Como escolher a Solda (Estanho)?

Nask

New Member
Eae Rapaziada!

Bom, a qualidade dos componentes eletrônicos é diretamente proporcional a qualidade final do produto!

Aqui entra minha duvida, para manter o mesmo nível dos componentes (resistores, capacitores, diodos, transistores, indutores...) qual solda (estanho) é melhor? Como saber, escolher a melhor solda?

Valeu!
 
Dando uma olhada no site "Solda Best" somente um modelo (189 MSX) de solda é indicado a conexões eletrônicas.

Vendo sua composição química, comparando com os outros modelos não indicado a eletro-eletrônica, quanto mais puro for(estanho), melhor. Lendo também o "Boletim Técnico" eles se orienta pela norma ASTM B-32. Tendo que pagar para ter os dados técnicos da mesma.

Alguém mais conhece outro fabricante de Solda, que possa indicar?
 
Amigo vai sem medo, Solda Besta liga prporção 40/60.

A qualidade da solda depende muito mais do ferro e do soldador do que propriamente do estanho.
Até mesmo porque temos poucos fabricantes. É Solda best e pronto.

Abraço.
 
Esse não é intuito do tópico, "solda best e pronto". Se fosse assim, o nome do tópico seria outro, "Qual solda comprar?", por exemplo.

Quero abrir uma discursão dos "por ques"! Da mesma forma dos "por ques" de como escolher um microfone ... Porque usar microfone super cardioide em vez de cardioide com dois monitores de chão. Vejo muita gente dizendo, "line array é muito bom, fantástico!" quando questionado do por que, "Ah, sei la!" ; "Um amigo me disse!" ; "É só escutar!" Mas a parte técnica do por que ele é melhor do que o sistema convencional, poucos sabem.

Saber os por ques pra mim é fundamental. Por que assim posso conceituar e contextualizar esse algo é bom ou ruim.

Agora eu te pergunto, baseado em que, esta essa proporção? Isso é padronizado? Menos que isso, pode se considerar uma solda de má qualidade? Igual ou acima disso, considera solda de boa qualidade?

Valeu!
 
David Guimarães disse:
Amigo vai sem medo, Solda Besta liga prporção 40/60.

A qualidade da solda depende muito mais do ferro e do soldador do que propriamente do estanho.
Até mesmo porque temos poucos fabricantes. É Solda best e pronto.

Abraço.

O correto é 60/40 que quer dizer 60% de estanho e 40% de chumbo e o ideal para trabalhos de eletrônica é que tenha fluxo interno.Quanto à marca,tem várias por aí que atendem às necessidades.
 
Nask disse:
Eae Rapaziada!

Bom, a qualidade dos componentes eletrônicos é diretamente proporcional a qualidade final do produto!

Aqui entra minha duvida, para manter o mesmo nível dos componentes (resistores, capacitores, diodos, transistores, indutores...) qual solda (estanho) é melhor? Como saber, escolher a melhor solda?

Valeu!

Nao sei sobre disponibilidade e acesso (traduzindo - nao posso sugerir a loja no Brasil...).Mas ja um bom tempo atras trabalhei com solda e ferro de solda das varias marcas.Sem duvida os melhores sao aquelas que se usam em equipamento Hi-Tech e Hi-End :
- Radiel Fondam (franca)
- Kester (USA)
- Weller (estacoes de solda).

Se pretende soldar com soldas modernas (sem chumbo) tem que levarem consideracao ainda um monte de fatores (resinas e outros produtos de limpeza).Tradicionalmente pode usar 60/40 sem medo.A diferenca do produto chines em PUREZA e existencia dos outros metais (frequentemente nocivos para a saude).Isso nao quer dizer que todas as soldas sao ruins.Mas ariscar e brincar com a saude nao vale a pena.Se temos produto razoavel (ate no preco) de fabricacao (e CERTIFICACAO!) Brasileiro nao vejo porque nao podemos usar este produto .
Em caso de duvdidas pode encomendar no Amazon.com (por exemplo) as soldas importadas de qualidade melhor.

Abrcs,
andry110
 
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.eletrica.ufpr.br/piazza/materiais/EdisonNeto.pdf">http://www.eletrica.ufpr.br/piazza/mate ... onNeto.pdf</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Solda_de_estanho">http://pt.wikipedia.org/wiki/Solda_de_estanho</a><!-- m -->

Melhorou agora?

Desculpa se minha resposta foi simples de mais. é que no forúm normalmente, tentamos resolver as questões propostas de forma rapida e eficaz.
E não ficar debatendo os porques de um processo que é feito do mesmo jeito há muitos anos.

Mas ta aí o link com bastante explicação técnica!!

Um abraço.
 
Agradeço as respostas de TODOS.

A intenção é a "troca de experiencia". Hoje em dia se você não se "armar" (conhecimento) leva gato por lebre fácil, fácil. O que já teve de vendedor querendo me vender solda e ferro de solda vagabundo, dizendo ser primeira linha, não foi brincadeira. Isso em lojas conceituadas em Brasília.
 
Nask disse:
Agradeço as respostas de TODOS.

A intenção é a "troca de experiencia". Hoje em dia se você não se "armar" (conhecimento) leva gato por lebre fácil, fácil. O que já teve de vendedor querendo me vender solda e ferro de solda vagabundo, dizendo ser primeira linha, não foi brincadeira. Isso em lojas conceituadas em Brasília.

Vendedor pilantra tem em todo mundo, se tiver dúvidas sobre o produto oferecido, pesquise, ou opte pelo conhecido.
As Soldas Best, são antigas em nosso mercado e confiáveis, e infelismente não podemos dispor de informações de outras marcas "Xing-Ling", que sabemos usam materiais de segunda e as vezes até nocivos, como todos outros produtos vindos de lá.

Sei lá...A minha opinião é de que em time que está se ganhando, não se mexe. Eu não trocaria de marca.
 
Back
Topo