli na sua total capacidade, do jeito que você colocou vai parecer para o amigo que fez a pergunta que é só enfiar na tomada e medir...
 
Re: Como descoobrir a potência de um amplificador sem marcaç

dMarins disse:
Ao meu ver vc poderia estimar o potencia que o amp consome medido a corrente que ele puxa da tomada diretamente,
caso voce tenha um amperimetro adequado, a potencia que ele exige da rede é basicamente a mesma que ele entrega
a tensão é a nominal da rede mesmo (110 ou 220)

Potencia = Tensão x Corrente

mas diga este amp caseiro tem led para indicar cliping?

Tem led, parece que funciona com folga pois o leds nunca chegaram a 0db.
 
Re: Como descoobrir a potência de um amplificador sem marcaç

Pessoal,
Vi que cada um aqui, mede de um jeito, as dicas com certeza me levará a ter uma base da potência, porém pergunto: tem algum jeito de eu conseguir um resultado mais preciso?
 
Re: Como descoobrir a potência de um amplificador sem marcaç

arleypol disse:
humm meio complicado, eu faço assim (não é a menira mais técnica)

ligo um twiter piezzo elétrico na saída do Ampli, injeto um sinal de 440hZ em sua entrada atravéz de um pré qualquer e com os limitadores de sinal da potência todos abertos vou aumentando o sinal de entrada até ouvir o piezzoelétrico (aqueles falantezinhos de plastico da leson) apitar, oque indica o ponto de cliping, ou 0db, volto o pré da mesa até cessar o apito e então é só medir a tensão na saída do altofalante com um multimetro e a corrente passante no cabo que conduz o sinal para o altofalante com um amperímetro alicate, com os dois dados você deduz a potência.

Me parece bem interessante esse método.
 
Re: Como descoobrir a potência de um amplificador sem marcaç

realmente me desculpem o descuido ao tentar acrescentar algo a discusão

nomusic, realmente o método que voce citou é o que provavelmete te dara uma valor mais presciso
 
Re: Como descoobrir a potência de um amplificador sem marcaç

Gente, revisando meu tópico, apenas para constar.

Os aparelhos que citei como parâmetros, na verdade são de 800 watts totais, e 400/canal em 4 ohms, utilizando 10A em 127 e 6A em 220. Apenas para corrigir a informação do meu primeiro post.
 
Re: Como descoobrir a potência de um amplificador sem marcaç

arleypol disse:
normalmente não muito menor mesmo amplis ruins costumam ter eficiência em torno de 80%...
Excecao : amps da Beh estao sempre com eficiencia de 400-500% pois conseguem gerar muito mais potencia que estao consumindo da tomada :mrgreen: :mrgreen: ..

Abrcs,
andry110
 
Re: Como descoobrir a potência de um amplificador sem marcaç

rsrsrsrsrs, seria a solução para crise enérgética mundial!!!!!
já pensou o homem indo a Marte com foguetes equipados com motores Ep2500 Bheringer...
 
Back
Topo